domingo, 27 de julho de 2025

O ZAAP É UM PERIGO NAS RELAÇÕES FAMILIARES, PRINCIPALMENTE COM OS IDOSOS

 

                                             

                                  Por THEODIANO BASTOS

Antes as comunicações eram por cartas, depois pelo telefone e com o advento do celular e computador passo para as redes sociais, principalmente pelo Zaap. E como tudo na vida, pode ser usado para o Bem ou para o Mal. Um bisturi nas mãos de um cirurgião sal vidas e nas mãos de um criminoso serve para matar contando uma artéria.

O ZAAP É UM PERIGO NAS REALAÇÕS HUMANAS?

Sim, o WhatsApp pode ser um perigo para as relações humanas, especialmente quando usado em excesso ou de forma inadequada. Embora seja uma ferramenta útil para comunicação, o uso excessivo pode levar ao isolamento social, dificuldade de comunicação interpessoal, e até mesmo problemas de saúde mental e física. 

E os idosos são as maiores vítimas pela fragilidade emocional

Franqueza é dizer tudo que sente e sinceridade é pensar em tudo que diz

As redes sociais têm um impacto profundo nas relações humanas, tanto positivo quanto negativo. Elas facilitam a comunicação e a conexão com pessoas distantes, mas também podem levar ao isolamento, comparação social e problemas de saúde mental. O uso excessivo pode prejudicar relacionamentos, especialmente em contextos românticos, e criar dependência digital

Tudo é muito rápido, digita e envia sem refletir e aí está o perigo

Quais os riscos de usar o WhatsApp?

Dados enviados pelo WhatsApp podem ser vulneráveis a ataques cibernéticos e interceptações, expondo tanto a identidade do denunciante quanto detalhes sigilosos. Além disso, a falta de criptografia ponta a ponta em grupos pode colocar em risco a confidencialidade das denúncias, sujeitando-as a acessos não autorizados.

 

 

sexta-feira, 25 de julho de 2025

O dia mais importante da minha vida

 


                                          O dia mais importante da minha vida

"O dia mais importante da minha vida foi aquele em que, recordando todos os meus erros, achei que já chegara a hora de procurar uma nova maneira de ser útil ao próximo, de dar novo rumo às minhas relações humanas. Que era que eu tinha feito senão satisfazer os meus desejos, o meu egoísmo? Podia ser considerada uma criatura boa apenas porque não matava, porque não roubava, porque não agredia? A bondade não deve ser uma virtude passiva. No dia em que eu achei Deus, encontrei a paz para mim e ao mesmo tempo percebi que de certa maneira não haveria paz para mim. Descobri que a paz interior só se conquista com o sacrifício da paz exterior. Era preciso fazer alguma coisa pelos outros. O Mundo está cheio de sofrimento, de gritos de socorro. Que tinha eu feito até então para diminuir esse sofrimento, para atender a esses apelos? Eu via em meu redor pessoas aflitas que, para se salvarem, esperavam apenas a mão que as apoiasse, nada mais que isso. E Deus dera-me duas mãos. Pensei tudo isso numa noite de insônia. Quando o dia nasceu, senti que tinha nascido de novo com ele."

Trecho do livro “Olhai os Lírios do Campo”, de Érico Veríssimo

 

domingo, 20 de julho de 2025

ISRAEL EM GAZA, 70% DAS CONSTRUÇÕES SÃO ESCOMBROS

  Por THEODIANO BASTOS

Demolições sistemáticas de Israel transformam Gaza em escombros, com pelo menos 70% das construções destruídas

Destruição em larga escala evidencia mudança de estratégia militar israelense e levanta questionamentos sobre os limites das ofensivas em zonas de conflito

O cenário é de terra arrasada. Tel al-Sultan era um dos bairros mais vibrantes da cidade de Rafah, na Faixa de Gaza. Suas ruas densamente povoadas abrigavam a única maternidade da cidade e um centro de atendimento a crianças órfãs. Imagens de satélite, porém, mostram, em 13 de julho deste ano, prédios demolidos e quarteirões inteiros devastados, em uma "destruição planejada". A maternidade é um dos poucos prédios que ainda estão de pé em Tel al-Sultan. No início da guerra, a maior parte da destruição de edifícios foi causada por bombas ou estruturas minadas. Agora, a destruição tem sido controlada e realizada por meios mecânicos, com empresas privadas e profissionais contratados pelo Ministério da Defesa de Israel, segundo o jornal israelense Haaretz e a rede britânica BBC.

De acordo com um mapeamento feito em meses recentes por Adi Ben-Nun, diretor do Centro de Sistemas de Informação Geográfica da Universidade Hebraica, encomendado pelo Haaretz, cerca de 160 mil construções – cerca de 70% de todas as estruturas do enclave – sofreram danos severos (pelo menos 25% estão totalmente destruídos), tornando-as inabitáveis.

Segundo seu mapeamento, feito com base em imagens de satélite de Gaza usando um algoritmo para avaliar a escala da destruição, Rafah — que abrigava cerca de 275 mil habitantes antes da guerra — teve aproximadamente 89% de suas construções completa ou parcialmente destruídas. Os dados mostram que, desde abril, uma média de 2 mil construções foram destruídas em Rafah, no sul do enclave, a cada mês.

Outra análise dos danos, realizada pelos acadêmicos Corey Scher e Jamon Van Den Hoek, também descobriu que a destruição em Gaza, desde abril, concentrou-se mais na região de Rafah. Segundo a BBC, explosões controladas, escavadeiras e tratores destruíram áreas inteiras. Nas últimas semanas, o governo israelense revelou planos para construir o que chamou de "cidade humanitária" sobre as ruínas de Rafah, sugerindo concentrar 600 mil palestinos na região, sem direito a deixar o local, que seria cercado por militares — plano apontado pelo ex-primeiro-ministro de Israel Ehud Olmert como algo que configuraria um "campo de concentração".

FONTE: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/07/19/demolicoes-sistematicas-de-israel-transformam-gaza-em-escombros-com-pelo-menos-70percent-das-construcoes-destruidas.ghtml

terça-feira, 15 de julho de 2025

O QUE DIFENCIA UMA PESSOA DA OUTRA?

 

  

                                              Por THEODIANO BASTOS

O ser humano é multifacetado e não é fácil diferenciar uma pessoa da outra.

As pessoas são diferentes umas das outras em inúmeros aspectos, desde características físicas, como altura e cor dos olhos, até traços de personalidade, como introversão ou extroversão, e valores morais, como honestidade e generosidade. Além disso, as experiências de vida, o ambiente cultural e social em que crescemos, e as escolhas que fazemos ao longo da vida também moldam quem somos e nos diferenciam dos outros. 

Em psicologia, as diferenças individuais referem-se às características únicas que distinguem uma pessoa da outra, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais e até genéticos. Essas diferenças são estáveis ao longo do tempo e em diferentes situações, influenciando a forma como cada indivíduo pensa, sente e age. 

Diversos fatores nos tornam diferentes. São eles, a personalidade, o comportamento, as atitudes, as características físicas, o meio cultural em que estamos inseridos, impressões digitais únicas, o caráter, entre outras características.

O que nos diferencia das outras pessoas são nossos sentimentos, nossos pensamentos e claro, nossas atitudes.
devemos demonstrar cada sentimento, seja ele qual for, pois somos tudo que sentimos.
Não deixe o medo, a insegurança ou até mesmo a vergonha esconder o que e quem você realmente é!.

O que diferencia você de outras pessoas?

Resposta. Existem muitos aspectos que diferenciam as pessoas umas das outras, incluindo características físicas, personalidade, história de vida, habilidades, interesses, opiniões e valores. Cada indivíduo é único e tem sua própria combinação de características que os tornam únicos.

Quais são os aspectos que diferenciam as pessoas umas das outras?

As pessoas se diferenciam umas das outras por um conjunto de características que fazem parte de um todo complexo, dinâmico e multideterminado por fatores biológicos e psicológicos, além de fatores ambientais e culturais.

O que diferencia uma pessoa da outra?

As principais características que nos diferenciam das outras pessoas são: gostar ou não de conversar, gostar ou não de ajudar; ser risonha ou não; ser calma ou nervosa; ser atenciosa ou não se preocupar com os outros; ser séria ou alegre; falar alto ou falar muito baixo; praticar ou não esportes; gostar de filmes e por ai vai...

Fontes: https://www.sciencedirect.com/topics/psychology/individual-differences -https://www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/o-que-diferencia-voce-de-outras-pessoas E https://www.google.com/search?q=pssicologia%2C+o+que+diferencia+uma+pessoa+da+outra%3F&oq=pssicologia%2C+o+que+diferencia+uma+pessoa+da+outra%3F&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIJCAEQIRgKGKAB0gEJMjA0OTVqMGo3qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8

segunda-feira, 14 de julho de 2025

TRUMP CAUSA PÂNICO NA ECONOMIA MUNDIAL

 

Por THEODIANO BASTOS

Os Estados Unidos foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil e em 200 anos nunca tem um atrito tão sério.  Taxa em 50% as importações do Brasil, a maior taxa em todo o mundo.

“Megalomaníaco” “gangster” e “mafioso” são os adjetivos que se referem a Trump circula pelas redes sociais.

É um tiro no pé, logo, logo o povo americano sentirá os efeitos desatino de Trump: Uma recessão econômica é um período de queda na atividade econômica de um país, geralmente caracterizada por dois ou mais trimestres consecutivos de declínio do Produto Interno Bruto (PIB). Isso pode levar a um aumento do desemprego, queda na renda e diminuição do consumo, dizem renomados economistas  

Paul Krugman, vencedor do Nobel de Economia, descreve carta de Donald Trump como ‘perversa’ e ‘megalomaníaca’

Paul Krugman, vencedor do Nobel de Economia, descreve carta de Donald Trump como ‘perversa’ e ‘megalomaníaca’

Em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, Krugman afirmou que as tarifas são uma política econômica e não podem ser usadas para intimidar ou fazer chantagem com outros países.

Krugman foi por muito tempo colunista do jornal americano “The New York Times”. Hoje, é professor da City University de Nova York. O Jornal Nacional conversou com ele com exclusividade. Krugman afirma que ficou impressionado com a carta publicada por Donald Trump. Ele diz que as tarifas são uma política econômica e não podem ser usadas para intimidar ou fazer chantagem com outros países. Neste caso, estimular o Brasil a abandonar a democracia.

Krugman defende que Donald Trump vê o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro como algo que poderia ter acontecido com ele mesmo e que ainda pode acontecer, se a política retomar a sanidade, diz o economista. Ele se refere às semelhanças entre o que aconteceu nos Estados Unidos - a invasão do Congresso em 6 de janeiro de 2021 - e no Brasil, em 8 de janeiro de 2023.

Krugman afirma que, historicamente, os Estados Unidos usaram políticas comerciais para fins políticos, porque o país acreditava que estimular o livre comércio era uma forma de promover a paz e fortalecer a democracia. Mas, segundo ele, o que está sendo feito agora nunca foi feito em tempos modernos. A soberania nacional de outro país nunca estava na mesa de negociações comerciais.

O Nobel de Economia descreve a ação de Donald Trump como perversa e megalomaníaca, porque vai contra um país de mais de 200 milhões de habitantes. Ele avalia que o presidente americano exagera a importância dos Estados Unidos no mercado global e destaca que outros gigantes, como a China e a União Europeia, são grandes parceiros do Brasil.

Quando perguntado sobre o que faria no lugar do governo brasileiro, ele diz que deveria ser aplicada a ideia de reciprocidade: impor aos Estados Unidos a mesma tarifa imposta ao Brasil:

FONTE: https://veja.abril.com.br/coluna/murillo-de-aragao/trump-turbina-campanha-de-lula/ E https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/07/10/paul-krugman-vencedor-do-nobel-de-economia-descreve-carta-de-donald-trump-como-perversa-e-megalomaniaca.ghtml

domingo, 13 de julho de 2025

PORNOGRFIA, DO PRAZER AO APRISIONAMENTO: É UM PROBLEMA QUE DESTRÓI VIDAS

 

                                              Por THEODIANO BASTOS

Culpa, vergonha e solidão. O uso problemático da pornografia é um perigo que assola homens e mulheres, trazendo sérios prejuízos físicos e mentais. O Brasil é o sétimo maior consumidor de conteúdos adultos do mundo

No silêncio do quarto, nas luzes apagadas. "Fique tranquilo, ninguém está vendo" é o que aquela voz interior costuma dizer. Um, dois, três, quatro vídeos. Assim, horas se passam e os dias ganham forças contrárias. Nas relações interpessoais, os afetos se perdem. Dentro de si, sentimentos de culpa, solidão e vergonha. Isso é o que acontece quando o consumo compulsivo de pornografia acaba destruindo vidas e trazendo sérios prejuízos psicológicos àqueles que não conseguem se distanciar desse universo.

De fato, não é novidade que tais danos existam, apesar de serem pouco abordados e, em muitos momentos, não validados ou encarados com a seriedade necessária. Mas, sim, eles estão à espreita esperando o instante certo de se instalar. Segundo o relatório de 2024 do Pornhub Insights, plataforma de conteúdo adulto, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking entre os países que mais consomem pornografia no mundo. Tanto nacional quanto mundialmente, os homens são os que mais passam horas assistindo a esse tipo de material.

Contudo, a pesquisa, que é feita anualmente, observou um crescimento entre o público feminino, que registrou um percentual de 38% em relação aos acessos globais da plataforma — estatística maior que a de 2014, por exemplo, quando o índice era de 24%. Em território brasileiro, essa soma acompanha o crescimento global. Ainda existe carência de pesquisas mais aprofundadas sobre o tema na comunidade científica.

Psiquiatra e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Thiago Henrique Roza destaca que a pornografia pode, realmente, causar dependência — termo correto para empregar quando estiver correlacionado ao consumo em excesso.

 "Essa é a expressão que usamos, mais tecnicamente, porque vício remonta, de certa forma, uma questão de fracasso moral. Sabemos que é uma doença, com um processo patológico, por isso chamamos de dependência", explica. E o uso problemático, segundo Thiago, nasce com o prazer e a gratificação sexual desse momento em que o indivíduo e as telas se conectam, especialmente se houver excesso e compulsão.

FONTE: https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2025/07/7196070-do-prazer-ao-aprisionamento-a-pornografia-e-um-problema-que-destroi-vidas.html

quinta-feira, 10 de julho de 2025

GUERRA COMERCIAL, TRUMP TAXA EM 50% AS EXPORTAÇÕES DO BRASIL PARA OS ESTADOS UNIDOS

 

 Por THEODIANO BASTOS

Tarifa de 50%: Brasil enfrenta a maior taxa entre países notificados por Trump; veja lista

'O que Trump está fazendo é coisa de gângster', diz ex-chanceler brasileiro

Para Aloysio Nunes, que foi ministro das Relações Exteriores no governo Temer, Lula fez bem ao devolver a carta de Trump: 'é como mandar ele lamber sabão'

O ex-chanceler brasileiro Aloysio Nunes, que comandou o Ministério das Relações Exteriores no governo de Michel Temer, afirmou ao GLOBO que a ofensiva do presidente americano Donald Trump contra o Brasil “é coisa de gângster”. Na visão de Nunes, que cumpre funções na Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex), em Bruxelas, “o governo brasileiro deve reagir com firmeza, aplicando a Lei da Reciprocidade, aprovada recentemente no Congresso”.

— O fundo da questão não é comercial, é política. Não há argumento comercial que justifique essa ação do Trump — diz o ex-chanceler.


Republicano iniciou o envio de cartas a líderes globais na segunda-feira (7/7). De forma geral, Trump definiu taxas mínimas sobre produtos importados, que variam entre 20% e 50%, a depender do país, com validade a partir de 1º de agosto.

tarifa de 50% anunciada nesta quarta-feira (9/7) por Donald Trump sobre produtos brasileiros é a mais alta entre as novas taxas divulgadas até agora pelo presidente dos Estados Unidos.

Na segunda-feira, o republicano iniciou o envio de cartas informando as tarifas que os países terão de pagar a partir de 1º de agosto caso não firmem um acordo comercial com os EUA. No primeiro dia, 14 nações receberam os comunicados.

segunda leva de cartas foi enviada nesta quarta-feira (9/7). Ao todo, oito países foram notificados: Argélia, Brasil, Brunei, Filipinas, Iraque, Líbia, Moldávia e Sri Lanka.

De forma geral, Trump definiu tarifas mínimas sobre produtos importados, que variam entre 20% e 50%, a depender do país, com validade a partir de 1º de agosto.

Entre as 22 nações já comunicadas, o Brasil ficou com a taxa mais alta.

Carta ao Brasil teve teor político e citou Bolsonaro

Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na qual justifica a elevação da tarifa sobre o Brasil, Trump citou Jair Bolsonaro (PL) e disse ser "uma vergonha internacional" o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF). (veja a íntegra do documento no fim desta reportagem)

Após o anúncio, o presidente Lula afirmou que o Brasil "não aceitará ser tutelado por ninguém" e que o aumento unilateral de tarifas sobre exportações brasileiras será respondido com base na Lei da Reciprocidade Econômica.

SAIBA MAIS EM: https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/07/10/tarifa-de-50percent-brasil-taxa-cartas-trump.ghtml - https://oglobo.globo.com/blogs/janaina-figueiredo/noticia/2025/07/10/o-que-trump-esta-fazendo-e-coisa-de-gangster-diz-ex-chanceler-brasileiro.ghtml  -  https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/07/10/tarifa-de-50percent-brasil-taxa-cartas-trump.ghtml

domingo, 6 de julho de 2025

PESSOAS PERIGOSAS, TEM COMO IDENTIFICAR?

 

                               Por THEODIANO BASTOS

“Quem vê cara não vê coração” diz o adágio popular

Por isso é não difícil se identificar uma pessoa perigosa.

O adolescente de 14 anos que matou os pais e o irmão de 3 anos se inspirou em um jogo de terror para praticar os crimes, segundo a polícia. O game retrata um casal de irmãos em uma relação incestuosa que assassina os pais, tem personagens que foram citados pelo rapaz e por sua namorada, de 15 anos, como se fossem os pais dele-

Abraçada a ursinho, namorada de garoto que matou família choca em depoimento: “Nem chorou”

Outro fato que chamou a atenção foi o momento de depoimento da jovem investigada, na Delegacia de Água Boa (MT).  a adolescente de classe média foi ouvida ao lado da mãe, em uma sala especial da unidade policial.

Além do incesto, o jogo mostra assassinatos e cenas de canibalismo. Ambos os jovens foram apreendidos. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos adolescentes.

Os assassinatos ocorreram no sábado, 21, em Itaperuna, no Rio de Janeiro. O adolescente esperou a família dormir. Atirou nos pais e na criança, usando um revólver do pai. Depois, escondeu os cadáveres em uma cisterna.

O delegado Carlos Augusto Guimarães, da 143ª Delegacia de Itaperuna, que investiga o caso, diz que os adolescentes se referiam às vítimas usando nomes de personagens do game. "Eles não jogavam esse jogo, mas eram fãs e tinham acesso pelos canais da internet. É um jogo com conteúdos muito violentos", diz.

Conforme o delegado, algumas postagens dos adolescentes em seus perfis já faziam referências a conteúdos violentos do jogo. "Analisamos os perfis onde dá para perceber essa exposição de conteúdos violentos, inclusive o conhecimento de um filme que fala de assassinatos e mortes."

As conversas também revelam que o distanciamento entre eles, imposto pelos pais, incomodava o casal

SAIBA MAIS EM: https://www.metropoles.com/distrito-federal/na-mira/abracada-a-ursinho-namorada-de-garoto-que-matou-familia-choca-em-depoimento-nem-chorou  - https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2025/07/03/adolescente-que-matou-pais-e-irmao-se-inspirou-em-jogo-de-terror-da-internet-diz-policia.htm?cmpid=copiaecola