domingo, 8 de outubro de 2023

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO SE AGRAVA


Por THEODIANO BASTOS            

Conflito no Oriente Médio é o primeiro teste para o Brasil como presidente do Conselho de Segurança da ONU                              

 Por que os EUA enviaram os navios de guerra para o Oriente Médio?                                                                                                  EUA enviam navios de guerra para o Mar Mediterrâneo. Porta-aviões e destróieres estão a caminho da região; Washington também está tomando medidas para reforçar a presença de caças na região.                            

 O USS Gerald R. Ford, um porta-aviões com propulsão nuclear, estava navegando com a Marinha italiana no início desta semana, o que o coloca perto de Israel.

A presença do grupo de ataque pretende impedir que a ação do Hezbollah no Líbano e outros grupos militantes alinhados contra Israel, disseram as autoridades.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou no sábado (7) que “este não é o momento para qualquer parte hostil a Israel explorar estes ataques para obter vantagens”.

O porta-aviões será acompanhado por destróieres e cruzadores com mísseis guiados, que são duas outras classes de navios de guerra da Marinha dos EUA.

O país também está tomando medidas para reforçar a presença de caças na região, incluindo os esquadrões de aeronaves dos modelos F-35, F-15, F-16 e A-10.

Os EUA enviaram várias destas aeronaves para o Oriente Médio nos últimos meses em resposta à agressão das forças iranianas na região, incluindo na Síria e no Golfo de Omã.

Mais de 700 israelenses e pelo menos 313 palestinos perderam a vida nas primeiras 24 horas                            Governo de Israel afirma que há mais de 100 reféns com Hamas. Israel destruiu cerca de 800 alvos em Gaza. Conflito já deixou mais de mil mortes e 4 mil feridos.

Cerca de mil brasileiros já procuraram embaixada do Brasil em Tel Aviv para serem repatriados.

Caravana religiosa com 103 brasileiros aguarda resgate em Jerusalém.                                                      

Repatriação em Israel priorizará brasileiros que residem no Brasil, diz Itamaraty. Há seis aeronaves da FAB prontas para trazer os cidadãos nacionais que estão no Oriente Médio

SAIBA MAIS EM: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/10/08/israel-destruiu-cerca-de-800-alvos-em-gaza-diz-porta-voz-das-forcas-armadas.ghtml - https://www.estadao.com.br/internacional/israel-se-declara-oficialmente-em-guerra-apos-ataques-do-hamas-mortos-no-conflito-ja-superam-900/  E https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ataques-em-israel-eua-enviam-navios-de-guerra-para-o-mar-mediterraneo/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário