quinta-feira, 26 de setembro de 2024

SECA, UMA JANELA PARA O INFERNO SECA TEM DESTRUIDO TUDO


 DESOLAÇÃO O agricultor Barbosa e sua família, na propriedade calcinada no interior de São Paulo:"A seca destruiu tudo". Imagem da revista VEJA 

Por THEODIANO BASTOS

Efeito das mudanças do clima, seca no Brasil é a mais intensa da história. 71% dos municípios foram atingidos pela seca, mas pode chegar a 82%. 200 estão em situação de seca extrema e 197 milhões de brasileiros vivem em áreas afetadas pela estiagem.  

Estiagem afeta estados inteiros e destrói plantações. Há meios de combatê-la, mas quase nada tem sido

Estiagem afeta estados inteiros e destrói plantações. Há meios de combatê-la, mas quase nada tem sido feito

“O clima enlouqueceu e nós estamos sentindo na pele”, queixa-se Pedro Desenzi, 45 anos, que tenta salvar metade da sua lavoura de cana-de-açú­car — a outra metade, que arrenda para uma usina da região, virou palha. Não longe dali, Carlos Alberto Jacinto, 61 anos, mostra com tristeza as árvores sem viço no pedaço de terra onde colhia os frutos de 2 000 mangueiras e 2 500 pés de tangerina, tudo perdido na aridez da terra.”

Sim, rios na Amazônia estão secando, e a seca de 2024 é considerada uma das mais severas já registradas: 

Rio Negro

Em 2023, o Rio Negro atingiu uma seca histórica, ficando abaixo dos 13 metros de água pela primeira vez em 121 anos. A seca afetou a navegação e isolou cidades e comunidades, prejudicando a economia local. 

Rio Madeira

Em 2024, o Rio Madeira atingiu um recorde negativo histórico de profundidade, chegando a apenas 25 centímetros no trecho de Porto Velho (RO). 

Rio Solimões

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), há 65% de probabilidade do Rio Solimões chegar à menor cota já observada em Tabatinga (AM), abaixo da marca de -86 cm, de 2010. 

Mamiá, Tefé e Badajós

Estes rios, que cortam o estado do Amazonas, estão registrando reduções significativas. 

A seca na Amazônia é influenciada pelas mudanças climáticas e está associada à ocorrência do fenômeno climático El Niño. 

SAIBA MAIS EM: https://veja.abril.com.br/agenda-verde/efeito-das-mudancas-do-clima-seca-no-brasil-e-a-mais-intensa-da-historia/ E https://www.google.com/search?q=rios+secam+na+amaz%C3%B4nia&oq=rios+secam+na+amaz%C3%B4nia&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIKCAEQABgKGBYYHjIKCAIQABiABBiiBDIKCAMQABiABBiiBNIBCDk3NDNqMGo3qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário