1 — PROJETO
CAÇA-TALENTOS : CAPACITAÇÃO DE DOCENTES NOS 78
MUNICÍPIOS DO ESPIRITO SANTO, COM O OBJETIVO DE
DESCOBRIR QUEM, QUANTOS SÃO E AONDE ESTÃO AS CRIANÇAS (A PARTIR DOS SETE
ANOS) E ADOLESCENTES COM ALTAS HABILIDADES/SEUPERDOTADOS
NO ESTADO.
— Pela lei da probabilidade e estatística
internacional, 21.585 — dessas crianças e adolescentes do Estado seria constituída de altas
habilidades/superdotados, isto é: ENSINO
FUNDAMENTAL – 16.832 ( 3% de
561.096) ENSINO MÉDIO – 4.752 (3% de 158.427).
3 – APESAR DA RELEVÂNCIA DO PROJETO CAÇA-TALENTOS., CUJA NECESSITADE DE
REALIZAÇÃO É INQUESTIONÁVEL,TANTO PELA RESPONSABILIDADE SOCIAL, PORQUANTO HÁ O
RECEIO DE DESPERDÍCIO DE TALENTOS OU DE
VER ESSES TALENTOS DESPERDIÇADOS OU DIRECIONADO À VIOLÊNCIA E À MÁ CONDUTA.
4 - MINUTA DO PREJETO
CAÇA-TALENTOS.
Elaborado pela Profa. Dra. ZENITA
CUNHA GUENTHER para Formação de Professores, EM TODO O ESTADO DO ESPIRITO
SANTO, COM AULAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA ATRAVÉS DO NE@AD – Núcleo de
Educação Aberta e a Distância da UFES.
A Profª Zenita Guenther é
Ph.D em Psicologia da Educação pela Universidade da Flórida – EUA, psicóloga, Mestre
em Orientação e Aconselhamento Psicológico, Professora Adjunta aposentada da
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e da UFLA – Universidade Federal de
Lavras - MG, atuando através do CEDET – Centro para Desenvolvimento do
Potencial e Talento de Minas Gerais.
Pertence ao Conselho
Mundial para Crianças Superdotadas (EUA) e Conselho Europeu para Capacidade
Elevada – ECHA, autora de 15 livros, entre os quais Capacidade e Talento – Um programa para a Escola e Educando os
mais Capazes, em parceria com Joan Freeman, conforme cópia de folder
também em anexo, Desenvolver
Capacidades e Talentos – Um conceito de Inclusão, dentre
outros.
Formação de Professores
Organização Geral:
O Curso está organizado
em quatro áreas temáticas, especificadas em Unidades de Conteúdo Programático.
Professores poderão tanto assumir toda a área como unidades especificadas em
uma ou mais áreas. O Plano de Curso
desenvolvido pelo professor para cada Unidade deverá conter, alem de ementa,
conteúdo programático, atividades previstas e bibliografia básica – um guia de
orientação para o aluno continuar o estudo com orientação à distância, conforme
disponibilizado pela tecnologia da Universidade.
Talvez pudesse se pensar nessa
organização geral disponibilizando um Manual do Aluno que indique:
1.
Temas, Assuntos e Matéria a ser veiculada em exposição e discussão, no
momento de encontro “Professor –
alunos”.
2.
Orientação para estudo
independente, com bibliografia específica e explicações complementares.
3. Tarefas, atividades, algum veiculo
de expressão ao aluno para documentar sua produção, aprendizagem, dúvidas e
questões. Esse material do aluno poderia constituir a base para avaliação de
produtividade no curso.
Sugestão
de Organização Curricular
1.
Educação Especial para
Dotados e Talentosos – Princípios e bases
30 horas
Nessa área são construídas algumas bases de conhecimento
sobre o tema, estudos mais significativos, situação da legislação, estudo sobre
a natureza e diversificação de capacidades e talentos, e estudos de caracterização dos alunos
dotados, como “um grupo especial”, na escola e na família. Cada área poderia trabalhar com uma carga
horária de 10 horas-aula.
Unidades de Conteúdo:
Dotação, Capacidade e Talento – conceitos
básicos e situação atual;
Diversificação, domínios e raízes do potencial humano;
A criança e
adolescente dotado - Caracterização e atributos.
2. Desenvolvendo Capacidades e Talentos - 30 horas-aula.
Nessa
área, também com 3 unidades de 10 horas, avançamos para estudo de medidas no
âmbito educacional, estudando os
princípios do recrutamento e localização das crianças sinalizando potencial
superior na população escolar, medidas organizacionais utilizadas para
programas especiais apropriados nas escolas, e bases teóricas das duas grandes
avenidas para educação especial aconselhadas em nossos meios:aceleração e
enriquecimento.
Identificação e reconhecimento do talento -
Programas
específicos nas escolas – organização e
estrutura -
Aceleração
e enriquecimento curricular –
3. Metodologia de
Educação Especial para dotados e talentosos
- 50 horas-aula
Cada
unidade procura aprofundar conceituação, bases teóricas, dinâmica de
funcionamento e caracterização de estratégias metodológicas (podem ser
sugeridas outras, e até diferenciar a carga horária, etc. Essa parte vai
depender inteiramente dos organizadores do curso, dos professores que forem
recrutados, e mesmo do ideário local sobre o assunto).
Sugerimos
para início de conversa:
Agrupamento e atividades grupais verticais
Plano
Individual de Trabalho
Introduzindo
diferenciação na sala de aula
Criatividade
e pensamento criador na escola
Estimulando
a inteligência pelo trabalho escolar
4. Organização e dinamização de um centro de
enriquecimento – 30 horas aula
Se de fato estivermos caminhando para
a instalação do CEDET em cidades
variadas, eu posso tomar essa área e trabalhar com ela.
Ideário e Metodologia do CEDET
-
Desenvolvimento e organização pedagógica
Dinamização do projeto educativo
Bibliografia básica
Estou
iniciando a bibliografia com os meus livrinhos, por serem disponíveis - por
favor vão agregando os outros, preferencialmente que possam ser encontrados com
facilidade pelos professores, ou disponibilizados pelo menos na biblioteca daa
universidade para consulta aos alunos.
Guenther, Z. (2006)
Capacidade e Talento – Um Programa para a Escola - EPU – Ed. Pedagógica Universitária, S. P.
Guenther, Z. (
2000 ) – Desenvolver Capacidades e Talentos – Um conceito de Inclusão
Editora Vozes, Petrópolis, R.J.
Freeman, J. e Guenther, Z. (
2000 ) Educando os mais capazes – idéias e ações comprovadas, EPU – Ed. Pedagógica Universitária, S. P.
5 – O PROJETO
CAÇA-TALENTOS TEM COMO OBJETIVOS: a) Capacitar os docentes do
Estado, mediante curso com 140 horas de aulas presenciais e por
videoconferência nas treze cidades - pólos do Estado, como sejam: Cachoeiro de
Itapemirim, Guaçuí, Alegre, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Vitória, Santa
Teresa, Linhares, Colatina, São Mateus, Nova Venécia, Barra do São Francisco,
Montanha, com certificado, com o objetivo de identificar, acompanhar e apoiar
os estudantes do ensino fundamental – a partir dos sete anos e do ensino médio,
nos 78 municípios do Espírito Santo.
Quem são? Quantos
são? Aonde estão as crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotados?
b) Após serem
identificados, essas crianças serão entrevistadas por psicólogos e pedagogos,
mas continuarão estudando na mesma escola e se reunirão periodicamente nas
cidades – pólos, a fim de que se conhecerem e interagir, quando terão aulas
extracurriculares com aulas presenciais e por videoconferências, através dos Centros Regionais de Educação Aberta a
Distância CRE@Ads. Cada cre@ad
engloba municípios vizinhos num raio de até 60 km, que estarão ligados
diretamente ao Ne@ad – Núcleo de Educação Aberta e a
Distância (Rede-UFES), sediado no Campus
de Goiabeira.
6 - PÚBLICO – ALVO:
561.096 (ensino fundamental) + 158.427 (ensino médio) = 719.523. Pela lei da probabilidade, estatística internacional, 3% dessas crianças e adolescentes – 21.585 - seria constituída de altas habilidades/superdotados.
MATRÍCULA NO ENSINO FUNDAMENTAL E
ENSINO MÉDIO POR REDE – 2005
|
|
|
||||
Rede
|
Ensino Fundamental
|
|
|
|
Ensino Médio
|
|
|
8 anos
|
|
|
9 anos
|
Total Geral
|
|
|
1ª a 4ª
|
5ª a 8ª
|
Total
|
1º ao 5º
|
|
|
Estadual
|
79.046
|
96.914
|
175.960
|
|
175.960
|
126.362
|
Federal
|
|
|
|
|
|
3.151
|
Municipal
|
176.158
|
132.836
|
308.994
|
11.934
|
320.928
|
1.156
|
Privada
|
31.359
|
32.849
|
64.208
|
|
64.208
|
27.758
|
Total
|
286.563
|
262.599
|
549.162
|
11.934
|
561.096
|
158.427
|
Fonte: Censo Escolar – 2005 -
SEDU/GEIA/SEE
|
|
|
|
|||
M7 – relatórios/05 – MAT_EF_EM_REDE_05
|
|
|
|
|||
Data: 10/04/06
|
|
|
|
|
|
|
Jcsaportes/jcsaportes
|
|
|
|
|
|
7 -
Em cada uma das 13 cidades - pólo do Estado: Vitória, Vila Velha,
Linhares, Montanha, Barra do São Francisco, Nova Venécia, São Mateus, Colatina,
Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Guaçuí, Alegre e Cachoeiro de
Itapemirim, haverá uma unidade do CEDET – Centro para o Desenvolvimento do
Potencial e Talento para dar continuidade ao trabalho, acompanhando e
apoiando as crianças e adolescentes identificados, após o levantamento.
8 –
Nessas cidades – pólo, também serão organizados núcleos da ASPAT – Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento.
THEODIANO BASTOS
Presidente
do CEPA – Círculo de Estudo, Pensamento
e Ação
Nenhum comentário:
Postar um comentário