sábado, 20 de janeiro de 2024

OS FILHOS

 

                                   Por Khalil Gibran

Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável.           
                
FONTE: https://www.pensador.com/frase/NzQxNDU/

sábado, 13 de janeiro de 2024

GÊNIO BELGA DE 9 ANOS

 

Por RUBENS PONTES

Com 101 anos de idade, RUBENS DA SILVA PONTES, morador de Capim Branco na Grande BH, comenta sobre o BELGA DE 9 ANOS QUE PODE SE TORNAR O MAIS JOVEM DO MUNDO A CONCLUIR UMA FACULDADE

Com um QI de 145, o menino-prodígio belga está prestes a se tornar o universitário formado mais jovem do mundo quando finalizar seu bacharelado em engenharia elétrica na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, no mês que vem.

Universidade Tecnológica de Eindhoven é uma universidade pública localizada em Eindhoven, Países Baixos, com foco em tecnologia. O lema da universidade é Mens agitat molem. A universidade é a segunda do tipo no país, apenas a Delft University of Technology existia anteiormente.

Laurent Joseph Simons (Ostende2009) é um jovem e prodígio estudante de engenharia elétrica belga que está prestes a concluir o curso aos nove anos de idade na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda.

Formação acadêmica

Tinha quatro anos quando entrou na escola primária, e antes de seus colegas chegarem ao ensino médio, ele chegou à universidade. Aos nove anos.

O jovem belga levou um ano para terminar o primeiro período da escola primária, como a maioria dos estudantes. Mas depois o ritmo acelerou e no ano seguinte ele concluiu de só uma vez o período que vai do segundo período ao sexto.

Concluiu o ensino médio um ano antes de frequentar a Universidade de Tecnologia de Eindhoven. Simons está atualmente no caminho para concluir o curso de bacharel em engenharia elétrica pela Universidade até o final de 2019. Ele planeja iniciar seu doutorado e estudar medicina depois de se formar. Simons planeja pesquisar órgãos artificiais e, finalmente, desenvolver um corpo artificial inteiro em seu próprio laboratório. Ele seria a pessoa mais jovem a se formar em uma faculdade em 2019, porém largou para estudar física.

Simons que tem pai belga e mãe holandesa, tem um QI de 145 de acordo com seus pais.

O garoto busca estudar física quântica, para alcançar a imortalidade, pelos seus avós.

Diz o amigo Rubens Pontes: Theodiano Bastos sabe o que defende e transmite. Tem ele próprio, na família, além de filhos que se destacam internacionalmente, expressivos nomes da ciência moderna e pós-moderna em busca do que virá, uma visão prospectiva do mundo em que vivemos, nos fazendo reportar  ao biólogo inglês  J.B. Haldane "aquilo que não foi será". 

Implora o Mundo por cientistas com olhos voltados para a frente e para cima, jovens sem vício de origem, capazes de superar equívocos arraigados por preconceitos e por orgulho. 

Até o ano de 1900, um exemplo:  cientistas levaram vinte dois séculos para calcular, com aproximação satisfatória, a distância da Terra ao Sol.  Pois bastaria multiplicar por 1 bilhão a altura da Pirâmide de Quéops para se chegar ao mesmo resultado: 149 milhões e 600  mil quilômetros. (A Pirâmide de Quéops foi construída 2 mil e 900 anos antes de Cristo). Os cientistas de um novo tempo, neurônios inquietos e em ebulição, não cobririam com tapete essas surpreendentes revelações. As usariam em novas pesquisas para fechar interrogações e perplexidades. Sucesso aos dois promissores gênios da ciência e por extensão à toda humanidade.

SAIBA MAIS EM: https://pt.wikipedia.org/wiki/Laurent_Simons E https://www.bbc.com/portuguese/geral-50570973

BELGA DE 9 ANOS PODE SE TORNAR O MAIS JOVEM DO MUNDO A CONCLUIR UMA FACULDADE

 

Com um IQ de 145, o menino-prodígio belga está prestes a se tornar o universitário formado mais jovem do mundo quando finalizar seu bacharelado em engenharia elétrica na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, no mês que vem.

Os planos do menino de 9 anos que está terminando a faculdade: 'Não tenho ideia de como cheguei aqui'

Laurent Simons tinha quatro anos quando entrou na escola primária, e antes de seus colegas chegarem ao ensino médio, ele chegou à universidade. Aos nove anos.

O jovem belga levou um ano para terminar o primeiro período da escola primária, como a maioria dos estudantes. Mas depois o ritmo acelerou e no ano seguinte ele concluiu de só uma vez o período que vai do segundo período ao sexto.

Aos seis, já na fase seguinte de sua formação, ele concluiu em 18 meses uma etapa na qual outros estudantes passariam seis anos.

E então ele decidiu descansar. Um pouco.                            Aos oito, ele tirou uma "folga" de seis meses para passar um tempo em casa.

Oito meses depois, se candidatou a uma graduação universitária.

Graduação em nove meses                                                                  Laurent pretende trabalhar com a área de órgãos artificiais Agora, após nove meses de estudo, ele vai se graduar aos nove anos em engenharia elétrica na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda.

Mesmo sem entender direito o que está fazendo.

Ao ser perguntado pelo programa Newsday, da BBC, por que ele buscava um diploma universitário aos nove anos de idade, Laurent Simons afirmou: "Não tenho ideia".

Engenharia, medicina ou ambos?

Atualmente, o jovem belga está interessado em saber como a tecnologia pode ajudar o corpo humano: seu projeto de graduação passa pela conexão entre cérebro e chip.

Um dispositivo desse tipo poderia medir e monitorar milhares de neurônios ao mesmo tempo. UEN SMNS

Oriundo de uma família de médicos, Simons agora quer estudar medicina e fazer um PhD, mas suas ambições vão bem além de qualificações acadêmicas.

"Meu objetivo é criar órgãos artificiais", afirmou, em referência aos dispositivos que um dia podem substituir partes humanas, como um coração ou um rim, e eliminar a necessidade de transplantes.

A mexicana que se formou psicóloga aos 13 anos e fará mestrado em Harvard aos 17

A menina de 3 anos que entrou para clube internacional de superdotados

"Na verdade, meu objetivo é estender a vida. De outras pessoas, incluindo a dos meus avós." 

Belga de 9 anos pode se tornar o mais jovem do mundo a concluir faculdade EINDHOVEN, Holanda (Reuters) - Segurando um cãozinho nos braços, Laurent Simons parece um menino de 9 anos de idade como muitos — até que começa a descrever seu trabalho em uma universidade da Holanda, onde desenvolve um circuito de computador que imitará uma parte do cérebro.

"O que estamos fazendo é colocar neurônios e fazer conexões para ver qual é a reação a um remédio em uma parte do cérebro", disse ele a respeito do projeto de cérebro no chip, que combina os campos de engenharia biomédica e elétrica.

FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/geral-50570973  

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

MENINO DE 11 ANOS VAI ESTUDAR EM UNIVERSIDADE, DECIDE JUIZ

 

Por THEODIANO BASTOS

AM: Justiça ordena que universidade segure vaga de criança

Alunos superdotados devem receber atenção específica, em especial na educação básica. Com esse entendimento, o juiz Marcelo Vieira determinou que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) reserve uma vaga no curso de Matemática para um menino superdotado de 11 anos.

Aluno de 11 anos prestou vestibular e foi aprovado em vaga

Por meio da Secretaria de Educação, a criança deve passar por um teste de avanço escolar. Na decisão, o juiz argumenta que negar a vaga conquistada — por meio do vestibular— pode acarretar prejuízos psicológicos ao garoto. 

A sentença ainda afirma que foi apresentado um relatório neuropsicológico em que consta que o estudante preenche os critérios para altas habilidades e superdotação do tipo acadêmico.

O estado deve proceder, em até 45 dias, com a realização do exame. A decisão do magistrado atende a uma Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência Antecipada apresentada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

Considerando que o ambiente universitário destoa fortemente do ensino fundamental, o juiz também recomenda que, no caso de ter sucesso no teste, o vestibulando passe por avaliação multidisciplinar para determinar se o avanço escolar seria capaz de produzir algum prejuízo significativo ao aluno psicologicamente. 

“Merece destaque o fato de que pessoas, em especial crianças, que possuem altas habilidades, podem ter nuances muito próprias no que tange ao aspecto emocional, podendo até mesmo desenvolver quadros ansiosos ou de depressão, fato este, inclusive, destacado em laudo psicológico”, pontuou o magistrado. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-AM.                                         SAIBA MAIS EM:                https://www.conjur.com.br/2024-jan-04/menino-superdotado-de-11-anos-consegue-reservar-vaga-em-universidade/#:~:text=Com%20esse%20entendimento%2C%20o%20juiz,menino%20superdotado%20de%2011%20anos.&text=Por%20meio%20da%20Secretaria%20de,um%20teste%20de%20avan%C3%A7o%20escolar E https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/01/justica-ordena-que-universidade-segure-vaga-de-menino-de-11-anos-que-passou-em-vestibular-no-am.shtml