A
fabricante aeronáutica britânica Hybrid Air Vehicles (HAV) informa um acordo
com a Highlands and Islands Transport Partnership (HITRANS) para progredir nos
serviços potenciais da aeronave Airlander 10 nas Highlands and Islands (Terras
Altas e Ilhas), na Escócia, e melhorar substancialmente o transporte aéreo
regional de passageiros e carga.
O plano inclui um acordo para desenvolver um business case (caso de negócios) completo para a operação comercial de aeronaves Airlander 10 na região para serviços de passageiros e carga, através de um novo estudo conjunto, uma continuação do conceito anterior e do trabalho de estudo de viabilidade. Esta atividade representa um compromisso adicional significativo da HITRANS na investigação e planejamento de futuros serviços aéreos descarbonizados servindo a Escócia.
Para apoiar o potencial de novos serviços na região, a Hybrid Air
Vehicles também reservará slots de produção antecipada para seis aeronaves
Airlander 10 para a HITRANS.
Juntos, com um caso de negócios comprovado e a opção de seis
aeronaves Airlander 10, a HITRANS e a Hybrid Air Vehicles poderão identificar
um operador comercial para começar a prestar serviços nas Terras Altas e Ilhas
da Escócia.
A integração do Airlander 10 também apoiará os objetivos da
região de transporte aéreo com saldo líquido zero de emissões até 2045.
O Airlander 10 é um novo tipo de aeronave com emissões
ultrabaixas, capaz de transportar 100 passageiros ou dez toneladas de carga
útil, ou uma combinação de ambos, com até 90% menos emissões quando comparado
com aeronaves de capacidade similar.
Possui características únicas, tais como a sua eficiência
inerente e a sua capacidade de decolagem e aterrissagem com infraestruturas
limitadas, o que o torna ideal para satisfazer necessidades específicas em
geografias remotas e insulares.
O anúncio baseia-se num estudo de viabilidade anterior entre a
HAV e a HITRANS, através do Ambiente de Teste de Aviação Sustentável (SATE)
financiado pelo UKRI, que concluiu que o Airlander 10 pode melhorar
substancialmente a prestação de serviços de passageiros e carga com baixas
emissões de carbono para a região com investimento mínimo em atualizações de
infraestrutura.
Ao longo deste início de 2024, a Hybrid Air Vehicles anunciou
progressos significativos em direção à produção em grande escala do Airlander
10 e entrada no mercado até o final desta década.
Em fevereiro de 2024, anunciou que a Certificação de Tipo havia começado com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, que regularia as aeronaves para funções na aviação civil. Em março de 2024, anunciou um local de produção principal em Carcroft Common, em South Yorkshire. SAIBA MAIS EM: https://aeroin.net/fabricante-da-grande-aeronave-airlander-10-anuncia-novo-acordo-que-inclui-reserva-para-seis-unidades/?amp