domingo, 2 de fevereiro de 2025

CARAVELAS – BA CIDADE APRAZÍVEL E SEGURA

 


Por THEODIANO BASTOS

Estivemos em Caravelas dia 01/02/24 para matar a saudade, muitos carnavais passei com a esposa e filhos e após multos anos encontrei a cidade bem cuidada, com as casas que estavam em ruinas, restauradas e pintadas nas cores originais. E surpreendente ainda calma e segura.

Vejam bem a foto que ilustra o post:

a foto em frente da igreja Matriz em Caravelas, se vê acima a Lua bem ao lado de Vênus.

Quem é doido mais doido fica nessa fase da Lua.

"Direi coisas sem nexo a cada crepúsculo de Lua nova." 

A cidade de Caravelas, na Bahia, foi fundada em 1581 por colonos portugueses. 

Caravelas é uma cidade colonial que preserva o seu centro histórico, com construções dos séculos XVII ao XIX. A cidade é conhecida pelas suas festas religiosas e pelas suas praias, como a Praia Iemanjá, a Praia do Grauçá e a Praia Quitongo. 

https://ongcepaes.blogspot.com/2025/02/caravelas-ba-cidade-aprazivel-e-seguro.html    

A tranquilidade e segurança acabarão em breve, pois existe um projeto de grande porte a ser implantado, como segue. À noite, na rua principal, ainda vi isodosos sentados nas portas

CARAVELAS – BA COMPLEXO MULTIMODAL COM ZTE, FERROVIA DE 670km, PORTO E AEROPORTO

Após 57 anos de paralização, a ferrovia Bahia Minas será reativada para transpor de Lítio usado nas baterias dos veículos, também celulose e madeira e no futuro também transporte de passageiros.  

A Multimodal Caravelas (MTC), em projeto estimado em 13 bilhões construirá um complexo multimodal uma moderna ferrovia, com bitola larga e composições com 100 vagões de minérios, com 670km ligando Rio Pardo, Grão Mogol e Salinas em Minas a Caravelas na Bahia, com ramais para Teixeira de Freitas e Mucuri até a Suzano indústria de celulose, aeroporto com duas pistas e área portuária com 486.000m2 e gerará 15 mil empregos.

A ferrovia transportará lítio, minério de ferro, madeira de eucalipto e celulose até o porto em Caravelas.

Estão na fase do projeto e licenciamentos. Após isso que vem a parte dos investimentos maiores, que estamos com alguns financiadores acertados.

A construção desse Projeto Logístico impactará positivamente toda a região: sul da Bahia, norte do Espírito Santo, Vale do Mucuri e Jequitinhonha em Minas Gerais viabilizando indústrias que antes inviáveis devido a dificuldade para alcançar mercados consumidores, além de desafogar os portos do sudeste.

POTENCIAL TURÍSTICA para visitar os ABROLHOS, mergulho e de baleias na época da reprodução  

Dado o potencial que a região possui com suas belezas naturais, o complexo Multimodal também visa aumentar substancialmente a capacidade turística e hoteleira da região. E assim, tornando-se destino de embarcações e grandes aeronaves, massificando o turismo tanto do litoral quanto do interior do país onde a ferrovia atenderá.

Além do transporte de cargas, a Multimodal Caravelas conta que existe a possibilidade de a ferrovia oferecer transporte de passageiros, informam o consultor da empresa, Fernando Cabral e José Luiz Campos, Assessor MTC.

 

 

 

 

 


2 comentários:

  1. Cortez, Caravelas BA? Eu conheço essas matérias. Foi um reboliço quando surgiu. Tudo é política. Conheço os cabeças. Como eu falei, é um sonho muito distante.

    ResponderExcluir
  2. Daniel, Porcel Bastos, Brasilia/DF:: ótimo texto, bem informativo nunca fui à caravelas quando for, quero ir à abrolhos

    ResponderExcluir