terça-feira, 27 de junho de 2023

CIÊNCIA COMO MISSÃO DE VIDA 4

 


Por THEODIANO BASTOS

Lembro que um dia que o amigo Caetano, rigoroso professo de Matemática do Colégio Santo Antônio em Nanuque/MG, ao encontrar-me na rua me disse: Seu filho vai longe. Foi o único aluno que só tira nota 10 nos exames.  

Teodiano Filho, tem uma mente brilhante, aos 16 anos, sem fazer cursinho, Teodiano Freire Bastos passa no concorrido vestibular de Engenharia Elétrica da UFES e deixou o convívio com os pais em Nanuque/MG para morar   Vitória/ES e estudar na UFES e já primeiro ano era monitor de Cálculo II, isto é já ensinava os colegas a matemática.

Aos vinte e dois Anos se formava em Engenharia Elétrica, aos 26 Já tinha Mestrado e aos 28 era Doutor em Física Aplicada Robótica, pela Universidade  Complutense de Madri, com a mais alta distinção, diploma assinado por Juan Carlos I, Rei da Espanha. E antes de ser professor da UFES, deu aulas na USP, no curso de mecatrônica.     

Ph.D. em Física Aplicada II Robótica, hoje é um cientista de renome internacional, pesquisador nível 1 do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e já foi até convidado para apresentar seu trabalho na famosa Cambridge University na Inglaterra.                                   

Com foco na NEUROCIÊNCIAS, passará 300 dias em 2023 fora do lar, em andanças pelo Brasil e exterior. Mas continua a dar aulas no curso de Doutorado na UFES por vídeos conferências. Com disciplina, prepara provas e corrige   

No Brasil, foi contratado pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) (Instituto Santos Dumont - ISD), para dar um curso na Grande Natal-RN.                 

 Mas durantes todo esse tempo que está fora continua dando aulas virtuais na UFES e corrigindo provas. Uma vida bem estressante, mas que ele enfrenta sem danos à saúde, pois administra bem o limite de atenção e o alcance de controle.    

Em seguida, a convite do Secretário de Ciências da Argentina para ser palestrante em um congresso de ciência e tecnologia em San Juan, Argentina.

De San Juan foi para a Toronto/Canadá para ficar por duas semanas na Toronto Metropolitan University em pesquisa e coorientação. De Toronto viajou para Singapura via Nova Iorque e Tokio a fim de chegar na ilha de Batan, uma viagem longa e muito cansativa.

É em Batan que fica a empresa LabTech, fabricante de equipamentos tecnológico para o futuro, com sede no Reino Unido. Na LabTech sua tarefa é de assessoria técnica-científica para aprovação do envio dos equipamentos para a Universidade Salesiana do Equador que adquiriu esses dez equipamentos por 120 mil dólares. 

Batam é uma pequena ilha no arquipélago Riau da Indonésia, no Mar do Sul da China que fica cerca de 20 km a sul-sudeste de Singapura, A ilha é uma zona de comércio livre, com vários portos agitados, a uma distância curta de barco de Cingapura. O local também é conhecido por suas praias, pela vida noturna e pelos shoppings com lojas duty-free. A agitada Nagoya é a principal cidade de Batam ― Google  

AVC, INVENTOS PARA MITIGAR SEQUELAS

Com recursos da FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, par comprar equipamentos, do CNPq custeando a viagem e o governo do Japão custeado a estadia, Inventos do Cientista TEODIANO BASTOS FILHO, da UFES, prossegue no aprimoramento de seus inventos, que consistem numa toca com eletrodos para mitigar sequelas do AVC, já em teste, com patente requerida no Brasil e na Indonésia, pois também, tem parceria com a LABTECH INTERNACIONAL, de Batan na Indonésia, ao lado de Singapura e agora faz experimentos em um exoesqueleto nas mãos adquirido na China.                                               

Para poupar recursos, não se hospeda em hotéis, mas nas residências universitárias como fez em Toronto, Canadá e agora em Kukamoto no Japão.

"Primeiro dia em Kumamoto e já tenho carteira de residência estrangeiro e seguro de saúde japonês emitida pela prefeitura da cidade! Aqui as coisas são muito rápidas", disse.                                                           SAIBA MAIS EM:  https://teodianobastoslab.net/ E https://biotecnologia.ufes.br/pt-br/felicita%C3%A7%C3%B5es-ao-prof-teodiano - https://www.google.com/search?q=Instituto+Internacional+de+Neuroci%C3%AAncias+Edmond+e+Lily+Safra&oq=Instituto+Internacional+de+Neuroci%C3%AAncias+Edmond+e+Lily+Safra&aqs=chrome..69i57.1937j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8 - https://teodianobastoslab.net/ - e http://institutosantosdumont.org.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário