domingo, 6 de abril de 2025

O sistema que impede Veneza de afundar há mais de 1.600 anos

 

Engenheiros antigos geniais criaram um sistema que mantém Veneza em pé há mais de 1,6 mil anos, usando madeira

Anna Bressanin:

Todos os moradores locais sabem que Veneza, na Itália, é uma floresta de cabeça para baixo.

A cidade completou 1.604 anos no dia 25 de março. Ela foi construída sobre as fundações de milhões de estacas curtas de madeira, socadas contra o solo com a ponta para baixo.

As árvores são lariços, carvalhos, amieiros, pinheiros, abetos e elmos, com altura que varia de 3,5 metros até menos de 1 metro. Elas sustentam os palácios de pedra e altos campanários há séculos, formando uma verdadeira maravilha da engenharia, que equilibra as forças da física e da natureza.

Na maioria das estruturas modernas, concreto reforçado e aço fazem o mesmo trabalho que esta floresta invertida mantém há séculos. Mas, apesar da sua força, poucas fundações atuais poderão durar tanto quanto as de Veneza.

"Estacas de concreto ou aço são projetadas hoje em dia [com garantia para durar] 50 anos", afirma o professor de geomecânica e engenharia de geossistemas Alexander Puzrin, do Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique, na Suíça.  

Os edifícios de Veneza sustentam-se sobre estacas de madeira cravadas no solo por meio de um processo chamado fundação por fricção. Esse método consiste em fixar as estacas no solo por atrito, sem atingir o leito rochoso. 

Para tentar conter as inundações, foi criado um projeto chamado Mose. Trata-se de um conjunto de mais de 70 barreiras instaladas no fundo do mar e que circundam a cidade, cada uma pesando 200 toneladas.

  FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c62jddelw0ko E https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=lDvP7OHUJRo - https://www.google.com/search?q=veneza+como+os+predios+se+sustentam+sobre+estacas&oq=veneza+como+os+predios+se+sustentam+sobre+estacas&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigAdIBCTIwODE0ajBqN6gCALACAA&sourceid=chrome&ie=UTF-8 

sábado, 5 de abril de 2025

ADOLESCENTE, O PERIGO NVISIVEL DAS REDES SOCIAIS


 Por THEODIANO BASTOS

Um estudo da Universidade de Oxford, publicado em 2024, revelou que adolescentes que passam mais de três horas por dia nas redes têm 60% mais chances de desenvolver depressão

Como acompanhar o que os filhos fazem nas redes sociais? Especialistas dão dicas

Minissérie 'Adolescência' acentuou preocupação dos pais com o conteúdo que os menores consomem online

Nos últimos anos, as redes sociais — a face mais onipresente e insidiosa da tecnologia no cotidiano dos jovens — passaram de entretenimento inofensivo a influenciadoras silenciosas do comportamento adolescente. A série “Adolescência”, da Netflix, acende um alerta importante sobre esse impacto: a cultura digital está reconfigurando a formação emocional e psicológica de uma geração inteira. E escancara um problema que governos e big techs preferem ignorar: o ambiente online, sem mediação ou regulação, pode ser profundamente nocivo para crianças e adolescentes.

Como mãe de dois adolescentes, assisti à série com um nó na garganta. A trama, que envolve um garoto de 13 anos acusado de um assassinato brutal — potencialmente influenciado por ideologias misóginas encontradas na internet —, reflete o pesadelo moderno que muitas famílias enfrentam. O acesso irrestrito a conteúdos tóxicos, a normalização da violência e a construção de comunidades extremistas nos cantos escuros da internet não são mais possibilidades distópicas. São realidades cotidianas.

A adolescência hackeada

A adolescência já é, por natureza, uma fase de intensa transformação: física, emocional e social. O cérebro ainda está em formação, a identidade busca se afirmar e o pertencimento a grupos se torna vital. Justamente nesse momento de extrema maleabilidade, operam algoritmos desenhados para capturar atenção e manipular comportamento — muitas vezes sem qualquer critério de segurança.

A velocidade com que novas redes sociais, jogos e aplicativos surgem torna árdua para os responsáveis a tarefa de monitorar o que os adolescentes estão vendo e escrevendo quando estão com o celular em mãos. E há de se admitir: na maioria das vezes, os pequenos têm muito mais domínio das ferramentas digitais, criando uma certa barreira entre os adultos. Os perigos das telas vão desde cyberbullyi...

SAIBA MAIS EM: https://forbes.com.br/forbes-tech/2025/04/adolescencia-o-perigo-invisivel-das-redes-sociais-para-os-jovens/ E https://veja.abril.com.br/comportamento/como-acompanhar-o-que-os-filhos-fazem-nas-redes-sociais-especialistas-dao-dicas/

sábado, 29 de março de 2025

“Virtual é o lugar mais perigoso para adolescente estar sozinho”, diz juíza

 

Por THEODIANO BASTOS

Quase 70 milhões ao redor do mundo já assistiram o seriado inglês, com quatro capítulos, ADOLESCÊNCIA da Netflix

Ao CNN Entrevistas, Vanessa Cavalieri afirma que tecnologias digitais transformaram perfil do jovem infrator

Preocupados em proteger os filhos no mundo real, os pais ainda menosprezam os riscos que se impõem a crianças e jovens no ambiente digital.

A conclusão é da juíza Vanessa Cavalieri, titular da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, que se acostumou a assistir de perto a dramas semelhantes ao retratado na série “Adolescência”, da Netflix.

Ao CNN Entrevistas desta semana, ela afirma que é nas redes sociais, em jogos eletrônicos e em outras ferramentas digitais que os jovens estão sob maior risco.

Para a juíza, o advento da tecnologia tem tido como reflexo uma mudança drástica no perfil dos jovens infratores.

Se antes jovens vulneráveis econômica e socialmente respondiam pela maioria das transgressões, é cada vez mais frequente o cometimento de crimes por jovens que desfrutam de estabilidade econômica e ambientes familiares saudáveis.

“Hoje, o ambiente virtual é o lugar mais perigoso onde uma criança ou um adolescente podem estar sozinhos”, afirma a juíza.

“Esse ambiente virtual favorece práticas de condutas, de comportamentos, que a gente não tem no presencial. E que os pais nem têm ideia de que acontecem”, emendou.

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/o-virtual-e-lugar-mais-perigoso-para-adolescente-estar-sozinho-diz-juiza/


sexta-feira, 28 de março de 2025

O MONSTRO MORA AO LADO

 

Por THEODIANO BASTOS

Este blog já publicou dois textos sobre a reação de adolescentes ao sofrerem Bullyng nas escolas, vejam:

https://theodianobastos.blogspot.com/2025/03/adolescencia-serie-da-netflix-alerta.html?m=1 E https://theodianobastos.blogspot.com/2025/03/adolescencia-periodo-turbulento-da-vida.html?m=1

Sou um afortunado, estou casado com a mesma mulher há quase 64 anos, tivemos dois casais de filhos e sete netos, três netas e quatro netos, sem maiores problemas. Mas os tempos eram outros.

Bullying, uma tragédia da adolescência

Em abril de 2011, VEJA destacava em sua capa o massacre de Realengo, onde um ex-aluno matou 12 crianças na escola em que estudou, antes de cometer assassinato. O crime teria sido motivado por bullying - tema central do novo sucesso da Netflix, 'Adolescência'

cabamos de assistir os 4 episódios do seriado ADOLESCÊNCIA da Netflix e recomendo.

A série Adolescência da Netflix conta a história de um adolescente de 13 anos acusado de matar uma colega de escola. A série explora questões como bullying, masculinidade tóxica e redes sociais. 

Adolescência é uma minissérie britânica com quatro episódios. A trama acompanha a família Miller, que se vê drasticamente alterada quando Jamie, o filho de 13 anos, é preso. A série não se baseia em um caso real específico, mas foi inspirada em notícias de crimes cometidos por jovens. 

Reflexões

A série levanta questões como:

O que é que faria se o seu filho adolescente fosse acusado de homicídio? 

Como podemos garantir que o afastamento saudável da adolescência não vire isolamento absoluto? 

Estamos prestando atenção nos jovens à nossa volta? 

Quantos profissionais estão realmente preparados para lidar com adolescentes? 

O que é a teoria 80/20 citada na série 'Adolescência', Adolescência, nova série de destaque da Netflix, aborda temáticas relacionadas à masculinidade tóxica como a teoria 80/20

"incel" -celibatários involuntários, os homens que culpam as mulheres por seu fracasso sexual.

Segundo essa ideologia, 80% das mulheres só se interessam por 20% dos homens -fração da qual os celibatários involuntários acreditam não fazerem parte. Os adeptos dessa filosofia, então, voltam seu ressentimento contra as mulheres (e não contra os homens que, segundo eles, detêm a maior parte da atenção feminina). Na série, assim como na vida real, adolescentes veem nessa ideologia uma validação para sua baixa autoestima.

SAIBA MAIS EM: https://draft.blogger.com/blog/post/edit/3554695571008189645/6457920275873178965

quinta-feira, 27 de março de 2025

ADOLESCÊNCIA, SÉRIE DA NETFLIX, ALERTA PARA O PERIGO DO BULLING NAS ESCOLAS

 

‘Adolescência', a série: crime e transtornos psicológicos em cena (Foto: Netflix/Divulgação) 

Por THEODIANO BASTOS

O que é a teoria 80/20 citada na série 'Adolescência', Adolescência, nova série de destaque da Netflix, aborda temáticas relacionadas à masculinidade tóxica como a teoria 80/20

A série "Adolescência", a mais vista do momento na Netflix, trouxe à tona um tema que preocupa cada vez mais pais e professores: a "manosfera", uma rede digital que prega ódio às mulheres.

 "incel" -celibatários involuntários, os homens que culpam as mulheres por seu fracasso sexual.

Segundo essa ideologia, 80% das mulheres só se interessam por 20% dos homens -fração da qual os celibatários involuntários acreditam não fazerem parte. Os adeptos dessa filosofia, então, voltam seu ressentimento contra as mulheres (e não contra os homens que, segundo eles, detêm a maior parte da atenção feminina). Na série, assim como na vida real, adolescentes veem nessa ideologia uma validação para sua baixa autoestima.

Quando o policial questiona como o protagonista Jamie (Owen Cooper) pode ser celibatário involuntário com apenas 13 anos, seu filho explica que, dentro dessa filosofia, as características não são fluidas: se ele não atrai mulheres aos 13 anos, ele nunca vai atraí-las naturalmente: "Você precisa enganar as mulheres, porque nunca vai consegui-las de um jeito normal".

Os números expressivos de audiência de ‘Adolescência’ no mundo

Série da Netflix que alerta para os perigos do bullying se tornou um fenômeno global

Tenho um amigo médico que precisou fazer uma jaula no quintal da casa na Mata da Praia para colocar o filho. Os medicamentos não fazem o efeito esperado. Muito triste

Que coisa terrível. A Mata da Praia é um bairro nobre de Vitória, onde só tem mansões, um pai médico fazer isso.

E tem o caso de vila velha que o estudante do sexto período de medicina matou o pai médico e tb a mãe.

THEODIANO: Conheço esse caso de Vila Velha

Bruna: Era esquizofrênico e o pai montou uma igreja para curar o filho. Parece até uma piada

Este meu amigo não teve outra opção.  Nenhuma clinica conseguiu ficar com ele.

THEODIANO: Não se assuste com o caso mas temos de ficar vigilantes

THEODIANO: Assista esse seriado. Como vê virou um fenómeno mundial. Você tem ao seu lado três adolescentes. Qual as idades deles?

THEODIANO: Muito difícil encontrar três numa família

Bruna: 16 e 12 anos e no Canadá um de 18 e outro de 14 anos

THEODIANO: É recomendável para quem lida, como você, com adolescentes. Mudaram muito, muito com a internet

THEODIANO: Seria bom que os pais e eles assistissem  e comentassem

THEODIANO: O seriado é baseado numa história real em Londres

Uma adolescente de 15 anos matou o irmão de 7, a facadas, no apartamento onde a família mora, na tarde deste sábado (22), na Serra, Grande Vitória. Vizinhos e a porteira do condomínio também foram ameaçados e a jovem foi contida por um morador até a polícia chegar.

Os vizinhos também relataram que os dois jovens estavam sozinhos em casa,

SAIBA MAIS EM: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2025/03/22/adolescente-mata-a-facadas-irmao-no-es.ghtml E https://veja.abril.com.br/coluna/tela-plana/os-numeros-expressivos-de-audiencia-de-adolescencia-no-mundo/ - https://www.agazeta.com.br/hz/filmes-e-series/o-que-e-a-teoria-8020-citada-na-serie-adolescencia-numero-1-da-netflix-0325

quarta-feira, 26 de março de 2025

“EU SOU AQUILO QUE DEUS PENSA DE MIM”

 

Por THEODIANO BASTOS

Sempre tive fascínio pelo numinoso, o sagrado, as religiões, principalmente o Judaísmo, cristianismo e islamismo. E com a esposa estivemos 12 dias na Terra Santa, onde essas três religiões têm como sagrado. https://draft.blogger.com/blog/post/edit/5235892864871745696/227338655457259457

Para se conhecer Deus é preciso conhecer a Si Mesmo, dizia Jung

A gente não é o que pensa ser, mas como é percebido pelos outros.

A frase “Eu sou aquilo que Deus pensa de mim” de Santa Teresinha do Menino Jesus significa que aquilo que somos não é aquilo que vemos no espelho ou aquilo que os outros pensam de nós. 

Abraão é o patriarca do judaísmo, cristianismo e islamismo e Moisés foi um profeta e líder religioso do judaísmo, cristianismo e islamismo. 

Moisés não é o patriarca das três religiões monoteístas, mas sim um profeta e líder religioso reconhecido em todas elas. 

Saber o que Deus pensa sobre você é muito importante, porque pode abrir os seus olhos e mudar a sua forma de viver. A principal coisa que você precisa saber é que Deus diz que te ama, Ele te conhece desde que você estava no ventre da sua mãe e sabe o que você vai falar mesmo antes que se abra a tua boca.

Jung lembra que "a crença de que Deus é o Summum Bonum é impossível para uma consciência reflexiva" (Jung, 1952/1989, p. 419), pelo fato de essa imagem não dar conta das contradições internas - não só da experiência psíquica como também da própria experiência religiosa.

O DIA DO PERDÃO NAS RELIGIÕES MONOTEISTAS

O Dia do Perdão judaico é o Yom Kipur, uma das datas mais sagradas do judaísmo. É um dia de jejum, oração e reflexão, marcado por confissões de pecados. 

Yom Kippur

Esta Lei cria o dia do perdão (Yom Kippur), de acordo com a tradição judaica. Art. 2º. Fica incluído no Calendário Oficial da República Federativa do Brasil o Dia do Perdão - Yom Kippur, a ser celebrado anualmente no 10º (décimo) dia, a partir do primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico (Rosh Hashaná).

30 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Perdão, a partir da lei 13.437, sancionada em março de 2017.

O que é o Perdão na Igreja Católica?

“Perdoar” é livrar o outro, aquele que nos ofende, do peso de sua exclusão do meu mundo, das minhas relações com os irmãos e de Deus. Para receber o perdão de Deus as pessoas precisam demonstrar arrependimento e mudança de rumo. O perdão sempre nos aproxima de Deus e nos faz mais próximos dos irmãos e irmãs.

“No comportamento divino, a justiça é permeada pela misericórdia, enquanto o comportamento humano se limita à justiça. Jesus exorta-nos a abrirmo-nos com coragem ao poder do perdão, porque nem tudo na vida se resolve com a justiça, sabemos disso. É necessário aplicar o amor misericordioso em todas as relações humanas: entre os cônjuges, entre os pais e os filhos, nas nossas comunidades, na Igreja e também na sociedade e na política”.

Ramadão

O dia de Arafah, no nono mês do calendário islâmico, é considerado um dia de perdão para os muçulmanos. O jejum nesse dia é considerado uma intercessão para o perdão dos pecados

O Ramadão ou Ramadã, também grafado Ramadan, é o nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum ritual, o quarto dos cinco pilares do Islão.

SAIBA MAIS EM: https://www.google.com/search?q=jung+sobre+crenca+em+deus&oq=jung+sobre+crenca+em+deus&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigATIHCAIQIRigATIHCAMQIRigAdIBBzkzNWowajmoAg6wAgHxBXeeYZuSXtrT&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 - https://www.google.com/search?q=dia+do+perd%C3%A3o+judaico&oq=dia+do+perda&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgDEAAYgAQyBggAEEUYOTIHCAEQABiABDIHCAIQLhiABDIHCAMQABiABDIHCAQQABiABDIHCAUQABiABDIICAYQABgWGB4yCAgHEAAYFhgeMggICBAAGBYYHjIICAkQABgWGB4yCAgKEAAYFhgeMggICxAAGBYYHjIICAwQABgWGB4yCAgNEAAYFhgeMggIDhAAGBYYHtIBCDcyNjlqMGo0qAIOsAIB8QXD9YpTsJClAA&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8

 

 

terça-feira, 25 de março de 2025

ADOLESCÊNCIA, PERÍODO TURBULENTO DA VIDA

 

Por THEODIANO BASTOS

Tenho 7 netos, três netas e quatro netos e os vi nascerem e crescerem sem enfrentarem problemas, mas nem todos têm a mesma sorte.

Acabamos de assistir os 4 episódios do seriado ADOLESCÊNCIA da Netflix e recomendo.

A série Adolescência da Netflix conta a história de um adolescente de 13 anos acusado de matar uma colega de escola. A série explora questões como bullying, masculinidade tóxica e redes sociais. 

Adolescência é uma minissérie britânica com quatro episódios. A trama acompanha a família Miller, que se vê drasticamente alterada quando Jamie, o filho de 13 anos, é preso. A série não se baseia em um caso real específico, mas foi inspirada em notícias de crimes cometidos por jovens. 

Reflexões

A série levanta questões como:

O que é que faria se o seu filho adolescente fosse acusado de homicídio? 

Como podemos garantir que o afastamento saudável da adolescência não vire isolamento absoluto? 

Estamos prestando atenção nos jovens à nossa volta? 

Quantos profissionais estão realmente preparados para lidar com adolescentes? 

Adolescência aborda as consequências do esfaqueamento de uma adolescente, com um garoto de 13 anos, colega de escola da vítima, detido pelo assassinato. Jamie, o jovem suspeito, é interpretado pelo estreante Owen Cooper. Stephen Graham vive o pai do garoto

Em quatro episódios, a série conta a história de um adolescente de 13 anos, Jamie Miller (Owen Cooper), acusado de matar uma colega de escola a facadas. A trama não tenta descobrir quem cometeu o crime, mas sim os motivos por trás de um ato tão brutal cometido por alguém tão jovem.

Entre as sutilezas da nova série, há uma dica poderosa: apesar de todos os desafios, às vezes basta um adulto que preste atenção para fazer a diferença. Alguém que enxergue o adolescente quando ele mesmo já não consegue se ver.

A adolescência é um período turbulento, marcado por mudanças físicas, emocionais e intelectuais intensas. É também um período de grande potencial para o desenvolvimento pessoal. 

A adolescência é um período conturbado, turbulento que em geral ocorre entre os 13 anos e 19 anos, implicando em muitas descobertas, erros, acertos, experimentações tanto para o adolescente quanto para os pais e a família nuclear.

As pessoas também perguntam

Que fase da adolescência é considerada turbulenta?

A adolescência é sabidamente uma fase turbulenta tanto para os jovens quanto para seus pais, pois são muitas mudanças ocorrendo em um curto espaço de tempo, o que pode ser motivo de crises de ansiedade, além de a descarga hormonal interferir diretamente em suas emoções e comportamento.

Quais são os momentos em que os adolescentes ficam estressados?

Algumas das muitas fontes de estresse para adolescentes e quase adultos são: pressão da escola e decisões de carreira; empregos depots da escola ou de verão; namoro e amizades; pressões para experimentar drogas, álcool ou sexo, ou para ter um corpo de determinado tamanho ou forma; bullying ou exposição a violência 

SAIBA MAIS EM: https://www.google.com/search?q=seria+adolescencia+da+netflix+sinopse&oq=seria+adolescencia+da+netflix+sinopse&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIKCAEQABiABBiiBDIKCAIQABiABBiiBNIBCDI2NTJqMGo0qAIOsAIB8QVNEGOaFFiIWQ&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 E https://www.google.com/search?q=adolescencia+perioodo+turbulento&oq=adolescencia+perioodo+turbulento&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIJCAEQIRgKGKABMgkIAhAhGAoYoAEyBwgDECEYnwXSAQgxMzM0ajBqNKgCDrACAfEF833QC3LuIkw&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8