domingo, 7 de janeiro de 2018

PROJETO CAÇA TALENTOS






CEPA - CÍRCULO DE ESTUDO, PENSAMENTO E AÇÃO
 
      1 — PROJETO CAÇA-TALENTOS :  CAPACITAÇÃO DE DOCENTES NOS 78 MUNICÍPIOS  DO ESPIRITO SANTO, COM O  OBJETIVO DE  DESCOBRIR QUEM, QUANTOS SÃO E AONDE ESTÃO AS CRIANÇAS (A PARTIR DOS SETE ANOS)  E ADOLESCENTES COM ALTAS HABILIDADES/SEUPERDOTADOS NO ESTADO.
                          Pela lei da probabilidade e estatística internacional, 21.585 — dessas crianças e adolescentes do Estado  seria constituída de altas habilidades/superdotados, isto é: ENSINO FUNDAMENTAL – 16.832  ( 3% de 561.096)  ENSINO MÉDIO – 4.752  (3% de 158.427).

                3 – APESAR DA RELEVÂNCIA DO PROJETO CAÇA-TALENTOS., CUJA NECESSITADE DE REALIZAÇÃO É INQUESTIONÁVEL,TANTO PELA RESPONSABILIDADE SOCIAL, PORQUANTO HÁ O RECEIO DE DESPERDÍCIO DE TALENTOS OU  DE VER ESSES TALENTOS DESPERDIÇADOS OU DIRECIONADO À VIOLÊNCIA E À MÁ CONDUTA.
                     
  4 - MINUTA DO PREJETO CAÇA-TALENTOS.

  Elaborado pela Profa.  Dra. ZENITA CUNHA GUENTHER  para  Formação de Professores,  EM TODO O ESTADO DO ESPIRITO SANTO, COM AULAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA ATRAVÉS DO NE@AD – Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFES.
                          A Profª Zenita Guenther é Ph.D em Psicologia da Educação pela Universidade da Flórida – EUA, psicóloga, Mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico, Professora Adjunta aposentada da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e da UFLA – Universidade Federal de Lavras - MG, atuando através do CEDET – Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento de Minas Gerais.
                          Pertence ao Conselho Mundial para Crianças Superdotadas (EUA) e Conselho Europeu para Capacidade Elevada – ECHA, autora de 15 livros, entre os quais Capacidade e Talento – Um programa para a Escola e Educando os mais Capazes, em parceria com Joan Freeman, conforme cópia de folder também em anexo, Desenvolver Capacidades e Talentos – Um conceito de Inclusão, dentre outros.
                         
Formação de Professores
                                     Organização Geral:
                                 O Curso está organizado em quatro áreas temáticas, especificadas em Unidades de Conteúdo Programático. Professores poderão tanto assumir toda a área como unidades especificadas em uma ou mais áreas.  O Plano de Curso desenvolvido pelo professor para cada Unidade deverá conter, alem de ementa, conteúdo programático, atividades previstas e bibliografia básica – um guia de orientação para o aluno continuar o estudo com orientação à distância, conforme disponibilizado pela tecnologia da Universidade.
Talvez pudesse se pensar nessa organização geral disponibilizando um Manual do Aluno que indique:
1.  Temas, Assuntos e Matéria a ser veiculada em exposição e discussão, no momento de encontro  “Professor – alunos”.
2.  Orientação  para estudo independente, com bibliografia específica e explicações complementares.


3. Tarefas, atividades, algum veiculo de expressão ao aluno para documentar sua produção, aprendizagem, dúvidas e questões. Esse material do aluno poderia constituir a base para avaliação de produtividade no curso.
Sugestão de Organização Curricular
1.    Educação Especial para  Dotados e Talentosos – Princípios e bases
     30  horas
Nessa área são construídas algumas bases de conhecimento sobre o tema, estudos mais significativos, situação da legislação, estudo sobre a natureza e diversificação de capacidades e talentos,  e estudos de caracterização dos alunos dotados, como “um grupo especial”, na escola e na família.  Cada área poderia trabalhar com uma carga horária de 10 horas-aula.
     Unidades de Conteúdo:
     Dotação, Capacidade e Talento – conceitos básicos e situação atual;
     Diversificação, domínios  e raízes do potencial humano;
     A criança e adolescente dotado - Caracterização e atributos.
2. Desenvolvendo Capacidades e Talentos  - 30 horas-aula.
            Nessa área, também com 3 unidades de 10 horas, avançamos para estudo de medidas no âmbito educacional,  estudando os princípios do recrutamento e localização das crianças sinalizando potencial superior na população escolar, medidas organizacionais utilizadas para programas especiais apropriados nas escolas, e bases teóricas das duas grandes avenidas para educação especial aconselhadas em nossos meios:aceleração e enriquecimento.
             Identificação e reconhecimento do talento  -
            Programas específicos nas escolas  – organização e estrutura -
Aceleração e enriquecimento curricular –
3. Metodologia de Educação Especial para dotados e talentosos  -  50 horas-aula
            Cada unidade procura aprofundar conceituação, bases teóricas, dinâmica de funcionamento e caracterização de estratégias metodológicas (podem ser sugeridas outras, e até diferenciar a carga horária, etc. Essa parte vai depender inteiramente dos organizadores do curso, dos professores que forem recrutados, e mesmo do ideário local sobre o assunto).
            Sugerimos para início de conversa:
 Agrupamento e atividades grupais verticais
Plano Individual de Trabalho
Introduzindo diferenciação  na sala de aula 
Criatividade e pensamento criador na escola
Estimulando a inteligência pelo trabalho escolar




4. Organização e dinamização de um centro de enriquecimento – 30 horas aula
Se de fato estivermos caminhando para a instalação do CEDET  em cidades variadas, eu posso tomar essa área e trabalhar com ela.
Ideário e Metodologia do  CEDET   -  
       Desenvolvimento e organização pedagógica 
       Dinamização do projeto educativo

Bibliografia básica
Estou iniciando a bibliografia com os meus livrinhos, por serem disponíveis - por favor vão agregando os outros, preferencialmente que possam ser encontrados com facilidade pelos professores, ou disponibilizados pelo menos na biblioteca daa universidade para consulta aos alunos.

Guenther, Z.  (2006)  Capacidade e Talento – Um Programa para a Escola -  EPU – Ed. Pedagógica Universitária, S. P.
Guenther, Z. ( 2000 ) – Desenvolver Capacidades e Talentos – Um conceito de Inclusão
                               Editora Vozes, Petrópolis, R.J.
Freeman, J. e Guenther, Z. ( 2000 ) Educando os mais capazes – idéias e ações comprovadas,           EPU – Ed. Pedagógica Universitária, S. P.
           
                 5O PROJETO CAÇA-TALENTOS TEM COMO OBJETIVOS:  a) Capacitar os docentes do Estado, mediante curso com 140 horas de aulas presenciais e por videoconferência nas treze cidades - pólos do Estado, como sejam: Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Alegre, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Vitória, Santa Teresa, Linhares, Colatina, São Mateus, Nova Venécia, Barra do São Francisco, Montanha, com certificado, com o objetivo de identificar, acompanhar e apoiar os estudantes do ensino fundamental – a partir dos sete anos e do ensino médio, nos 78 municípios do Espírito Santo.
                    Quem são? Quantos são? Aonde estão as crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotados?
                     b) Após serem identificados, essas crianças serão entrevistadas por psicólogos e pedagogos, mas continuarão estudando na mesma escola e se reunirão periodicamente nas cidades – pólos, a fim de que se conhecerem e interagir, quando terão aulas extracurriculares com aulas presenciais e por videoconferências, através dos  Centros Regionais de Educação Aberta a Distância CRE@Ads. Cada cre@ad engloba municípios vizinhos num raio de até 60 km, que estarão ligados diretamente ao Ne@ad – Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Rede-UFES),  sediado no Campus de Goiabeira.

     6 - PÚBLICO – ALVO:

     561.096 (ensino fundamental) + 158.427 (ensino médio) = 719.523. Pela lei da probabilidade, estatística internacional,  3% dessas crianças e adolescentes – 21.585 - seria constituída de altas habilidades/superdotados.                         

 

MATRÍCULA NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO POR REDE – 2005


Rede
Ensino Fundamental



Ensino Médio

8 anos


9 anos
Total Geral


 1ª a 4ª
5ª a 8ª
Total
 1º ao 5º


Estadual
79.046
96.914
175.960

175.960
126.362
Federal





3.151
Municipal
176.158
132.836
308.994
11.934
320.928
1.156
Privada
31.359
32.849
64.208

64.208
27.758
Total
286.563
262.599
549.162
11.934
561.096
158.427
Fonte: Censo Escolar – 2005 - SEDU/GEIA/SEE



M7 – relatórios/05 – MAT_EF_EM_REDE_05



Data: 10/04/06





Jcsaportes/jcsaportes






                                    7 -  Em cada uma das 13 cidades - pólo do Estado: Vitória, Vila Velha, Linhares, Montanha, Barra do São Francisco, Nova Venécia, São Mateus, Colatina, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Guaçuí, Alegre e Cachoeiro de Itapemirim, haverá  uma unidade do CEDET – Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento para dar continuidade ao trabalho, acompanhando e apoiando as crianças e adolescentes identificados, após o levantamento.
                                               8 – Nessas cidades – pólo, também serão organizados núcleos da ASPAT – Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento.
                                   

THEODIANO BASTOS

Presidente do CEPA – Círculo de Estudo, Pensamento e Ação


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