domingo, 16 de abril de 2023

CHINA, DE OCUPADA POR POTÊNCIAS EUROPEIAS A SEGUNDA ECONOMIA DO MUNDO

 


Por THEODIANO BASTOS

Profecia de Napoleão Bonaparte em 1816: "QUANDO A CHINA ACORDAR, O MUNDO TREMERÁ". 

Com 5.800 anos de história, 1 bilhão e 400 milhões de habitantes, 9.596.960 Km² de extensão territorial, de país ocupado por potências europeias a segunda economia do mundo.

Pelo YouTube, conheci em vídeos-documentários as 20 maiores cidades da China. em 4K, andando, alguns à noite e assim vi todo o esplendor dessas cidades,  prédios de arquitetura futurista, colossais.                     Este texto está nos blogs: theodianobastos.blogspot.com.br e no FACEBOOK      Pelo YouTube, conheci em vídeos-documentários as 20 maiores cidades da China, em 4K, e andando, e assim vi todo o esplendor, alguns à noite. Cidades lindas.

O Partido Comunista é o único na China e lá funciona um verdadeiro 'big brother', e tem a liberdade vigiada. China planeja que 90 milhões de pessoas migrem para as cidades até 2020 e relaxa o sistema que transforma os camponeses de áreas urbanas em cidadãos de segunda classe.

Durante o século XIX, a China estava cercada pelo poder das potências européias.

Através dos séculos, esta forma se manteve.

As concessões britânicas e francesas foram as primeiras criadas em Tianjin; entre 1895 e 1900, estas duas potências viram a chegada do Japão, do Império Alemão, do Império Russo, e de países que não tinham concessões em nenhum outro lugar da China: Áustria-HungriaItália e Bélgica, que estabeleceram bases com prisões, escolas, centros militares e hospitais.

Com o começo da Segunda Guerra Mundial, o nascente desenvolvimento das relações entre a China e o Ocidente entrava em crise. Finalmente, o Partido Comunista derrotou o Kuomintang em 1949 e imediatamente categorizou os mercadores europeus como capitalistas, tirando-os da China o mais rápido possível e ocupando todos os portos que até então eram livres. As exceções foram as possessões de Macau e Hong Kong, no sul da China, que pertenciam a Portugal e Reino Unido, respectivamente.

SAIBA MAIS EM: https://pt.wikipedia.org/wiki/Concess%C3%B5es_em_Tianjin - https://veja.abril.com.br/cultura/china-fixa-oficialmente-a-idade-de-sua-civilizacao-5-800-anos/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário