domingo, 27 de outubro de 2024

NEUROCIENTISTA TEODIANO BASTOS FILHO É PREMNIADO NA UNIVERSIDADE LATINOAMERICANA DO PANAMÁ PELA EXCELÊNCIA NO CURSO DE NEUROREABILITAÇÃO

 





A Universidade Latino-Americana do Panamá é uma instituição privada de ensino superior fundada em 1972. É considerada uma das instituições de ensino mais prestigiadas do Panamá. Tem 13.500 alunos, 105 programas e 5 sedes

Desde 2009, a Associação Panamenha de Engenharia Biomédica (APIB) foi criada como uma associação profissional que agrupa e representa a Engenharia Biomédica. É privada, sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa, e tem personalidade jurídica própria e independente. seus associados e plena capacidade para atuar na administração e alienação de seu patrimônio e no cumprimento de seus fins.

 Atualmente é constituída por associados biomédicos ativos a nível nacional, que tem como principal objetivo continuar a promover e promover a Engenharia Biomédica no nosso país.

O estudo utiliza sensores eletrônicos que, acoplados à cabeça do paciente, coletam sinais cerebrais gerados pelo ato de imaginar determinado movimento (eletroencefalograma). Os sinais captados induzem o movimento aos membros afetados pelo AVC por meio de um suporte robótico (exoesqueleto). Ao repetir muitas vezes essa atividade de imaginar o movimento e ter sua reprodução através do exoesqueleto, o cérebro então consegue encontrar caminhos alternativos que façam esse membro voltar a se mover.

 

sábado, 19 de outubro de 2024

50 REGRAS DE OURO PARA ASSUMIR O CONTROLE DE SUA VIDA

 

por José Luiz Tejon (Autor)

Não podemos culpar os outros pelos nossos fracassos. Para dar a volta por cima, devemos assumir o controlo da nossa vida, do nosso negócio, da nossa missão. Este livro é o resultado de muitas experiências reais que o autor testemunhou. É fruto da sua pesquisa e estudo, para servir como um orientador nas horas difíceis e um provocador nas alturas de estagnação da nossa vida. As escolhas que fazemos no dia-a-dia decidem o percurso da nossa vida. Não podemos esperar que o mundo decida por nós. As 50 regras de ouro oferecidas neste livro vão ajudar o leitor.

1. Nunca aperte a mão a ninguém sem ficar de pé.

2. Numa negociação, nunca faça a primeira oferta.

3. Se confiam em você um segredo, guarde-o.

4. Se te emprestarem um carro, devolva com o tanque cheio.

5. Faça as coisas com paixão ou não faça de todo.

6. Quando apertares a tua mão, torna-a firme e olha essa pessoa nos olhos.

7. Viva a experiência de viajar sozinho.

8. Nunca recuse um comprimido de hortelã, os motivos são óbvios.

9. Siga conselhos se quiser envelhecer.

10. Venha comer com a nova pessoa na escola/escritório.

11. Quando mandas uma mensagem para alguém e estás com raiva: termina, lê, apaga e reescreve a mensagem.

12. Na mesa não se fala sobre trabalho, política ou religião.

13. Escreva seus objetivos e trabalhe neles.

14. Defenda seu ponto de vista, mas seja tolerante e respeitoso com os outros.

15. Ligue e visite seus parentes.

16. Nunca se arrependa de nada, aprenda com tudo

17. Honra e lealdade devem estar presentes na sua personalidade.

18. Não emprestes dinheiro a alguém que sabes que não te paga.

19. Acredite em alguma coisa.

20. Cuida da tua cama quando acordares de manhã.

21. Canta no chuveiro.

22. Cuide de uma planta ou um jardim.

23. Fique de olho no céu sempre que puder.

24. Descubra suas habilidades e explore-as.

25. Ame o seu trabalho ou deixe-o.

26. Peça ajuda quando precisar.

27. Ensine um valor a alguém, de preferência um pequeno.

28. Agradeça e agradeça aquele que estende a sua mão.

29. Seja gentil com seus vizinhos.

30. Faça o dia de alguém mais feliz, isso te fará mais feliz também.

31. Compete contigo mesmo.

32 Mime-se pelo menos uma vez por ano

33. Cuide da sua saúde.

34. Cumprimente sempre com um sorriso.

35. Pense rápido, mas fale devagar.

36. Não fale de boca cheia.

37. Polir os sapatos, corte as unhas e mantenha sempre uma boa aparência.

38. Não coloque sua opinião sobre questões que você não conhece.

39. Nunca maltrate ninguém.

40. Viva a sua vida como se fosse o último dia dela.

41. Nunca perca uma oportunidade maravilhosa de permanecer quieto.

42. Reconheça alguém pelo seu esforço.

43. Seja humilde, mesmo que não sempre.

44. Nunca esqueça suas raízes.

45. Viaje quando puder.

46. Desista do passo.

47. Dança na chuva.

48. Busque seu sucesso sem desistir.

49. Seja justo; defenda aqueles que precisam de você.

50. Aprenda a desfrutar de momentos de solidão.

FONTE: https://www.amazon.com.br/Volta-Cima-regras-assumir-controlo/dp/9896680787

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

ABROLHOS, PARQUE MARINHO E SANTUARÍO ECOLÓGICO, AVENTURA INESQUECÍVEL

 


Por THEODIANO BASTOS

Com permissão da Marinha e do IBDF, no dia 25/01/86 saímos de Alcobaça na Bahia no barco Albatroz de Onofrófio, que vai toda semana levar mantimentos e correspondências para a guarnição na Marinha em Abrolhos. O inteiro teor dessa aventura foi publicado nas páginas 81 e 82 do meu livro A PROCURA DO DESTINO, Editora Villa Rica de Belo Horizonte.

Não tinha nuvens no horizonte e o mar parecia um lago, mar de almirante e o barco deslizava rápido com o ruído abafado do motor turbinado. Mesmo com pouco balanço alguns enjoaram e tomaram remédio.

São 70km de distância e 5:30h de viagem. O mar tinha grandes ondulações e de um azul profundo. Um grande veleiro e outro barco de turistas já estavam ancorados. Mas só descemos na ilha e até subimos no farol para ver a enorme lua cheia subindo enquanto o Sol descia, cena inesquecível. Deu tudo certo nessa aventura.  

Eram 4 mulheres e 18 homens. Almoçamos com os peixes que os mergulhadores, inclusive o Onofrófio, um homem de pequena estatura, verdadeiro peixe na água. Dormimos em barracas na ilha, com muitos rato e aranhas caranguejeiras. São cinco ilhas e a maior e mais alta é a ilha de Santa Bárbara onde fica a guarnição da Marinha, onde descemos.

Hosana, Teodiano Filho, Ivan Lila e eu. Somente Cristiane não pode ir. Os meninos pegaram snorkel e observavam o fundo do mar com 10m de profundidade, pois a água era cristalina. Corais e muitos peixes coloridos. Um paraíso.   

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos é um parque nacional do Brasil que está localizado no sul do litoral do estado da Bahia, no arquipélago de Abrolhos O parque é de importância vital no ecossistema brasileiro, já que abriga a maior biodiversidade marinha de todo o Oceano Atlântico Sul.

Nessa região, acontece a famosa temporada das baleias jubarte, que escolhem as águas quentes do mar baiano para reprodução e amamentação dos filhotes, e propiciam a prática do whale watching ou turismo de observação de baleias, sendo um importante destino turístico do tipo no mundo.                              É considerado o maior berçário reprodutivo da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental. Um pequeno número de baleia-franca-austral também começaram a voltar para Abrolhos depois de muitos anos de perigo.

Era Arrais amador, com permissão de navegar em baias, águas fechadas e não em mar aberto, mas peguei no volante do leme e com olho na bússola e no  horizonte, mas observado por Onofófrio e seu ajudante, achegue até o porto de Alcobaça, onde devolvi o leme para o acostamento.

O retorno foi 30m mais rápido pois a maré estava cheia e passamos por cima dos arrecifes.   

SAIA MAIS EM: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_Marinho_dos_Abrolhos

 


quarta-feira, 2 de outubro de 2024

NO PANAMÁ PARA ENSINAR O USO DA NEUROREABILITAÇÃO EM PACIENTES COM AVC CRÔNICO







 O Neurocientista TEODIANO BASTOS FILHO, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica / Biotecnologia: Linhas de Pesquisa em Engenharia Biomédica, Processamento de Sinais / Robótica, Controle e Automação / Bioinformática 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq

Membro do Comitê Permanente de Internacionalização (Secretaria de Relações Internacionais) Vitória/ES, Brasil

Demostra a técnica de neurorreabilitação para pacientes que sofrem com AVC crônico. Levou os equipame3ntos para ensinar o uso na técnica de neurorreabilitação para mitigar os danos nos pacientes com AVC crônico na Sociedade Panamenha de Engenharia Biomédica, na Cidade do Panamá, onde ficará por 20 dias. 

Na Universidad Latinoamericana do Panamá serão instalados os equipamentos  para as aulas práticas.

A Universidade Latino-Americana do Panamá é uma instituição privada de ensino superior fundada em 1972. É considerada uma das instituições de ensino mais prestigiadas do Panamá. Tem 13.500 alunos, 105 programas e 5 sedes

Desde 2009, a Associação Panamenha de Engenharia Biomédica (APIB) foi criada como uma associação profissional que agrupa e representa a Engenharia Biomédica. É privada, sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa, e tem personalidade jurídica própria e independente. seus associados e plena capacidade para atuar na administração e alienação de seu patrimônio e no cumprimento de seus fins.

 Atualmente é constituída por associados biomédicos ativos a nível nacional, que tem como principal objetivo continuar a promover e promover a Engenharia Biomédica no nosso país.

Com sede na UFRJ Rio de Janeiro, foi fundada a Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB).

Dados da Federação Mundial do AVC indicam que 13,7 milhões de pessoas sofrem Acidente Vascular Cerebral (AVC) a cada ano. As sequelas que permanecem podem alterar o quadro clínico para um AVC crônico. Nesse contexto, os pesquisadores do Laboratório de Robótica e Tecnologia Assistiva (LRTA) da Ufes desenvolveram uma técnica que usa a imaginação e dispositivos robóticos para ajudar os pacientes a recuperar seus movimentos.

O estudo utiliza sensores eletrônicos que, acoplados à cabeça do paciente, coletam sinais cerebrais gerados pelo ato de imaginar determinado movimento (eletroencefalograma). Os sinais captados induzem o movimento aos membros afetados pelo AVC por meio de um suporte robótico (exoesqueleto). Ao repetir muitas vezes essa atividade de imaginar o movimento e ter sua reprodução através do exoesqueleto, o cérebro então consegue encontrar caminhos alternativos que façam esse membro voltar a se mover.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Biotecnologia da Ufes e orientador da pesquisa, Teodiano Bastos Filho, explica que em geral o AVC danifica uma área do cérebro responsável por funções motoras. A ideia consiste em estimular o cérebro a buscar outra área cerebral para voltar a controlar os movimentos. Para estimular a imaginação, a pesquisa conta com estímulos visuais proporcionados por um sistema de realidade virtual 2D. A tal modelo de tratamento se atribui o nome de neurorreabilitação.

“O diferencial da terapia é o uso da imaginação do movimento para recuperá-lo. Antes de um movimento ser executado, a mente humana o imagina. No caso das pessoas que sofreram AVC, essa imaginação ocorre normalmente, mas o membro é incapaz de realizar o comando. O que a gente faz para prender a atenção da pessoa de forma muito efetiva é, por exemplo, exibir na tela do computador alguém pegando um copo e bebendo água”, detalha o professor.

Movimentos complexos

Outra inovação é o trabalho com movimentos complexos visando a um alto grau de melhora dos pacientes. Esses movimentos são justamente aqueles presentes na vida diária, como o ato de se alimentar. Ao explorar a imaginação desses movimentos mais complexos, observou-se melhora ainda mais rápida no processo de reabilitação.

“Na literatura já há muitos estudos sobre a imagética motora simples, o movimento da mão simples, mas com esses movimentos não se exige tanto. Então, na pesquisa a pessoa tem que imaginar alcançar um copo com a mão, agarrá-lo e levá-lo até a boca, simulando que bebe alguma coisa e depois retornar o copo e a mão para as posições iniciais”, declara o estudante e pesquisador Cristian Mendez, orientado pelo professor Teodiano Bastos Filho.

Metodologia e resultados

O Prof. Teodiano Filho pondera que a técnica de eletroencefalografia (EEG) com eletrodos para captar sinais elétricos do cérebro já é conhecida e usada pelos neurologistas para diagnosticar a epilepsia, por exemplo. Mas frisa que o diferencial da pesquisa é o uso do EEG para identificar a imaginação motora, sendo que o grupo de pesquisa obteve uma taxa de acerto na detecção desses sinais da ordem de 97%. Esse resultado promove as condições necessárias para o funcionamento da neuroplasticidade, capacidade do sistema nervoso central de se adaptar às novas circunstâncias.

Ainda utilizando os sinais cerebrais provindos da imaginação, o professor atua em outra pesquisa voltada à neurorreabilitação do movimento dos membros inferiores. Ele explica que, em certos casos, há até a aplicação de toxina botulínica (botox) no membro afetado, pois, devido ao AVC crônico, o membro acaba ficando rígido, não permitindo que o exoesqueleto realize o movimento induzido.

“A aplicação do botox então diminui a rigidez muscular (espasticidade), relaxando os músculos, e a pessoa consegue, por exemplo, abrir uma mão ou mover uma perna com a ajuda robótica (exoesqueleto). São resultados muito significativos, porque os pacientes pós-AVC, ao serem levados ao Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, na fase aguda, levam de dois a três meses para demonstrar alguma melhora. Com nossos pacientes, esse tempo foi reduzido para duas a três semanas”, frisa o professor.

Texto: Ghenis Carlos (bolsista) Edição: Sueli de Freitas com colaboração de THEODIANO BASTOS

FONTE: https://www.ufes.br/conteudo/pesquisa-propoe-tecnica-de-neurorreabilitacao-para-pacientes-que-sofrem-com-avc-cronico https://www.apibiomedica.com/historia-apib E https://teodianobastoslab.net/

 

 


CEPA - CÍRCULO DE ESTUDO, PENSAMENTO E AÇÃO



             

                             Com sede em Vitória/ES, a ONG CEPA foi fundada em 25.04.2001 por THEODIANO BASTOS, mas se ncontra inativa por falta de voluntários.

https://ongcepaes.blogspot.com/

CEPA: PARCERIA com a UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
Protocolo de Intenções celebrado entre o UFES – Universidade Federal do Esp. Santo e o CEPA – Círculo de Estudo, Pensamento e Ação, um "Convênio de Cooperação Técnico-Científica-Educacional, objetivando o
 desenvolvimento de projetos cooperativos”.
 Processo Nº 7797/02-41, publicado no Diário Oficial da União, seção 3, pág. 29 nº 176 de 11.09.2002

 PROJETOS JÁ REALIZADOS:

2009 - 4º JOCICA - CONCURSO JOVEM CIENTISTA CAPIXABA

REALIZADO DIAS 21, 22 e 23/10/09 NO IFES (antigo CEFET)

 2008 3º JOCICA - CONCURSO JOVEM CIENTISTA CAPIXABA

REALIZADO DIAS 11 E 12/12/08 NA UFES

Indicados para participarem na FEBRACE 7 – Feira Brasileira de Ciência e Engenharia – USP – SP

1º LUGAR:

EEEFM CLÓVIS BORGES MIGUEL – Serra – ES

Projeto: Robótica na Escola – Lixeira Seletiva Automatizada

Orientador: Prof. Leonardo Máximino Bernardo

Alunos: CRISTIANO ARNDT

JÉSSICA LAIZA COELHO

JARLEY MIRANDA

2º LUGAR:

EEEM – Arnulpho Mattos – Vitória - ES

Projeto: Produção de Álcool a partir da fermentação do caldo de cana

Orientador: Profa. Lislane Rocha Schaeffer e Prof. Fabrício Plaster

Alunos: PEDRO GUILHERME ALBERTO DIAS

SAMARA PASSOS DE OLIVEIRA

CARLOS HENRIQUE ASSIS BAZILEU

3º LUGAR

EEEM – Prof. Renato José da Costa Pacheco – Vitória - ES

Projeto:: Aquecedor Solar a partir de materiais recicláveis

Orientadora: Profa. Angelita Alves Teixeira

Alunos: ANTÕNIO ALÍPIO JAIME DA FONSECA JÚNIOR

SAMUEL REINHOLZ

ANTÕNIO ALÍPIO JAIME DA FONSECA JÚNIOR

Obs.: Somente três alunos por cada escola poderão ir para a FEBRACE

 Os participantes abaixo só receberão certificados; não vão para a FEBRACE 7

MENÇÃO HONROSA:

EEEM – Renato José da Costa Pacheco – Vitória - ES 

Projeto: Simulação da produção industrial de hidrogênio, cloro e hidróxido de sódio

Orientador: Rafael Baioco Ruy

Alunos: CLEYTHOM SCARDUA SIQUEIRA

PAULO VITOR SOUZA LOPES

TIAGO NOGUEIRA PRÓXIMO FERREIRA

YAGO ALTOÉ MACHADO

1º LUGAR UNIVERSITÁRIO

UFES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Dpto. de Engenharia Elátrica

Projeto: Carrinho ultra sônico

Orientador: Prof. Dr. Teodiano Freire Bastos Filho

Alunos: CIZENANDO MORELLO BONFÁ

KATHARINE DE ANGELI HONORATO  

Em 2005 realizou-se a 2ª JORNADA ESTADUAL CULTURAL E CIENTÍFICA II CONCURSO JOVEM CIENTISTA CAPIXABA

DIAS 21 E 22/10/05 NO SENAI da Av. Beira Mar

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO DIA 21/10/05

RESULTADO:

Prêmio CESAN – Hidrômetro Inteligente – “Brasil. Olhe Para a Água” – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:

1º LUGAR: Francis Araújo dos Santos – Thiago Machado Ferreira e Igor Vescovi Devens – Alunos da UFES – Depto. de Engenharia Elétrica, com R$ 1.500,00

Professores orientadores: Teodiano Freire Bastos Filho e Paulo Amaral

PROJETOS DIVERSOS:

1º LUGAR: Emerson Souto Fia e Ana Ramos da Silva, alunos da Escola  CONTEC – unidade Reta da Penha, Vitória, com o trabalho GERADOR  ELETROSTÁTICO DE VAN DE GRAFF - PRÊMIO  R$ 1.000,00.

Professor orientador: Giuliano Capucho

1ª Menção honrosa: Vito Faria Santos Marins -  Caio de Souza Mendes, Marcelo Walter Tristão - Roberto Passos Bonacossa Rocha - Paulo Portoluzzi Madeira Lamego Rodrigues e Klaus Medeiros Saettcler

Projeto no Limits 1 e II – FLL Brasil 2004/2005  - Prêmio R$ 500,00.

Participação conjunta entre os alunos  da Escola Monteiro Lobato CEMS e alunos  da UFES – Depto. de Engenharia Mecânica com o Projeto no Limits II

Professora orientadora: Carmem Faria Santos

2ª Menção Honrosa: Allan  Patrick G. de Assis Corrêa – Aron Schreider – Ivete Petrele Paganini – Jamily Faé Stocco e Marcos Paulo Amorim Rocha, com o projeto “Como reconhecer e identificar Meteoritos”  – Colégio Campo Grande - Cariacica – Prêmio R$ 500,00.

Professor orientador: Paulo Antenor Ferreira da Costa Oliveira

3ª Menção Honrosa: Alexsander Torres Nunes e Wander Sfalsin dos Santos – projeto Economizando Gás – Colégio Campo Grande – Cariacica – Prêmio: R$ 500,00.

Professor Orientador: Givanildo José Cordeiro

Destaque:Vinícius da Cunha Lima e Marcos Aurélio Pulcino Marcelino, projeto: Alimentação preventiva de anemias nutricionais – Colégio Campo Grande – Cariacica.

Professor orientador: Carlos Eduardo Savernini

Destaque: André Pitanga Soneghet – Hader Aguiar Dias Azini – Weldon Araújo dos Santos Júnior – Tiago Boiher dos Santos – Jardel Merlin Faria e Vitor Seabra Vaccari de Lima – Projeto Braço Robótico - Alunos da UFE -  Depto. de Engenharia Mecânica.

Professora orientadora: Carmem Faria Santos

 

Francis Araújo dos Santos e Thiago Machado Ferreira – Projeto: Campanhia sem fio para porta de vidro

Professores orientadores: Teodiano Freire Bastos Filho e Paulo Amaral

IV CONCURSO LITERÁRIO COM O TEMA: UM NOVO MUNDO É POSSÍVEL? PARA AONDE VAMOS?

RESULTADO:

ALUNOS PREMIADOS DO ENSINO MÉDIO:

  lugar: FERNANDA DA VITÓRIA LEBARCKY, 16 anos, CEFET - ES de Colatina, com R$ 1.000,00

1ª Menção Honrosa: DÉBORA AUGUSTA MUNERAT, 18 anos, CEFET- ES de Colatina, com R$ 500,00

2ª Menção Honrosa: JAINA ANTUNES PERINI, 15 anos, Instituto Dom Bosco. Vitória, com R$ 500,00

Destaque: VINÍCIUS BARRETO MONTEIRO DE BARROS, 17 anos, Instituto Dom Bosco, Vitória

Destaque: EDUARDO BORCHARDT, 17 anos, CEFETES de Colatina

Destaque: WALESKA TIMÓTEO DA SILVA, 19 anos, CEFET-ES de Vitória

Destaque: BRUNELLA DE LIMA FRANÇA, 18 anos, Pré-vestibular Independente Colatina

Destaque: ÉMERSON SOUTO FIA, 18 anos, CONTEC da Reta da Penha, Vitória

Destaque: VINÍCIUS DA CUNHA LIMA, 17 anos, Colégio Campo Grande, Cariacica

Destaque: ALAN PATRICK GARCIA DE ASSIS CORRÊA, 17  anos, Colégio Campo Grande - Cariacica

PROFESSORES DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO: RESULTADO:

Primeiro lugar: EGLAIR CARVALHO, Professor do CEFET- ES de Colatina,

com R$ 1.000,00

Menção Honrosa: MARIA ISOLINA DE CASTRO SOARES, Professora do CEFET- ES de Colatina, com R$ 500,00.

Destaque: ROQUE ALOÍSIO WESCHENFELDER, professor de Santa Rosa – RS

(que não concorreu com os professores do Estado, por ser do Rio Grande do Sul, mas  terá seu trabalho publicado, pela qualidade do texto)

Em 2004, realizamos a 1ª JORNADA ESTADUAL CIENTÍFICA E CULTURAL: III CONCURSO LITERÁRIO COM O TEMA: A GLOBALIZAÇÃO É NEOCOLONIALISMO? PÕE A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA A SERVIÇO DO SOCIAL E DA VIDA?

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AGRACIADOS:

PRIMEIRO LUGAR:

EMERSON SOU FIA, 17 anos, aluno do Colégio Campo Grande, Cariacica

MENÇÕES HONROSAS:

PATRÍCIA VIEIRA DE MELLO,  15 anos, aluna do Colégio “Porta do Sol”, Jaguaré

FRANCIELLE ZAMPIROLI SILVA,  17 anos, aluna do Colégio Porta do Sol, Jaguaré

DESTAQUES:

ARIANI CAETANO PARPAIOLA,  18 anos, aluna do Pré-Vestibular Universidade Para Todos da UFES.

DANIANNY CASLILHAS DE OLIVEIRA,  16 anos, aluna da Escola Estadual Coronel Gomes de Oliveira, de Anchieta.

BRUNELLA DE LIMA FRANÇA,  17 anos, aluna do CEFETES de Colatina

LAIZ BONIZIOLLI BARACHI, 17 anos, aluno do CEFETES de Colatina

WENDEL VASCONCELOS SAMPÁIO,  17 anos, aluno  do Colégio Jesus Cristo Rei, Cachoeiro de Itapemirim.

KIN YURI OGURA ALTOÉ,  17 anos, aluno do CEFETES de Colatina

JÉSSIKA  LÁZARO  MACHADO, 16 anos, aluna do Colégio Campo Grande de Cariacica

OS TRABALHOS FORAM PUBLICADOS EM LIVRO, EDIÇÃO DE 700 EXEMPLARES. Solenidade de premiação dia 21 de outubro de 2004, no teatro de CEFETES de Vitória.

I CONCURSO JOVEM CIENTISTA CAPIXABA, realizado dias 20 e 21/10/04 no CEFETES DE VITÓRIA.

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AGRACIADOS:

PRIMEIRO LUGAR:

EMERSON SOUTO FIA, 17 anos, aluno do Colégio Campo Grande, Cariacica

DESTAQUES:

IVETE PETERLE PAGANINI,  16 anos,  aluna do Colégio Campo Grande de Cariacica

DEUSI DOS SANTOS NUNES RESSONI,  23 anos, aluno do CEFETES de Vitória

Em 2.003, realizamos o 2º Concurso Literário, também para os estudantes do ensino médio do Estado, com o TEMA: CORRUPÇÃO, IMPUNIDADE E VIOLÊNCIA; O QUE FAZER?

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AGRACIADOS:

PRIMEIRO LUGAR:

ARIANI CAETANO PARPAIOLA, 16 anos, aluna do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica, Colatina.

MENÇÕES HONROSAS:

DANIANNY CASSILHAS DE OLIVEIRA, 15 anos, estudante da Escola Estadual Coronel Gomes de Oliveira de Anchieta.

PATRÍCIA VIEIRA DE MELLO,  14 anos,  aluna do Colégio “Porta do Sol”, de Jaguaré.

DESTAQUES:

JOÃO LUIZ PARPAIOLA BARONI, 17 anos,  aluno do CEFET de Colatina

GABRIELA FREIRE DE OLIVEIRA,  17 anos,  aluna do Colégio Campo Grande de Cariacica

GUANAELI TAQUINI DEOLINDO,  16 anos,  aluna do Colégio “Porta do Sol” de Jaguaré

HADER AGUIAR DIAS AZINI,  16 anos,  aluno do CEFET de Colatina

FRANCIELLE ZAMPIROLI  SILVA,  16 anos,  aluna do Colégio “Porta do Sol” de Jaguaré

DANIELLI CASSILHAS DE OLVEIRA,  16 anos,  aluna da Escola Estadual Cel. Gomes de Oliveira, de Anchieta.

MADEGNO DE RIZ, 16 anos, aluno da Escola Estadual Padre Antônio Volkers, Marilândia

LUCAS SCHULTHAIS DOS ANJOS MONTEIRO,  17 anos,  aluno do Instituto Dom Bos, Vitória.

YVON DE ARAÚJO YUNG-TAY, 77 anos,  como representante dos idosos.

OS TRABALHOS FORAM PUBLICADOS EM LIVRO, EDIÇÃO DE 700 EXEMPLARES. Solenidade de premiação em 07 de novembro de 2003 no Teatro Universitário da UFES.

Em 2.002 realizamos o 1º Concurso Literário, também em parceria com a UFES, intitulado Monteiro Lobato, com o TEMA: RESGATE DA FAMAÍLIA: Alternativas para Enfrentar sua Dissolução, a Violência e as Drogas.

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AGRACIADOS:

PRIMEIRO LUGAR:

SARA PEREIRA DAS POSSES, 16 anos, aluna do Centro Educacional Charles Darwin de Cariacica

RENATA VIEIRA CONDE, 18 anos, aluna  do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha de Vila Velha

MENÇÃO HONROSA:

MARIANA SAMORA BUQUER, 20 anos, aluna da escola Prof. Maria Penedo, de Cariacica

DESTAQUES:

SANDERLEY FIRMINO VIEIRA, 18 anos, aluno do Colégio Campo Grande, Cariacica

VALDEMIR MACIEL DO NASCIMENTO, 24 anos, aluno do Centro de Estudos Supletivos de Vitória.

AMINA ROCHA MOREIRA, 17 anos, aluna do Colégio Marista de Vila Velha

DANIELLE CASSILHAS DE OLIVEIRA, 17 anos,  aluna da escola estadual Cel. Gomes de Oliveira, de Anchieta.

VALQUÍRIA FERNANDA GALVANI, 17 anos, aluna do Colégio Pio XII, Vila Velha

FERNANDO PAZITO ALVES FRANCEZ, 19 anos, aluno do Colégio Marista de Vila Velha

OSCAR LUIS CARVALHO DA SILVA, 17 anos, aluno da escola Professora Hilda Miranda Nascimento, Porto Canoa, Serra.

JANILZA PEREIRA SOARES, 16 anos, aluna da escola Aristeu Aguiar , Alegre.

OS TRABALHOS FORAM PUBLICADOS EM LIVRO, EDIÇÃO

COM 600 EXEMPLARES.  Solenidade de premiação em 07 de julho de 2002 no auditório

da Prefeitura Municipal de Vitória.

2 – Publicou, com recursos da UFES, 700 exemplares do livro

com os trabalhos premiados do IV Concurso literário, com o tema: UM NOVO MUNDO É

POSSÍVEL? PARA AONDE VAMOS? entre os estudantes do ensino médio e dos

professores de português.

 

 

 

 

 

PAÍSES MAIS INTELIGENTES DO MUNDO

 


PAÍSES MAIS INTELIGENTES DO MUNDO

Por THEODIANO BASTOS

O nível de QI (Quociente de Inteligência) é frequentemente usado como uma medida para avaliar as capacidades cognitivas de uma população. Alguns países se destacam globalmente por apresentar médias de QI mais elevadas, refletindo investimentos em educação, cultura e outros fatores que influenciam o desenvolvimento intelectual. A Ásia domina o topo da lista, com países como Japão, Taiwan e Singapura ocupando as três primeiras posições. A fonte é esta lista, que compila dados entre 2010 e 2019.

O Japão lidera o ranking com uma média de 106,48, seguido de perto por Taiwan (106,47) e Singapura (105,89). Esses países são conhecidos por seus sistemas educacionais rigorosos e cultura de valorização do conhecimento. Hong Kong e China completam o top 5, destacando a supremacia asiática nesta métrica. Fora da Ásia, a Europa também se destaca com nações como Bielorrússia, Finlândia e Liechtenstein, que apresentam médias de QI acima de 101.

Albert Einstein tinha um QI entre 160 e 180

  • Japão, com 106,48
  • Taiwan, com 106,47
  • Singapura, com 105,89
  • Hong Kong, com 105,37
  • China, com 104,1
  • Coreia do Sul, com 102,35
  • Bielorrússia, com 101,6
  • Finlândia, com 101,2
  • Liechtenstein, com 101,07
  • Coreia do Sul 101
  • Alemanha, com 100,74 
  • Coreia do Norte 100
  • Israel 92
  • Rússia 96
  • Estados Unidos 97
  • Reino Unido 99
  • Canadá 99,52
  • Coreia do Norte 100
  • Suécia 98
  • França, 96
  • Índia 81

        O Brasil, por sua vez, tem um QI médio de 87. 

SAIBA MAIS EM: - https://www.jorn.com.br/rankings-top/paises-com-maior-e-com-menor-qi-do-mundo/#google_vignette - https://www.google.com/search?sca_esv=4997d9601951f80e&sca_upv=1&sxsrf=ADLYWIIiQyuE0La0VVflISaHlCxSD8S9PA:1727862452558&q=Ranking+de+QI+no+mundo&sa=X&ved=2ahUKEwjAidKdte-IAxXxLrkGHa7zMqQQ1QJ6BAg_EAE&biw=1366&bih=607&dpr=1 E https://www.dadosmundiais.com/qi-por-pais.php

terça-feira, 1 de outubro de 2024

PÉROLAS DESPERDIÇADAS, O BRASIL TEM DE MAIS DE 2,6 MILHÕES DE SUPERDOTADOS

 

Por THEODIANO BASTOS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 5% da população mundial tem algum tipo de superdotação ou alta habilidade. No entanto, o número de pessoas superdotadas no Brasil é subnotificado, pois a contagem se restringe ao ambiente escolar.

Dia Mundial da Superdotação: Brasil ultrapassa 2,6 mil pessoas superinteligentes, diz pesquisa

Data é celebrada nesta quinta-feira (10); São Paulo lidera ranking de estados com maior número de superdotados, DF aparece na 5ª posição. Conheça cinco sinais de superinteligência.

'Superdotação não é só inteligência': entenda o que são altas habilidades e quais as dificuldades enfrentadas por quem tem a condição

Especialistas e famílias de crianças superdotadas relatam despreparo e incompreensão do sistema educacional. No DF, alunos com altas habilidades são atendidos nas 'Salas de Recursos'; Secretaria de Educação diz que 'tem envidado todos os esforços possíveis' para suprir demanda. 
Nesta quinta-feira (10), é comemorado o Dia Mundial da Superdotação. No Brasil, há 2.621 pessoas superinteligentes identificadas em território nacional e mais outros 31 no exterior.

O estado de São Paulo lidera o ranking de estados com maior número de superdotados, com 1.226 brasileiros. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 298 pessoas, Minas Gerais, com 209, e Paraná, com 193. O Distrito Federal aparece na 5ª posição, com 177 

O QI médio no Brasil é 83, a Mensa Brasil, não informa na relação abaixo, mas a Alemanha tem um QI média de 100, Os Estados Unidos, 98, França 98 e Canadá 97

1 Singapura

108

2

Hong Kong

108

3

Taiwan

106

4

Coreia do Sul

106

5

Japão

105

6

China

104

7

Suiça

102

8

Países Baixos

102

9

Coreia do Norte

102

10

Macau

101

Os dados são Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais. De acordo com a entidade, há cinco sinais de superinteligência:

1.  🧠 Raciocínio rápido para resolver problemas;

2.  🧠 Boa memória de longo prazo: capta as informações e as recupera com facilidade quando necessário (lembra-se de nomes ou rostos de pessoas que não vê há muito tempo, datas históricas, imagens e números etc);

3.  🧠 Boa memória operacional: capta e processa diferentes tipos de informações ao mesmo tempo;

4.  🧠 Consegue diferenciar sons e visualizar detalhes em imagens com muita facilidade;

5.  🧠 Rápida curva de aprendizado: habilidades avançadas para a sua idade cronológica (crianças que aprendem a ler aos 3 anos ou antes ou que conseguem compor uma música sem nunca ter estudado para isso, por exemplo).

O Ministério da Educação (MEC) tem ações para atender alunos com altas habilidades ou superdotação: O MEC disponibiliza um material gratuito com orientações para professores e famílias, elaborado por especialistas no assunto. A LDB prevê a criação de um cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação, para fomentar políticas públicas de desenvolvimento das suas potencialidades. 

O MEC se comprometeu a romper com a invisibilidade histórica desse público nas políticas de educação. 

O MEC também tem a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que enfatiza a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 

A escola deve trabalhar as potencialidades dos alunos com altas habilidades ou superdotação, para que não percam o interesse em apresentar seus talentos. Para isso, é necessário identificar os alunos, o que exige planejamento, observação e estrutura. 

Para identificar se uma criança tem altas habilidades ou superdotação, é possível procurar um psicólogo especializado em avaliação psicológica infantil. 

Alunos com altas habilidades/ superdotação - MEC

É tarefa da escola trabalhar tais potencialidades para que não haja perda de interesse da criança em continuar a apresentar seus t...

A atuação do MEC/SEESP na implantação da política de educação especial tem se baseado na identificação de oportunidades, no estímulo às iniciativas, na geração de alternativas e no apoio aos sistemas de ensino que encaminham para o melhor atendimento educacional do aluno com altas habilidades/superdotação.
Altas habilidade/superdotação: encorajando potenciais

http://portal.mec.gov.br › seesp › pdf › altashab1

SAIBA MAIS EM: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/08/10/dia-mundial-da- https://pt.wwiqtest.com/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwu- 63BhC9ARIsAMMTLXTSoLAxqEqEA6NC2hz8reH9sNBz3IfWxMQYzwX_1ZtuIGs1DmhEliUaAk4bEALw_wcB superdotacao-brasil-ultrapassa-26-mil-pessoas-superinteligentes-diz-pesquisa.ghtml