domingo, 6 de abril de 2025

O sistema que impede Veneza de afundar há mais de 1.600 anos

 

Engenheiros antigos geniais criaram um sistema que mantém Veneza em pé há mais de 1,6 mil anos, usando madeira

Anna Bressanin:

Todos os moradores locais sabem que Veneza, na Itália, é uma floresta de cabeça para baixo.

A cidade completou 1.604 anos no dia 25 de março. Ela foi construída sobre as fundações de milhões de estacas curtas de madeira, socadas contra o solo com a ponta para baixo.

As árvores são lariços, carvalhos, amieiros, pinheiros, abetos e elmos, com altura que varia de 3,5 metros até menos de 1 metro. Elas sustentam os palácios de pedra e altos campanários há séculos, formando uma verdadeira maravilha da engenharia, que equilibra as forças da física e da natureza.

Na maioria das estruturas modernas, concreto reforçado e aço fazem o mesmo trabalho que esta floresta invertida mantém há séculos. Mas, apesar da sua força, poucas fundações atuais poderão durar tanto quanto as de Veneza.

"Estacas de concreto ou aço são projetadas hoje em dia [com garantia para durar] 50 anos", afirma o professor de geomecânica e engenharia de geossistemas Alexander Puzrin, do Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique, na Suíça.  

Os edifícios de Veneza sustentam-se sobre estacas de madeira cravadas no solo por meio de um processo chamado fundação por fricção. Esse método consiste em fixar as estacas no solo por atrito, sem atingir o leito rochoso. 

Para tentar conter as inundações, foi criado um projeto chamado Mose. Trata-se de um conjunto de mais de 70 barreiras instaladas no fundo do mar e que circundam a cidade, cada uma pesando 200 toneladas.

  FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c62jddelw0ko E https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=lDvP7OHUJRo - https://www.google.com/search?q=veneza+como+os+predios+se+sustentam+sobre+estacas&oq=veneza+como+os+predios+se+sustentam+sobre+estacas&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigAdIBCTIwODE0ajBqN6gCALACAA&sourceid=chrome&ie=UTF-8 

sábado, 5 de abril de 2025

ADOLESCENTE, O PERIGO NVISIVEL DAS REDES SOCIAIS


 Por THEODIANO BASTOS

Um estudo da Universidade de Oxford, publicado em 2024, revelou que adolescentes que passam mais de três horas por dia nas redes têm 60% mais chances de desenvolver depressão

Como acompanhar o que os filhos fazem nas redes sociais? Especialistas dão dicas

Minissérie 'Adolescência' acentuou preocupação dos pais com o conteúdo que os menores consomem online

Nos últimos anos, as redes sociais — a face mais onipresente e insidiosa da tecnologia no cotidiano dos jovens — passaram de entretenimento inofensivo a influenciadoras silenciosas do comportamento adolescente. A série “Adolescência”, da Netflix, acende um alerta importante sobre esse impacto: a cultura digital está reconfigurando a formação emocional e psicológica de uma geração inteira. E escancara um problema que governos e big techs preferem ignorar: o ambiente online, sem mediação ou regulação, pode ser profundamente nocivo para crianças e adolescentes.

Como mãe de dois adolescentes, assisti à série com um nó na garganta. A trama, que envolve um garoto de 13 anos acusado de um assassinato brutal — potencialmente influenciado por ideologias misóginas encontradas na internet —, reflete o pesadelo moderno que muitas famílias enfrentam. O acesso irrestrito a conteúdos tóxicos, a normalização da violência e a construção de comunidades extremistas nos cantos escuros da internet não são mais possibilidades distópicas. São realidades cotidianas.

A adolescência hackeada

A adolescência já é, por natureza, uma fase de intensa transformação: física, emocional e social. O cérebro ainda está em formação, a identidade busca se afirmar e o pertencimento a grupos se torna vital. Justamente nesse momento de extrema maleabilidade, operam algoritmos desenhados para capturar atenção e manipular comportamento — muitas vezes sem qualquer critério de segurança.

A velocidade com que novas redes sociais, jogos e aplicativos surgem torna árdua para os responsáveis a tarefa de monitorar o que os adolescentes estão vendo e escrevendo quando estão com o celular em mãos. E há de se admitir: na maioria das vezes, os pequenos têm muito mais domínio das ferramentas digitais, criando uma certa barreira entre os adultos. Os perigos das telas vão desde cyberbullyi...

SAIBA MAIS EM: https://forbes.com.br/forbes-tech/2025/04/adolescencia-o-perigo-invisivel-das-redes-sociais-para-os-jovens/ E https://veja.abril.com.br/comportamento/como-acompanhar-o-que-os-filhos-fazem-nas-redes-sociais-especialistas-dao-dicas/

sábado, 29 de março de 2025

“Virtual é o lugar mais perigoso para adolescente estar sozinho”, diz juíza

 

Por THEODIANO BASTOS

Quase 70 milhões ao redor do mundo já assistiram o seriado inglês, com quatro capítulos, ADOLESCÊNCIA da Netflix

Ao CNN Entrevistas, Vanessa Cavalieri afirma que tecnologias digitais transformaram perfil do jovem infrator

Preocupados em proteger os filhos no mundo real, os pais ainda menosprezam os riscos que se impõem a crianças e jovens no ambiente digital.

A conclusão é da juíza Vanessa Cavalieri, titular da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, que se acostumou a assistir de perto a dramas semelhantes ao retratado na série “Adolescência”, da Netflix.

Ao CNN Entrevistas desta semana, ela afirma que é nas redes sociais, em jogos eletrônicos e em outras ferramentas digitais que os jovens estão sob maior risco.

Para a juíza, o advento da tecnologia tem tido como reflexo uma mudança drástica no perfil dos jovens infratores.

Se antes jovens vulneráveis econômica e socialmente respondiam pela maioria das transgressões, é cada vez mais frequente o cometimento de crimes por jovens que desfrutam de estabilidade econômica e ambientes familiares saudáveis.

“Hoje, o ambiente virtual é o lugar mais perigoso onde uma criança ou um adolescente podem estar sozinhos”, afirma a juíza.

“Esse ambiente virtual favorece práticas de condutas, de comportamentos, que a gente não tem no presencial. E que os pais nem têm ideia de que acontecem”, emendou.

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/o-virtual-e-lugar-mais-perigoso-para-adolescente-estar-sozinho-diz-juiza/


sexta-feira, 28 de março de 2025

O MONSTRO MORA AO LADO

 

Por THEODIANO BASTOS

Este blog já publicou dois textos sobre a reação de adolescentes ao sofrerem Bullyng nas escolas, vejam:

https://theodianobastos.blogspot.com/2025/03/adolescencia-serie-da-netflix-alerta.html?m=1 E https://theodianobastos.blogspot.com/2025/03/adolescencia-periodo-turbulento-da-vida.html?m=1

Sou um afortunado, estou casado com a mesma mulher há quase 64 anos, tivemos dois casais de filhos e sete netos, três netas e quatro netos, sem maiores problemas. Mas os tempos eram outros.

Bullying, uma tragédia da adolescência

Em abril de 2011, VEJA destacava em sua capa o massacre de Realengo, onde um ex-aluno matou 12 crianças na escola em que estudou, antes de cometer assassinato. O crime teria sido motivado por bullying - tema central do novo sucesso da Netflix, 'Adolescência'

cabamos de assistir os 4 episódios do seriado ADOLESCÊNCIA da Netflix e recomendo.

A série Adolescência da Netflix conta a história de um adolescente de 13 anos acusado de matar uma colega de escola. A série explora questões como bullying, masculinidade tóxica e redes sociais. 

Adolescência é uma minissérie britânica com quatro episódios. A trama acompanha a família Miller, que se vê drasticamente alterada quando Jamie, o filho de 13 anos, é preso. A série não se baseia em um caso real específico, mas foi inspirada em notícias de crimes cometidos por jovens. 

Reflexões

A série levanta questões como:

O que é que faria se o seu filho adolescente fosse acusado de homicídio? 

Como podemos garantir que o afastamento saudável da adolescência não vire isolamento absoluto? 

Estamos prestando atenção nos jovens à nossa volta? 

Quantos profissionais estão realmente preparados para lidar com adolescentes? 

O que é a teoria 80/20 citada na série 'Adolescência', Adolescência, nova série de destaque da Netflix, aborda temáticas relacionadas à masculinidade tóxica como a teoria 80/20

"incel" -celibatários involuntários, os homens que culpam as mulheres por seu fracasso sexual.

Segundo essa ideologia, 80% das mulheres só se interessam por 20% dos homens -fração da qual os celibatários involuntários acreditam não fazerem parte. Os adeptos dessa filosofia, então, voltam seu ressentimento contra as mulheres (e não contra os homens que, segundo eles, detêm a maior parte da atenção feminina). Na série, assim como na vida real, adolescentes veem nessa ideologia uma validação para sua baixa autoestima.

SAIBA MAIS EM: https://draft.blogger.com/blog/post/edit/3554695571008189645/6457920275873178965

quinta-feira, 27 de março de 2025

ADOLESCÊNCIA, SÉRIE DA NETFLIX, ALERTA PARA O PERIGO DO BULLING NAS ESCOLAS

 

‘Adolescência', a série: crime e transtornos psicológicos em cena (Foto: Netflix/Divulgação) 

Por THEODIANO BASTOS

O que é a teoria 80/20 citada na série 'Adolescência', Adolescência, nova série de destaque da Netflix, aborda temáticas relacionadas à masculinidade tóxica como a teoria 80/20

A série "Adolescência", a mais vista do momento na Netflix, trouxe à tona um tema que preocupa cada vez mais pais e professores: a "manosfera", uma rede digital que prega ódio às mulheres.

 "incel" -celibatários involuntários, os homens que culpam as mulheres por seu fracasso sexual.

Segundo essa ideologia, 80% das mulheres só se interessam por 20% dos homens -fração da qual os celibatários involuntários acreditam não fazerem parte. Os adeptos dessa filosofia, então, voltam seu ressentimento contra as mulheres (e não contra os homens que, segundo eles, detêm a maior parte da atenção feminina). Na série, assim como na vida real, adolescentes veem nessa ideologia uma validação para sua baixa autoestima.

Quando o policial questiona como o protagonista Jamie (Owen Cooper) pode ser celibatário involuntário com apenas 13 anos, seu filho explica que, dentro dessa filosofia, as características não são fluidas: se ele não atrai mulheres aos 13 anos, ele nunca vai atraí-las naturalmente: "Você precisa enganar as mulheres, porque nunca vai consegui-las de um jeito normal".

Os números expressivos de audiência de ‘Adolescência’ no mundo

Série da Netflix que alerta para os perigos do bullying se tornou um fenômeno global

Tenho um amigo médico que precisou fazer uma jaula no quintal da casa na Mata da Praia para colocar o filho. Os medicamentos não fazem o efeito esperado. Muito triste

Que coisa terrível. A Mata da Praia é um bairro nobre de Vitória, onde só tem mansões, um pai médico fazer isso.

E tem o caso de vila velha que o estudante do sexto período de medicina matou o pai médico e tb a mãe.

THEODIANO: Conheço esse caso de Vila Velha

Bruna: Era esquizofrênico e o pai montou uma igreja para curar o filho. Parece até uma piada

Este meu amigo não teve outra opção.  Nenhuma clinica conseguiu ficar com ele.

THEODIANO: Não se assuste com o caso mas temos de ficar vigilantes

THEODIANO: Assista esse seriado. Como vê virou um fenómeno mundial. Você tem ao seu lado três adolescentes. Qual as idades deles?

THEODIANO: Muito difícil encontrar três numa família

Bruna: 16 e 12 anos e no Canadá um de 18 e outro de 14 anos

THEODIANO: É recomendável para quem lida, como você, com adolescentes. Mudaram muito, muito com a internet

THEODIANO: Seria bom que os pais e eles assistissem  e comentassem

THEODIANO: O seriado é baseado numa história real em Londres

Uma adolescente de 15 anos matou o irmão de 7, a facadas, no apartamento onde a família mora, na tarde deste sábado (22), na Serra, Grande Vitória. Vizinhos e a porteira do condomínio também foram ameaçados e a jovem foi contida por um morador até a polícia chegar.

Os vizinhos também relataram que os dois jovens estavam sozinhos em casa,

SAIBA MAIS EM: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2025/03/22/adolescente-mata-a-facadas-irmao-no-es.ghtml E https://veja.abril.com.br/coluna/tela-plana/os-numeros-expressivos-de-audiencia-de-adolescencia-no-mundo/ - https://www.agazeta.com.br/hz/filmes-e-series/o-que-e-a-teoria-8020-citada-na-serie-adolescencia-numero-1-da-netflix-0325

quarta-feira, 26 de março de 2025

“EU SOU AQUILO QUE DEUS PENSA DE MIM”

 

Por THEODIANO BASTOS

Sempre tive fascínio pelo numinoso, o sagrado, as religiões, principalmente o Judaísmo, cristianismo e islamismo. E com a esposa estivemos 12 dias na Terra Santa, onde essas três religiões têm como sagrado. https://draft.blogger.com/blog/post/edit/5235892864871745696/227338655457259457

Para se conhecer Deus é preciso conhecer a Si Mesmo, dizia Jung

A gente não é o que pensa ser, mas como é percebido pelos outros.

A frase “Eu sou aquilo que Deus pensa de mim” de Santa Teresinha do Menino Jesus significa que aquilo que somos não é aquilo que vemos no espelho ou aquilo que os outros pensam de nós. 

Abraão é o patriarca do judaísmo, cristianismo e islamismo e Moisés foi um profeta e líder religioso do judaísmo, cristianismo e islamismo. 

Moisés não é o patriarca das três religiões monoteístas, mas sim um profeta e líder religioso reconhecido em todas elas. 

Saber o que Deus pensa sobre você é muito importante, porque pode abrir os seus olhos e mudar a sua forma de viver. A principal coisa que você precisa saber é que Deus diz que te ama, Ele te conhece desde que você estava no ventre da sua mãe e sabe o que você vai falar mesmo antes que se abra a tua boca.

Jung lembra que "a crença de que Deus é o Summum Bonum é impossível para uma consciência reflexiva" (Jung, 1952/1989, p. 419), pelo fato de essa imagem não dar conta das contradições internas - não só da experiência psíquica como também da própria experiência religiosa.

O DIA DO PERDÃO NAS RELIGIÕES MONOTEISTAS

O Dia do Perdão judaico é o Yom Kipur, uma das datas mais sagradas do judaísmo. É um dia de jejum, oração e reflexão, marcado por confissões de pecados. 

Yom Kippur

Esta Lei cria o dia do perdão (Yom Kippur), de acordo com a tradição judaica. Art. 2º. Fica incluído no Calendário Oficial da República Federativa do Brasil o Dia do Perdão - Yom Kippur, a ser celebrado anualmente no 10º (décimo) dia, a partir do primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico (Rosh Hashaná).

30 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Perdão, a partir da lei 13.437, sancionada em março de 2017.

O que é o Perdão na Igreja Católica?

“Perdoar” é livrar o outro, aquele que nos ofende, do peso de sua exclusão do meu mundo, das minhas relações com os irmãos e de Deus. Para receber o perdão de Deus as pessoas precisam demonstrar arrependimento e mudança de rumo. O perdão sempre nos aproxima de Deus e nos faz mais próximos dos irmãos e irmãs.

“No comportamento divino, a justiça é permeada pela misericórdia, enquanto o comportamento humano se limita à justiça. Jesus exorta-nos a abrirmo-nos com coragem ao poder do perdão, porque nem tudo na vida se resolve com a justiça, sabemos disso. É necessário aplicar o amor misericordioso em todas as relações humanas: entre os cônjuges, entre os pais e os filhos, nas nossas comunidades, na Igreja e também na sociedade e na política”.

Ramadão

O dia de Arafah, no nono mês do calendário islâmico, é considerado um dia de perdão para os muçulmanos. O jejum nesse dia é considerado uma intercessão para o perdão dos pecados

O Ramadão ou Ramadã, também grafado Ramadan, é o nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum ritual, o quarto dos cinco pilares do Islão.

SAIBA MAIS EM: https://www.google.com/search?q=jung+sobre+crenca+em+deus&oq=jung+sobre+crenca+em+deus&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigATIHCAIQIRigATIHCAMQIRigAdIBBzkzNWowajmoAg6wAgHxBXeeYZuSXtrT&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 - https://www.google.com/search?q=dia+do+perd%C3%A3o+judaico&oq=dia+do+perda&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgDEAAYgAQyBggAEEUYOTIHCAEQABiABDIHCAIQLhiABDIHCAMQABiABDIHCAQQABiABDIHCAUQABiABDIICAYQABgWGB4yCAgHEAAYFhgeMggICBAAGBYYHjIICAkQABgWGB4yCAgKEAAYFhgeMggICxAAGBYYHjIICAwQABgWGB4yCAgNEAAYFhgeMggIDhAAGBYYHtIBCDcyNjlqMGo0qAIOsAIB8QXD9YpTsJClAA&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8

 

 

terça-feira, 25 de março de 2025

ADOLESCÊNCIA, PERÍODO TURBULENTO DA VIDA

 

Por THEODIANO BASTOS

Tenho 7 netos, três netas e quatro netos e os vi nascerem e crescerem sem enfrentarem problemas, mas nem todos têm a mesma sorte.

Acabamos de assistir os 4 episódios do seriado ADOLESCÊNCIA da Netflix e recomendo.

A série Adolescência da Netflix conta a história de um adolescente de 13 anos acusado de matar uma colega de escola. A série explora questões como bullying, masculinidade tóxica e redes sociais. 

Adolescência é uma minissérie britânica com quatro episódios. A trama acompanha a família Miller, que se vê drasticamente alterada quando Jamie, o filho de 13 anos, é preso. A série não se baseia em um caso real específico, mas foi inspirada em notícias de crimes cometidos por jovens. 

Reflexões

A série levanta questões como:

O que é que faria se o seu filho adolescente fosse acusado de homicídio? 

Como podemos garantir que o afastamento saudável da adolescência não vire isolamento absoluto? 

Estamos prestando atenção nos jovens à nossa volta? 

Quantos profissionais estão realmente preparados para lidar com adolescentes? 

Adolescência aborda as consequências do esfaqueamento de uma adolescente, com um garoto de 13 anos, colega de escola da vítima, detido pelo assassinato. Jamie, o jovem suspeito, é interpretado pelo estreante Owen Cooper. Stephen Graham vive o pai do garoto

Em quatro episódios, a série conta a história de um adolescente de 13 anos, Jamie Miller (Owen Cooper), acusado de matar uma colega de escola a facadas. A trama não tenta descobrir quem cometeu o crime, mas sim os motivos por trás de um ato tão brutal cometido por alguém tão jovem.

Entre as sutilezas da nova série, há uma dica poderosa: apesar de todos os desafios, às vezes basta um adulto que preste atenção para fazer a diferença. Alguém que enxergue o adolescente quando ele mesmo já não consegue se ver.

A adolescência é um período turbulento, marcado por mudanças físicas, emocionais e intelectuais intensas. É também um período de grande potencial para o desenvolvimento pessoal. 

A adolescência é um período conturbado, turbulento que em geral ocorre entre os 13 anos e 19 anos, implicando em muitas descobertas, erros, acertos, experimentações tanto para o adolescente quanto para os pais e a família nuclear.

As pessoas também perguntam

Que fase da adolescência é considerada turbulenta?

A adolescência é sabidamente uma fase turbulenta tanto para os jovens quanto para seus pais, pois são muitas mudanças ocorrendo em um curto espaço de tempo, o que pode ser motivo de crises de ansiedade, além de a descarga hormonal interferir diretamente em suas emoções e comportamento.

Quais são os momentos em que os adolescentes ficam estressados?

Algumas das muitas fontes de estresse para adolescentes e quase adultos são: pressão da escola e decisões de carreira; empregos depots da escola ou de verão; namoro e amizades; pressões para experimentar drogas, álcool ou sexo, ou para ter um corpo de determinado tamanho ou forma; bullying ou exposição a violência 

SAIBA MAIS EM: https://www.google.com/search?q=seria+adolescencia+da+netflix+sinopse&oq=seria+adolescencia+da+netflix+sinopse&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIKCAEQABiABBiiBDIKCAIQABiABBiiBNIBCDI2NTJqMGo0qAIOsAIB8QVNEGOaFFiIWQ&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 E https://www.google.com/search?q=adolescencia+perioodo+turbulento&oq=adolescencia+perioodo+turbulento&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIJCAEQIRgKGKABMgkIAhAhGAoYoAEyBwgDECEYnwXSAQgxMzM0ajBqNKgCDrACAfEF833QC3LuIkw&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8

sábado, 15 de março de 2025

BRASIL, 40 ANOS DE DEMOCRACIA

 

Por THEODIANO BASTOS

"A Quarta República, também conhecida como República Populista, foi um período da história brasileira iniciado em 1946, com a posse de Eurico Gaspar Dutra, e finalizado em 1964, com o Golpe Civil-Militar que marcou o início da Ditadura Militar no Brasil." 

Hoje Sarney está com 94 anos, lúcido e ativo.

Democracia 40 anos: Conquistas, Dívidas e Desafios:

José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney é um  predestinado, filiado à ARENA, em 1984, sai do partido e, junto com outros ex-membros, funda a Frente Liberal. Na eleição presidencial de 1985, Sarney é escolhido como candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Tancredo Neves que morre antes da posse e Sarney toma posse como presidente.

O governo José Sarney foi o período da história brasileira entre 1985 e 1990, no qual o Brasil foi governado por José Sarney.

Seu governo marcou o início da redemocratização no Brasil após 21 anos de regime militar, sendo um período de transição política, com altos índices de inflação e desafios econômicos herdados da ditadura.

O governo Sarney foi incapaz de controlar a inflação, resultando em hiperinflação e crise econômica. No entanto, a sociedade brasileira saiu fortalecida politicamente, com maior organização social e participação democrática.

Enfrentou uma hiperinflação persistente, tentativas de estabilização econômica fracassadas e crises fiscais.

Lançou uma série de planos econômicos para tentar conter a inflação. No campo político, promoveu a Assembleia Nacional Constituinte.

O ex-presidente José Sarney declarou na manhã deste sábado (15/3) que os acontecimentos recentes sobre plano de golpe de Estado no Brasil foram “extremamente danosos” e “repugnados pelo povo brasileiros e todas as classes”.

A fala foi na Praça dos Três Poderes, em Brasília, durante evento que marca os 40 anos da redemocratização no Brasil.

SAIBA MAIS EM: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/sarney-sobre-denuncia-de-golpe-acontecimentos-danosos/ - https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/governo-jose-sarney.htm https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2025/03/7085117-democracia-40-anos-conquistas-dividas-e-desafios-veja-ao-vivo.html#google_vignette

 

 


segunda-feira, 3 de março de 2025

AINDA ESTOU AQUI GANHA PRIMEIRO OSCAR PARA O BRASIL

 


Por THEODIANO BASTOS  

Agora estamos lá. Finalmente o Brasil o ganhou o primeiro Oscar com o filme AINDA ESTOU AQUI.

A história retratada nas telonas é baseada no livro homônimo do jornalista Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui”, publicado originalmente em 2015.

“Ainda Estou Aqui” ganha como Melhor Filme Internacional no Oscar 2025

Filme nacional desbancou “Emilia Pérez”, musical que é líder de indicações nesta edição

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” venceu o Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional e conquistou a primeira estatueta do prêmio para o Brasil.  

Com a vitória, o filme desbancou “Emilia Pérez”, musical que lidera as indicações neste ano, além de “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “Flow” (Letônia), e “A Garota da Agulha” (Dinamarca) que também concorriam a estatueta.

Em seu discurso ao aceitar o prêmio, o diretor Walter Salles dedicou a estatueta “a duas mulheres incríveis”: Fernanda Torres, que concorre ao prêmio de Melhor Atriz pela sua performance no filme, e Fernanda Montenegro, que faz uma participação na produção e estrelou “Central do Brasil“, o primeiro longa do diretor a concorrer ao prêmio em 1999.

O corpo de Rubens Paiva nunca foi encontrado.

Mais de meio século após o desaparecimento do deputado federal Rubens Paiva na ditadura militar, um dos episódios mais emblemáticos de violação de direitos humanos da história do Brasil, o país revisita o caso em duas frentes em buscas de respostas, enquanto, em uma terceira, ele segue sem desfecho.

No cinema, Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho do deputado, e que se tornou um sucesso de bilheteria e crítica, retrata os impactos da perda de Paiva sobre sua esposa, Eunice, e seus cinco filhos no Rio de Janeiro dos anos 1970, durante os anos de chumbo.

Em 1970, o ditador do Brasil era Emílio Garrastazu Médici, o 28º presidente do país. O seu mandato foi de 1969 a 1974. 

Vivenciei essa tenebrosa época

SIAIBA MAIS EM: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2025/03/02/ainda-estou-aqui-vence-o-oscar-2025-de-melhor-filme-internacional.ghtml E https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/ainda-estou-aqui-ganha-como-melhor-filme-internacional-no-oscar-2025/


domingo, 2 de março de 2025

GUERREIRO DO BEM CHEGARÁ AOS 89 ANOS EM 10/10/1025

 

Por THEODIANO BASTOS

Em 10 de outubro de 25, com a graça de Deus, chegarei aos 89 anos, lúcido, lúcido, ainda forte e produtivo, escrevendo textos para os blogs, sem nenhuma enfermidade, de bem com a vida, administrando dois blogs: 

https://theodianobastos.blogspot.com/2025/02/563343visualizacoes-em-220225.html?m=1 com 563.343visualizações em 22/02/25, pois os textos podem ser lidos em 12 idiomas e o blog  

https://ongcepaes.blogspot.com/ e página no Facebook

Agradecer a Deus pelos livramentos e por ter encontrado Lila (Maria do Carmo), companheira maravilhosa, mãe e avó maravilhosa, o esteio da Família, já com caminhando para os 64 anos de casamento, um ventre abençoado que gerou quatro filhos (dois casais), sadios, lindos e inteligentes que geraram sete netos (quatro netos e três netas), lindos, sadios e inteligentes e duas noras e dois genros. Em 9/5/61 nos casamos após nos conhecer cinco meses e estamos juntos até hoje. Eu tinha 24 anos e ela 22.

Filhos e netos com formação universitária, destacando-se um renomado Neurocientista, com duas patentes internacionais protocoladas em Nova Iorque, um que é Engenheiro Master de manutenção da VALE, no parque industrial de Vitória e Itaqui no Maranhão, uma neta  Engenheira Química, gerente do tratamento de esgoto de Curitiba, e outra médica clínica em São Paulo e residência em Endocrinologia e um neto em Tecnologia da Informação trabalhando na multinacional Carterpillar. 

CATEDRAL DE SALVADOR, MISSA FESTIVA EM 06/8/23,

EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 62 ANOS DE CASAMENTO

Missa Festiva na Catedral de Salvador, celebrada em 6 de agosto de 23, em intenção de Ação de Graças pelos 62 anos de casamento, acontecimento marcante no crepúsculo da vida do casal, (um com quase 87 anos e a esposa com 84 anos) apresentamos nossa ETERNA GRATIDÃO ao Cardeal primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha pela benção especial e ao Cônego Abel  (YouTube Solenidade da Transfiguração do Senhor)

Theodiano Conceição da Silva Bastos, baiano, radicado no Espírito Santo desde 1995, autor dos livros: “A PROCURA DO DESTINO”, “O TRIUNFO DAS IDEIAS”, BRASIL – O LULOPETISMO NO PODER”, “LIDERANÇA, CHEFIA E COMANDO”, “PEGADAS DA CAMINHADA” e “O ENIGMA DE JOTAPÊ” publicados como livro impresso e como e-book na AMAZON, Coordenador e introdutor das antologias publicadas pela UFES/CEPA: “Resgate da Família: alternativa para enfrentar sua dissolução, a violência e as drogas”“Corrupção, Impunidade  e Violência: O que fazer?”“Globalização é Neocolonialismo? Põe a Ciência e a Tecnologia a Serviço do Social e da Vida” e  “Um Novo Mundo é Possível? Para Aonde Vamos?”. Idealizador e executor, em parceria com a UFES/CEPA, realizou-se 7 (sete) edições do JOCICA – Jovem Cientista Capixaba em sete edições.

Como colaborador, escreveu artigos para A GAZETA e A TRIBUNA de Vitória. Foi diretor de semanário em Salvador, onde publicou artigos em A TARDE, como também em jornais de Feira de Santana e Nanuque-MG.

           Participa desde 1959, ininterruptamente, em movimentos associativos e tem curso de Liderança e Relações Trabalhistas pela USAID órgão do Departamento de Estado dos EUA. Atualmente é Presidente da CEPA Círculo de Estudo, Pensamento e Ação, ONG que há cinco anos, em parceria com a UFES – Universidade Federal do Esp. Santo, através do NE@AD Núcleo de Educação Aberta e a Distância, com o Projeto Caça-Talentos que objetiva identificar, acompanhar e apoiar crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotados no Estado do Espírito Santo. Promoveu, em parceria com a UFES, quatro concursos literários para estudantes do ensino médio e duas Jornadas Estaduais Culturais e Científicas para estudantes do ensino médio e universitários e o Concurso Jovem Cientista Capixaba. Membro do FÓRUM REAGE ESP. SANTO Contra a Impunidade e a Violência,  que congrega mais de 200  entidades da sociedade civil organizada, criada pela OAB-ES.

           Em 2002 recebeu da Câmara Municipal de Vitória o Título de Cidadão Vitoriense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município. Em 1975 recebeu em Belo Horizonte, da Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais, o título de Empresário de Destaque, em reconhecimento ao seu expressivo desempenho nas atividades empresariais, classistas e comunitária de Nanuque. Foi diretor do então Sindicato dos Bancários e Securitários do Estado da Bahia, em Salvador, do Centro das Indústrias de Feira de Santana, do Sindinformática, sindicato patronal do Sistema FINDES, em Vitória. Em Feira de Santana realizou a FEIRAM — Feira Regional de Amostra, por cujo êxito foi eleito entre os “Notáveis do Ano”, pela imprensa local e pelo Diário de Notícias de Salvador. Foi fundador e diretor do Centro das Indústrias de Feira de Santana.

             Presidente da ACIAPEN — Associação Industrial e Comercial de Nanuque-MG, quando promoveu três FEIRECs — Feira Regional de Ciências e Artes. Ainda em Nanuque presidiu a ASCOVAN — Associação. do Comércio Varejista e a PROMIDE — Promotora Intermunicipal de Desenvolvimento, Presidente da Comissão Executiva de dois Seminários Regionais para o Desenvolvimento  dos municípios do Nordeste de Minas, extremo Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.

Mas nunca disputou cargos eletivos, por não dispor de recursos próprios para custear uma campanha eleitoral e “não vender a alma ao diabo, aceitando patrocínios de oligarquias ou grupos econômicos”. Mas esteve em palanques na campanha de Tancredo Neves e até com Lula, em Nanuque/MG.

 

sábado, 1 de março de 2025

Trump e Putin se assemelham no caráter, são pessoas malignas

 

Por THEODINO BASTOS

Todos temos em algum grau traços da chamada 'tríade obscura'; agora, psicólogos querem acrescentar mais uma característica a esse grupo.

Na psicologia, existe um conceito chamado de "tríade obscura". Este trio infame é composto de traços de personalidade que definem o que costumamos chamar de "pessoa ruim".

O primeiro desses traços é o narcisismo. Pessoas narcisistas tendem a se concentrar em si mesmas, fantasiar com poder ilimitado e precisar da admiração constante dos outros.

Em seguida vem a psicopatia, isto é, falta de empatia com os demais. É a característica própria de pessoas manipuladoras, não confiáveis e que não se importam com os sentimentos ou interesses de outras pessoas.

Essa turma do mal é completada pelo "maquiavelismo". Pessoas que têm esse comportamento muito acentuado costumam ter atitudes cínicas e adotarem estratégias cujo único propósito é beneficiar seus próprios interesses.

Os três traços estão presentes nas pessoas emocionalmente frias. Alguns estudos mostraram que pessoas com altas pontuações na "tríade obscura" também possuem níveis baixos de características como simpatia, honestidade e humildade.

Recentemente, uma equipe de psicólogos da Universidade de Western Ontario, no Canadá, sugeriu em um artigo acadêmico que uma quarta característica deveria ser incluída nessa combinação do mal: o sadismo.

A 'tétrade' obscura

Os especialistas definem o sadismo como "uma tendência a se envolver em comportamentos cruéis, degradantes ou agressivos em busca de prazer ou dominação".

Na linguagem comum, ser sádico é gostar de causar sofrimento aos outros.

Várias das características do sadismo se sobrepõem às características da tríade, mas, ao mesmo tempo, dizem os pesquisadores, este tem aspectos únicos que justificariam estudar a possibilidade de somá-lo à tríade. Seria a "tétrade obscura".

Para chegar a essa conclusão, os psicólogos submeteram um questionário com nove questões a 202 universitários (54 homens e 148 mulheres), entre 17 e 26 anos.

Estas são as nove questões do teste, em que os participantes tiveram que marcar de 1 a 5 o quanto concordaram com essas afirmações:

1.  Eu aplico peças nas pessoas para que elas saibam que eu estou no controle da situação;

2.  Eu nunca me canso de pressionar as pessoas ao meu redor;

3.  Eu prejudicaria alguém se isso significasse que eu estaria no controle;

4.  Quando eu zombo de alguém, acho engraçado vê-lo com raiva;

5.  Ser mal com os outros pode ser divertido;

6.  Dá prazer ridicularizar as pessoas na frente de seus amigos;

7.  Acho divertido ver as pessoas brigarem;

8.  Eu penso em ferir as pessoas que me irritam;

9.  Eu não machucaria ninguém de propósito, mesmo que essa pessoa não goste de mim.

10.             As respostas dos estudantes levaram os pesquisadores a concluir que, apesar do sadismo compartilhar algumas das características do narcisismo, da psicopatia e do maquiavelismo, "não pode ser reduzido a (uma manifestação dos) outros três".

11.             Minna Lyons, pesquisadora da escola de psicologia da Universidade de Liverpool, não participou do estudo canadense. Ela, porém, concorda que o sadismo é uma característica em si.

12.             "O sadismo é interessante porque parece diferente da tríade obscura", disse Lyons à BBC Mundo. "Se alguém tem pontuação alta em psicopatia, ele não necessariamente gosta de causar dor a outras pessoas, então parece ser um traço de personalidade distinto."

13.             Para Lyons, é importante estudar esses comportamentos entre pessoas comuns, não apenas entre pessoas que foram diagnosticadas com um distúrbio de personalidade, para ver como essas características se entrelaçam com outros comportamentos.

14.             Além disso, ela adverte que essas características fazem parte do comportamento diário das pessoas. E que, em certas circunstâncias, podem inclusive ser benéficas.

15.             "É normal que haja pessoas com alto índice de sadismo, o que não faz delas anormais. Inclusive o fato de ter uma pontuação alta não te torna necessariamente uma pessoa má", explica Lyons.

16.             "(Essas características) tornam-se problemáticas no momento em que começam a interferir na vida, ou a pessoa começa a perder o controle, e começa a prejudicar outras pessoas e a si mesmo", diz a psicóloga.

17.             Ela também alerta para o fato de que esse tipo de teste é apenas uma ferramenta de medição. Não é usado como diagnóstico, já que muitos outros fatores devem ser levados em consideração ao avaliar o comportamento de uma pessoa.

 

SAIBA MAIS EM: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48047457 E https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/25/os-tres-tracos-de-personalidade-que-caracterizam-uma-pessoa-ma.ghtml