domingo, 12 de novembro de 2023

A INTELIGÉNCIA ARTIFICIAL USADA PARA O MAL

 Por THEODIANO BASTOS

ALTERAÇÃO DE IMAGENS, efeitos perversos do mau uso da inteligência artificial                                             

Alunos do tradicional colégio católico Santo Agostinho no Rio, manipularam as imagens de 20 alunas de 14 e 16 anos com falsos nudes por meio de aplicativos que usam a inteligência artificial e espalharam na escola e nas redes sociais.

Também usando aplicativos da IA, a Internet Watch Fundation divulgou relatório em que afirma ter encontrado, em sites no Reino Unido, quase 3 mil imagens modificadas de crianças reais que eram “despidas” e retratadas em situações de abusos sexuais e pedofilia. As vítimas tinham 10 anos, incluindo algumas menores de 2 anos.  

Também foram vítimas celebridades como Taylor Swift, Gal Gadot: “mulher maravilha”, Emma Watson, Scarlet Johasson, Isis Valverde, entre outras.

Ninguém escapa do mau uso da Inteligência Artificial.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Baden, por exemplo, assustou-se com a qualidade de um vídeo em que ele aparece dando declarações que jamais fez.  

É preciso criar padrões para a segurança e privacidade no uso da IA - inteligência Artificial  

A inteligência artificial é classificada como um risco potencialmente catastrófico e sugeriram a criação de um modelo de colaboração internacional a respeito do assunto, sugeriram autoridades.

O principal motivo é a popularização das IAs personalizáveis, que ganhou público a partir do lançamento do ChatGPT e a Anna.IA, desenvolvida por Bertozzi e Gabriel Gava, especialista em inteligências artificiais, já recebeu propostas de diferentes legendas. A ferramenta é uma inteligência artificial que gera outras IAs que tem a vantagem de funcionar dentro do Whatsapp, um aplicativo popular e fácil de usar, dispensando desenvolvedores.

SAIBA MAIS EM: https://veja.abril.com.br/economia/bernard-appy-e-o-convidado-desta-sexta-em-live-de-veja/ O impacto da inteligência artificial nas eleições de 2024 | VEJA (abril.com.br)

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

GUERRA ISRAEL - HAMAS, O QUE VIRÁ DEPOIS?


 Por THEODIANO BASTOS

 “A violência é a parteira da História” e assim tem sido, infelizmente.


O Que virá depois desta guerra? Espera-se que finalmente sejam criados os dois estados como querem Estados Unidos, China, Rússia, França, Reino Unido, Brasil e a grande maioria dos países dos 193 países com assento na ONU.

  

ENTIDADES PRÓ-PALESTINA E PRÓ-ISRAEL DEFENDEM DOIS ESTADOS PARA PACIFICAÇÃO

 

O mundo ainda está surpreso com o ataque sem precedentes de combatentes do Hamas no dia 7 de outubro e a retaliação de Israel, como esperado, está sendo arrasadora com a invasão por terra da Faixa de Gaza.

 

O Hamas está sendo dizimado pelo Exército de Israel.

O que pode fazer pouco mais de 30 mil combatentes contra um Exército de 400 mil, tanques imensos, carros de combates, aviões de última geração e todo aparato das Forças de Defesa de Israel.

 

Desde que o Hamas atacou Israel, em 7 de outubro, comunidades israelenses e palestinas na América Latina têm acompanhado com atenção a crise no Oriente Médio.

Grandes cidades latino-americanas têm sido palco de manifestações relacionadas à guerra, que desde então custou a vida a 1.400 israelenses, segundo Israel, e 10.000 palestinos, segundo o ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas.  

Neste contexto, o Chile tem uma particularidade: o país abriga a maior colônia de origem palestina fora do mundo árabe. E uma das mais antigas.

Estima-se que cerca de 500 mil pessoas no Chile pertençam a essa comunidade no país.

"Estamos muito comovidos com o que está acontecendo em Gaza. Muito abalados pelas imagens que vêm de lá", disse Diego Khamis, diretor executivo da Comunidade Palestina no Chile, à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.                                                                                                   SAIBA MAIS EM: https://www.google.com/search?q=invas%C3%A3o+de+israel+pelo+hamas%2C+data&oq=invas%C3%A3o+de+israel+pelo+hamas%2C+data&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigAdIBCTIzMjY5ajBqN6gCALACAA&sourceid=chrome&ie=UTF-8 - https://www.bbc.com/portuguese/articles/cj78d7gzkl3o https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/biden-e-netanyahu-discutiram-possibilidade-de-pausas-taticas-diz-casa-branca/ - https://congressoemfoco.uol.com.br/area/mundo-cat/entidades-pro-palestina-e-pro-israel-defendem-dois-estados-para-pacificacao/