domingo, 24 de novembro de 2024

RUBENS PONTES FALECE COM QUASE 102 ANOS, LUCIDO E PRODUTIVO

 

                                                         Comemorando os 101 anos 

Por THEODIANO BASTOS

Faleceu no dia 22/11/24 RUBENS DA SILVA PONTES, meu melhor amigo e mestre. Um poço de sabedoria. Que senso de humor ele tinha, como escrevia com elegância incomparável.  

Vejam o livro PASSOS, SALTOS & QUEDAS https://anyflip.com/nmcl/vrsu

“Com grande pesar, comunico aos amigos o falecimento do nosso caro amigo jornalista, publicitário e escritor Rubens da Silva Pontes, ocorrido ontem em Capim Branco, na Grande BH. Teve quatro filhos, no primeiro casamento, três vivos, cinco netos e sete bisnetos.  

Dr. Rubens, como era carinhosamente chamado, queria ser advogado, mas foi atraído pelo jornalismo, desde o início do curso de Direito na UFMG.

Começou no Diário de Minas e atuou em todos os jornais de BH. Levado pelo saudoso José Vaz, foi produtor de programas destacados como O Céu é o Limite. Foi assessor especial do governador Magalhães Pinto durante o Golpe Militar de 64, diretor comercial da Itacolomi e da TV Belo Horizonte, adquirida pela Globo.

Atuou em Vitória e em Brasília, onde tinha a Agência Planalto e no Ministério da Cultura.

De volta a Minas, promovemos um encontro saudoso, com cerca de 30 amigos publicitários, em 2018, no restaurante do Minas 1. Rubens Pontes era uma pessoa especial, gostava de pescar, cozinhar e escrever poemas.

Morreu aos 102 anos, sempre escrevendo no computador. 

Comuniquei ao Grupo Veteranos da Amizade que reúne publicitários e jornalistas. Vários profissionais lamentaram a morte do caro Rubens Pontes.

Homenagem do amigo e companheiro profissional de Rubens. Hamilton Gangana,” diz a viúva Márcia Maria Dias Barbosa.

 


quarta-feira, 13 de novembro de 2024

PEC DA SEGURANÇA PÚBLICA SAI DO BANHO MARIA

 

Por THEODIANO BASTOS 

APÓS PCC EXECUTAR DELATOR NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, Governo Lula reforça pressão por PEC da Segurança Pública após execução em aeroporto

Entenda mudanças propostas na PEC da Segurança Pública

Principais medidas vão ocorrer na PRF; outras polícias também terão as atribuições ampliadas

As medidas essenciais envolvem a inclusão de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Constituição Federal; a atualização de competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF); e a constitucionalização do Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária.

A proposta ainda está em análise na Casa Civil e será encaminhada para o Congresso Nacional.

Objetivo é usar encontros com parlamentares para destacar que a proposta torna compulsório o compartilhamento de informações, considerado fundamental para combate ao crime organizado.

O governo Lula (PT) vai reforçar a pressão junto a parlamentares pela PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública após a execução de um empresário no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

O objetivo é, em encontros com deputados e senadores, ressaltar que a proposta torna compulsório o compartilhamento de informações entre as polícias, o que é considerado fundamental para combater o crime organizado.

PEC da Segurança Pública não altera competências de estados e municípios

Constituição Federal determina que o comando das polícias civis e militares é dos governadores estaduais

O empresário morto em Guarulhos, Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, era investigado por envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e havia fechado um acordo de delação para entregar informações sobre a organização e esquemas envolvendo policiais.

“Padronização de dados e metodologia uniforme é fundamental para combater o crime organizado que atua nacionalmente e até internacionalmente”, diz uma fonte do governo Lula. “[Atualmente] cada força se acha "dona" das informações e não as compartilha com as demais.”

SAIBA MAIS EM: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/entenda-mudancas-propostas-na-pec-da-seguranca-publica/ -https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2024/11/11/governo-lula-reforca-pressao-por-pec-da-seguranca-publica-apos-execucao-em-aeroporto.ghtml