Por THEODIANO BASTOS
ALTERAÇÃO DE IMAGENS, efeitos perversos do mau uso da inteligência artificial
Alunos do tradicional colégio católico Santo Agostinho no Rio, manipularam as imagens de 20 alunas de 14 e 16 anos com falsos nudes por meio de aplicativos que usam a inteligência artificial e espalharam na escola e nas redes sociais.
Também usando aplicativos da IA, a Internet Watch Fundation divulgou relatório em que afirma ter encontrado, em sites no Reino Unido, quase 3 mil imagens modificadas de crianças reais que eram “despidas” e retratadas em situações de abusos sexuais e pedofilia. As vítimas tinham 10 anos, incluindo algumas menores de 2 anos.
Também foram vítimas celebridades como Taylor Swift, Gal Gadot: “mulher maravilha”, Emma Watson, Scarlet Johasson, Isis Valverde, entre outras.
Ninguém escapa do mau uso da Inteligência Artificial.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Baden, por exemplo, assustou-se com a qualidade de um vídeo em que ele aparece dando declarações que jamais fez.
É preciso criar padrões para a segurança e privacidade no uso da IA - inteligência Artificial
A inteligência artificial é classificada como um risco potencialmente catastrófico e sugeriram a criação de um modelo de colaboração internacional a respeito do assunto, sugeriram autoridades.
O principal motivo é a popularização das IAs personalizáveis, que ganhou público a partir do lançamento do ChatGPT e a Anna.IA, desenvolvida por Bertozzi e Gabriel Gava, especialista em inteligências artificiais, já recebeu propostas de diferentes legendas. A ferramenta é uma inteligência artificial que gera outras IAs que tem a vantagem de funcionar dentro do Whatsapp, um aplicativo popular e fácil de usar, dispensando desenvolvedores.
SAIBA MAIS EM: https://veja.abril.com.br/economia/bernard-appy-e-o-convidado-desta-sexta-em-live-de-veja/ E O impacto da inteligência artificial nas eleições de 2024 | VEJA (abril.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário