sábado, 3 de janeiro de 2026

MADURO FOI CAPTURADO E LEVADO ALGEMADO PARA OS ESTADOS UNIDOS


O ex-ditador da Venezuela Nicolás Maduro é levado algemado por militares e policiais americanos. 

   Por THEODIANO BASTOS

Trump confirma ataque à Venezuela e diz que Maduro foi capturado; o que se sabe

Segundo um senador americano, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que o líder venezuelano foi preso para enfrentar um julgamento nos EUA.

Na rede social Truth Social, o presidente dos Estados UnidosDonald Trump, afirmou que o país realizou um ataque de grande escala contra a Venezuela e que o presidente Nicolás Maduro foi capturado, junto com sua esposa, e retirado do país por via aérea.

Segundo Trump, a operação foi conduzida em conjunto com forças de segurança americanas. Ele disse ainda que mais detalhes seriam divulgados posteriormente e anunciou uma coletiva de imprensa para as 11h (horário local; 13h em Brasília), em Mar-a-Lago, propriedade do presidente no estado da Flórida.

Presidente americano não informou, no entanto, para onde o líder venezuelano foi levado nem sob qual base legal ocorreu a captura

'O céu ficou vermelho': moradores relatam explosões e pânico durante ataque dos EUA na Venezuela

Vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez pede 'prova de vida' de Maduro aos EUA Explosões foram ouvidas e fumaça pôde ser vista subindo sobre a capital venezuelana, Caracas, na madrugada deste sábado.

Vídeos gravados por moradores mostravam colunas de fumaça e detonações, além de algumas aeronaves voando a baixa altitude.

Várias áreas de Caracas ficaram sem energia elétrica, segundo relatos de moradores e de jornalistas que colaboram com a BBC Mundo.

As explosões começaram a ser ouvidas pouco depois das 2h deste sábado em locais como a base aérea de La Carlota, em Caracas, e em áreas próximas.

Antes do post de Donald Trump afirmando a 'captura' de Maduro, o governo da Venezuela havia denunciado o ocorrido como uma "agressão militar" dos Estados Unidos.

"A República Bolivariana da Venezuela rejeita, repudia e denuncia perante a comunidade internacional a gravíssima agressão militar perpetrada pelo atual Governo dos Estados Unidos da América contra o território e a população venezuelanos, nas localidades civis e militares da cidade de Caracas, capital da República, e nos estados Miranda, Aragua e La Guaira."

SAIBA MAIS EM: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cm2403jvm03o - https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-confirma-ataque-dos-eua-a-venezuela-e-diz-que-maduro-foi-capturado/ E https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2026/01/03/trump-confirma-ataque-a-venezuela-e-diz-que-maduro-foi-capturado.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário