terça-feira, 23 de setembro de 2025

GERAÇÃO ALFA, O QUE ELES ESTÃO DIZENDO?

 

CÓDIGO SECRETO - A turma de 15 anos ou menos: linguagem própria, hermética e desafiadora  

                     Por THEODIANO BASTOS

CÓDIGO SECRETO - A turma de 15 anos ou menos: linguagem própria, hermética e desafiadora 

 

As palavras foram sempre ferramentas de silêncio entre gerações — não é de hoje, claro, que os mais jovens criam expressões de modo a esconder algo, ou tudo, dos adultos. É movimento natural, porque a língua é viva. Assim caminha a humanidade, agora com um dado que bagunça o coreto: a eclosão da inteligência artificial (IA), filha mais nova da era das redes sociais e da internet, que acelera os passos. Se já era difícil traduzir os humores da juventude, agora o quebra-cabeça ganhou novas peças.

Nem os modelos de Inteligência Artificial IA — GPT-4, Claude, Gemini e Llama 3 — conseguiram decifrar...

A diferença de entendimento das expressões entre o grupo de 11 a 14 anos e os demais foi abissal. Entre os voluntários da geração alfa, 98% entenderam o significado dos termos e 96% perceberam o entenderam o significado dos termos e 96% perceberam o contexto em que foram usados. Os modelos de IA, contudo, só reconheceram o uso prejudicial em cerca de quatro em cada dez casos —  variando de 32,5% para Llama 3 a 42,3% para Claude. Os adultos também foram mal, identificando apenas um terço do vocabulário.

Há, enfim, um submundo de invencionices que escapam a seres humanos adultos e máquinas, em repertório parcialmente iluminado pela série Adolescência, da Netflix.

SAIBA MAIS EM:  https://veja.abril.com.br/comportamento/o-que-eles-estao-dizendo-ia-tambem-nao-consegue-acompanhar-a-linguagem-dos-adolescentes/

 

/

 


quarta-feira, 17 de setembro de 2025

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE AREQUIPA NO PERU CURSO PARA USO DE EQUIPAMENTO PARA QUEM TEVE AVC

 



20/9/25 encerramento do Mestrado sobre uso de equipamento para mitigar sequelas do AVC

Em Arequipa, Peru, o NEUROCIENTISTA TEODIANO BASTOS FILHO está há 45 dias, ensinando o uso do equipamento de sua invenção para minorar as sequelas deixadas nos pacientes que sofreram o AVC Acidente Vascular Cerebral.

Fundada em 31 de maio de 1964, a universidade tem mais de 8 mil alunos.

Arequipa é a segunda maior cidade do Peru, conhecida como a "Cidade Branca" devido aos seus edifícios de sillar (pedra vulcânica), e está situada num vale nos Andes, rodeada pelos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu. A cidade é um importante destino turístico, com um centro histórico classificado como Património Mundial da UNESCO, destacando-se pela sua arquitetura colonial, a Igreja dos Jesuítas e o Monastério de Santa Catalina. Além da sua beleza natural e arquitetónica, Arequipa é um centro cultural.

É a segunda cidade mais populosa do Peru, depois da capital Lima, com uma população urbana de 1.295.700 em 2025. 

A cidade está situada a 2.300 metros de altitude, rodeada pelos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu, que compõem uma paisagem espetacular.

Localiza-se no sul do país, a 2300 metros de altitude, estendendo-se numa área de oásis localizada num vale das montanhas desérticas da cordilheira dos Andes, e rodeada por vários picos, entre os quais o de Misti, com cerca de 5822 metros de altitude.

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

MONTANHA DAS 7 CORES (Arco-Íris) NOS ANDES NO PERU

 

                                 Por THEODIANO BASTOS  

Descubra a majestosa Montanha das 7 Cores no Peru, também conhecida como Vinicunca ou Rainbow Mountain, um destino que parece extraído de um sonho surrealista. Com suas impressionantes nuances de vermelho, verde, amarelo, roxo e azul, este fascinante lugar te convida a viver uma experiência única nos Andes peruanos.

um destino que parece extraído de um sonho surrealista. Com suas impressionantes nuances de vermelho, verde, amarelo, roxo e azul, este fascinante lugar te convida a viver uma experiência única nos Andes peruanos. Se você está planejando sua próxima viagem a Cusco para 2025, não pode perder a oportunidade de explorar este canto mágico que combina beleza natural e aventura, tornando-se um dos destinos mais espetaculares e inusitados do mundo. Prepare-se para caminhar sobre um chão de arco-íris e eternizar lembranças inesquecíveis neste paraíso andino.

RELATO DE TEODIANO BASTOS FILHO

“Passeio espetacular até a Montanha de Sete Cores (Vinicunca), com paisagens impressionantes (e até nevou ❄️, algo inusual para esta época do ano)! A van chega até 4600 m de altura e depois é necessário subir a pé mais 430 m (até chegar aos 5030 m), mas devido à altitude, demorei quase 1 h para percorrer esse pequeno trecho de 430 m (quatro quadras). Fazia muito frio 🥶, mas a paisagem é realmente impressionante (embelezada mais ainda pela neve). O tour incluía café da manhã (antes da subida) e almoço após a subida! Vale muito a pena, mas tem que ter boa condição física para chegar até o topo (muitos turistas 
desistiram no percurso)”.

Constatou que na verdade a montanha tem 5 cores e não 7 que propagam. 

Saindo de Arequipa, antes ouve o passeio pelos arredores de Cusco, conhecendo o Vale Sagrado do Império Inca, onde se encontram vários assentamentos desta civilização. O tour também passou pelas Salinas de Mara, que são um sítio arqueológico pré-incaico, a cerca de 40 km de Cusco. Muito bonito o passeio, que também incluía o almoço (ceviche de truta e ensopado de carne de lhama)!

 

Antes teve passeio pelos arredores de Cusco, conhecendo o Vale Sagrado do Império Inca, onde se encontram vários assentamentos desta civilização. O tour também passou pelas Salinas de Mara, que são um sítio arqueológico pré-incaico, a cerca de 40 km de Cusco. Muito bonito o passeio. FONTEhttps://www.google.com/search?q=a+Montanha+de+Sete+Cores+(Vinicunca)%2C&oq=a+Montanha+de+Sete+Cores+(Vinicunca)%2C&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigAdIBCDE2MzRqMGo3qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8

sábado, 13 de setembro de 2025

CREPÚSCULO DA VIDA DE UMA PESSOA FELIZ

  


                                 Por THEODIANO BASTOS

Fazendo um exame de consciência ao se aproximar dos 89 anos, sou grato pela vida, saúde, vigor físico, lucidez e produtivo no crepúsculo da vida.  

“Pai, nós 4, seus filhos, reconhecemos sua dedicação, ensinamentos corretos em relação a vida e sua presença constante em nossas vidas.

Na vida as vezes acontecem momentos desagradáveis.

Temos que esquecê-los e valorizarmos as bênçãos que Deus deu ao Senhor e Mãe”, disse minha filha Cristiane.

"Crepúsculo da vida" é uma expressão que se refere à velhice, a fase final da vida humana, utilizando a metáfora do crepúsculo – o período antes do amanhecer e depois do pôr do sol – para descrever o declínio e o fim de um ciclo. 

Nada de bom teria acontecido na minha vida se não tivesse encontrado a companheira que tenho, Maria do Carmo, Lila para os íntimos, com quem estou casado há 64 anos. Dois casais de filhos, três netas e quatro netos, duas noras e dois genros.

FELICIDADE; O QUE FAZ UMA PESSOA FELIZ?    

É um tema muito caro neste mundo atribulado que vivemos, em que muitos de nós questiona o objetivo da vida e o que é "ser feliz".

Para Carl Gustav Jung, para se ser feliz, é preciso se ter seis coisas na vida, que são:

1 - Boa saúde. 2 - Gosto pela beleza nas artes e na natureza. 3 - Um razoável padrão de vida. 4 - Um trabalho que dê satisfação. 5 Uma religião ou filosofia para enfrentar as vicissitudes da vida 6 - Um casamento feliz. E tenho os seis na vida.

Mas adverte: “Um homem completo sabe que mesmo seu mais feroz inimigo, não um só, mas um bom número deles, não chega aos pés daquele terrível adversário, ou seja, aquele “outro” que habita em seu seio. Enfim, “O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo”. O “animus” é a polarização sombria e masculina da mulher. Já a “anima” é o lado sombrio e feminino do homem.” C.G. Jung Daí a necessidade do “Conhece-te a ti mesmo para conheceres os deuses e o universo”, pregado por Sócrates.

domingo, 7 de setembro de 2025

ABROLHOS, PARQUE MARINHO E SANTUARÍO ECOLÓGICO, AVENTURA INESQUECÍVEL


                                                  Por THEODIANO BASTOS

Com permissão da Marinha e do IBDF, no dia 25/01/86 saímos de Alcobaça na Bahia no barco Albatroz de Onofrófio, que vai toda semana levar mantimentos e correspondências para a guarnição na Marinha em Abrolhos. O inteiro teor dessa aventura foi publicado nas páginas 81 e 82 do meu livro A PROCURA DO DESTINO, Editora Villa Rica de Belo Horizonte.

Não tinha nuvens no horizonte e o mar parecia um lago, mar de almirante e o barco deslizava rápido com o ruído abafado do motor turbinado. Mesmo com pouco balanço alguns enjoaram e tomaram remédio.

São 70km de distância e 5:30h de viagem. O mar tinha grandes ondulações e de um azul profundo. Um grande veleiro e outro barco de turistas já estavam ancorados. Mas só descemos na ilha e até subimos no farol para ver a enorme lua cheia subindo enquanto o Sol descia, cena inesquecível. Deu tudo certo nessa aventura. 

Eram 4 mulheres e 18 homens. Almoçamos com os peixes que os mergulhadores, inclusive o Onofrófio, um homem de pequena estatura, verdadeiro peixe na água. Dormimos em barracas na ilha, com muitos rato e aranhas caranguejeiras. São cinco ilhas e a maior e mais alta é a ilha de Santa Bárbara onde fica a guarnição da Marinha, onde descemos.

Hosana, Teodiano Filho, Ivan Lila e eu. Somente Cristiane não foi. Os meninos pegaram snorkel e observavam o fundo do mar com 10m de profundidade, pois a água era cristalina. Corais e muitos peixes coloridos. Um paraíso.  

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos é um parque nacional do Brasil que está localizado no sul do litoral do estado da Bahia, no arquipélago de Abrolhos O parque é de importância vital no ecossistema brasileiro, já que abriga a maior biodiversidade marinha de todo o Oceano Atlântico Sul.

Nessa região, acontece a famosa temporada das baleias jubarte, que escolhem as águas quentes do mar baiano para reprodução e amamentação dos filhotes, e propiciam a prática do whale watching ou turismo de observação de baleias, sendo um importante destino turístico do tipo no mundo.                              É considerado o maior berçário reprodutivo da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental. Um pequeno número de baleia-franca-austral também começaram a voltar para Abrolhos depois de muitos anos de perigo.

Era Arrais amador, com permissão de navegar em baias, águas fechadas e não em mar aberto, mas peguei no volante do leme e com olho na bússola e no  horizonte, mas observado por Onofófrio e seu ajudante, achegue até o porto de Alcobaça, onde devolvi o timão (Leme)


para o acostamento.

O retorno foi 30m mais rápido pois a maré estava cheia e passamos por cima dos arrecifes.   

SAIA MAIS EM: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_Marinho_dos_Abrolhos

 

sábado, 6 de setembro de 2025

FERROVIA BAHIA MINAS PARA TRANSPORTAR LÍTIO E MINÉRIO DE FERRO DO VALE DE JEQUITINHONHA

 



Por THEODIANO BASTOS

Em 30/04/23, Caravelas inaugura marco da reativação da Ferrovia Bahia-Minas e o então Prefeito Silvio Ramalho recepciona em Caravelas autoridades durante assinatura do Projeto logístico multimodal da ferrovia Bahia-Minas em Ponta de Areia A perspectiva é de que a fase de projeto e de licenciamento ambiental leve de um a dois anos. “Concluídas essas etapas, aí vem a execução”, diz Cabral

Mas já tem 2 anos e 5 meses e não inicia a fase de execução para reativação da EF340

O investimento privado será de aproximadamente R$ 13 bilhões. É importante ressaltar que a ferrovia passará pelas regiões mais carentes dos estados de Minas Gerais e Bahia, o que impactaria economicamente todo o Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Norte de Minas, além do Extremo Sul da Bahia, informam o consultor da empresa, Fernando Cabral e José Luiz Campos, Assessor MTC

Veja o projeto: https://mtcsa.com.br/

A Multimodal Caravelas (MTC) é uma empresa mineira com sede Belo Horizonte, Av. Álvares Cabral, 397 - Sl. 401 - Lourdes, - MG, 30170-001 Telefone(31) 3519-9339.

A empresa recebeu a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para a reconstrução da Ferrovia Bahia e Minas. No fim do ano passado, a MTC pediu uma ampliação da ferrovia até a cidade de Rio Pardo de Minas, no Norte de MG, totalizando 670km de extensão, passando por 20 municípios. A ferrovia vais ter ramais para Teixeira de Freitas e para Mucuri, até a fábrica de celulose da Suzano.

O ato realizado neste domingo (30/04), no distrito, reuniu prefeitos de todos os onze municípios cortados pela rodovia, além de vereadores, deputados estaduais e federais dos estados de Minas Gerais e Bahia, todos assinando o termo de adesão e o compromisso com o projeto de reativação da Ferrovia Bahia-Minas.

“O prefeito da época não é o mesmo hoje. O atual não está nem aí. Isso é política pura. Projeto meio fantasioso. Só acredito quando estiver pronto. É bonito no papel. Dar o pontapé inicial é outra história.”, diz um morador de Caravelas

A Multimodal Caravelas (MTC) foi criada em 2017 com o intuito de desenvolver um complexo logístico moderno, com conceito sustentável de baixo impacto ambiental, com a possibilidade de contribuir efetivamente para a transformação da região conectando-a à cadeias de produções estratégicas para o Brasil e o mundo.

O último ferroviário vivo, Manoel Bernadino de Almeida, de 91 anos, telegrafista da Bahia-Minas por mais de 30 anos, nascido e criado em Caravelas fez questão de aparecer ao evento da reconstrução da ferrovia e falar da emoção de ver de volta a locomotiva que tantas saudades lhe trazem.

SAIBA MAIS EM:  https://www.instagram.com/reel/CrvCZxfMb-B/?igsh=MXV1c2hrMW1ocjVxdg==

https://bahiaextremosul.com.br/prefeito-silvio-ramalho-recepciona-em-caravelas-autoridades-durante-assinatura-do-projeto-logistico-multimodal-da-ferrovia-bahia-minas-em-ponta-de-areia

https://jornalalerta.com.br/caravelas-inaugura-marco-da-reativacao-da-ferrovia-bahia-minas/ E https://mtcsa.com.br/



sexta-feira, 5 de setembro de 2025

JULGAMENTO DE BOLSONARO E OUTROS, VEREDICTO SAÍ ATÉ 12/9

 ~

  Por THEODIANO BASTOS

As expectativas em torno dos votos dos ministros na semana decisiva para o ex-presidente

Dia 9 Moraes já pediu três horas para relatar seu voto e até dia 12 sai a sentença.

Pessoalmente acho que Bolsonaro e demais réus serão condenados e a anistia ampla não passa no Congresso. 

Jair Bolsonaro, Braga Netto, Augusto Heleno, Almir Garnier, Paulo Sérgio, Alexandre Ramagem, Anderson Torres e Mauro Cid (Fotos Fellipe Sampaio/STF; Andressa Anholete/Getty Images; Ton Molina/STF; Val...

O veredicto para os oito acusados de liderar e colocar em marcha um plano de golpe de Estado no apagar das luzes do governo Bolsonaro deve ser conhecido na próxima semana. Há poucas dúvidas sobre a decisão final da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, especialmente depois da intervenção do relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, no início do julgamento. Antes de apresentar seu relatório, um resumo de tudo o que foi produzido e argumentado na investigação, ele deixou claro que não tem dúvidas sobre a materialização da conspirata, tratou o grupo acusado de “organização criminosa” e ressaltou que não há espaço para recuo. A manifestação do magistrado indica que ele está convencido da culpa dos réus — se não de todos, no mínimo em relação à maioria. Em casos de grande dimensão como este, o voto do relator costuma balizar a decisão dos demais juízes. Isso, porém, não significa que o caso está totalmente definido. 

SAIBA MAIS EM: Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/as-duvidas-que-ainda-restam-na-reta-final-do-julgamento-de-bolsonaro-no-stf/

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

BRASÍLIA FOI CONSTRUÍDA EM 42 MESES, COMO FOI POSSÍVEL?

 

      Por THEODIANO BASTOS

A construção derasília começou em 1956 e foi concluída em 1960, sob o comando do presidente Juscelino Kubitschek. A ideia de uma nova capital, no entanto, já existia há mais de 150 anos, remontando à década de 1890, e a fundação oficial da cidade ocorreu em 21 de abril de 1960. 

Vejam, Oscar Niemeyer fez o projeto, mas o mérito maior foi do engenheiro que fez os cálculos e o do que executou as obras, mas a fama ficou no Niemeyer

Os cálculos que tornaram possíveis os inovadores edifícios de Brasília, projetados por Oscar Niemeyer, foram realizados pelo engenheiro poeta Joaquim Cardozo. Ele transformou o que seriam apenas sonhos de arquitetura em uma realidade viável para a engenharia, criando novos tipos construtivos sem o auxílio de computadores. E até hoje não surgiu uma trinca sequer 

Qual foi a importância de Lúcio Costa para Brasília?

Pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, Lúcio Costa ficou conhecido mundialmente pelo projeto urbanístico do Plano Piloto de Brasília. Após esse projeto, recebeu convites para coordenar vários planos urbanísticos no Brasil e no exterior. Trabalhava de 6 horas da manhã às 8 da noite

Quem ajudou na construção da Brasília?

Eram os primeiros “candangos”, como ficaram conhecidos aqueles trabalhadores pioneiros, que vinham atraídos pela possibilidade de um novo começo e novas oportunidades.

Eu vivenciei a construção de Brasília, servindo na FAB, na Base Aérea de Salvador. Durante a construção de Brasília, houve as revoltas de Aragarças e Jacareacanga, um movimento liderado por militares da FAB em 1956, antes do início das obras da cidade, contra o governo do presidente Juscelino Kubitschek (JK) e fiquei nas trincheiras em volta do prédio do comendo, pois os aviadores se recusaram a levantar voos do B-34 para bombardear os revoltos e ficaram presos no prédio do Comando.   

Oficiais da FAB se rebelam contra JK Levante de Jacareacanga dura 20 dias e toma duas cidades no sul do Pará. Para pacificar o país, JK anistiou os revoltosos.

SAIBA MAIS EM: https://www.google.com/search?q=quem+fez+os+calculos+dos+predios+de+brasili%3F&oq=quem+fez+os+calculos+dos+predios+de+brasili%3F&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigATIHCAIQIRigAdIBCjMxMDU1ajBqMjmoAgCwAgE&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 - https://www.google.com/search?q=quando+come%C3%A7ara+as+obras+de+bras%C3%ADlia%3F&oq=quando+come%C3%A7ara+as+obras+de+bras%C3%ADlia%3F&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIJCAEQIRgKGKABMgkIAhAhGAoYoAHSAQkxNDkwNmowajeoAgCwAgA&sourceid=chrome&ie=UTF-8   

domingo, 31 de agosto de 2025

Ateu, Luís Fernando Verissimo refletiu sobre pós-morte em entrevista e outros temas

 

  Por THEODIANO BASTOS

“Eu sempre digo que a morte é a última coisa que eu quero que me aconteça. A gente acaba começando a pensar no pós-morte, infelizmente, para quem é ateu como eu, não tem esse consolo de esperar um pós-morte. Mas quem sabe eu tenho uma boa surpresa.”

MORTE: ‘Minha relação com a morte é esquecer que ela existe. E espero que ela faça o mesmo comigo’

“Não gosto que me imponham coisas, e a velhice é uma imposição, uma prepotência do tempo. Sou contra.”

“Algumas crônicas a gente lê depois e se admira com o que fez, mas não acho que o que eu faço tenha muito valor literário, ou importância.”

“Encaro escrever como um ofício, um que deu certo para mim, mas não seria minha escolha natural se outras coisas não tivessem dado errado.”

“Escrever não me dá prazer, gosto mesmo é de soprar saxofone.”

“Na política tudo é negociável, começando pelos princípios”

HONRA: Todo mundo é honrado até prova em contrário, e no Brasil nunca aparece a prova em contrário.

MASOQUISTAS: Os masoquistas põem a mão no fogo por qualquer um.

HUMANIDADE: Não sei para onde caminha a Humanidade. Mas, quando souber, vou para o outro lado.

LER: De certa maneira, livro é melhor do que sexo. Você pode tomar o uísque antes, depois e durante. Livro é sempre com a luz acesa. E livro nunca está com dor de cabeça.

ABISMO: Se o mundo está correndo para o abismo, chegue para o lado e deixe ele passar.

QUIETO: A falsa ideia, entre meus amigos, de que eu falo pouco se deve ao fato de que entre eles eu não tenho oportunidade. Eu não sou quieto, sou é muito interrompido.

LICOR DE OVOS: A ressaca de licor de ovos é um dos poucos casos em que a lei brasileira permite a eutanásia.

AMANHÃ: Temos que confiar no amanhã. A não ser que descubram alguma coisa contra ele durante a noite.

SENSUALIDADE: No Rio ninguém faz sexo. Ele já vem pronto.

SELFIE: Tirar a própria fotografia é a terceira coisa mais íntima que uma pessoa pode fazer com ela mesma, depois da masturbação e do suicídio.

Ateu, o escritor Luis Fernando Veríssimo refletiu sobre o pós-morte em entrevista dada ao apresentador Pedro Bial, 67, em 2019. O romancista faleceu neste sábado (30/8), aos 88 anos, em Porto Alegre.

Ao programa "Conversa com Bial", Luis Fernando Veríssimo conversou sobre a sua visão da morte.

Verissimo havia sido internado por conta de um quadro grave de pneumonia em Porto Alegre, no dia 11 de agosto. Ele deixa a sua esposa e três filhos e dois netos.

Com mais de 80 títulos publicados, ele é um dos autores mais populares da literatura brasileira atual e foi casado por mais de 60 anos com Lúcia Helena Massa, com quem se uniu em matrimônio em 1963.

scritor genial: Leia 10 crônicas de Luis Fernando Verissimo publicadas no GLOBO

À época do aniversário de 80 anos de Verissimo, Zuenir Ventura, outro mestre das letras e amigo do escritor, fez uma seleção para a coluna de Ancelmo Gois, por temas, de frases extraídas das 800 reunidas no livro “Veríssimas”, publicado pela Objetiva em 2016, organizada por Marcelo

SAIBA MAIS EM: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/ateu-luis-fernando-verissimo-refletiu-sobre-pos-morte-em-entrevista/


sábado, 30 de agosto de 2025

LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO, AUTOR DO ANALISTA DE BAJÉ E DA VELHINHA DE TAUBATÉ, MORRE AOS 88 ANOS


                                              Por THEODIANO BASTOS

Sempre que alguém morre, comparo a idade e FERNANDO FERÍSSIMO tinha a minha idade, 88 anos. 

E continuo ainda firme, lúcido e produtivo, sem nenhuma comorbidade, ao lado de Maria do Carmo, (Lila), 64 anos de casamento, amor de minha vida, mãe dos dois casais de filhos, avó de 4 netos e 3 netas a esperando Pedro, o bisneto que nascerá em novembro em Porto Alegre. Lila continua lúcida e forte aos 86 anos

Quando ainda ia a sepultamentos, ficava lendo as lápides e via que muitos nascidos depois de mim e lá estavam sepultados....

Diagnosticado com doença de Parkinson, o autor teve problemas cardíacos em 2016, quando chegou a ser internado no mesmo hospital e precisou passar por cirurgia de implante de marca-passo. Em 2021, o escritor sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) em 2021 e lidava com problemas motores e de comunicação desde então.

Com ironia fina e texto preciso, gaúcho dizia que a escrita era apenas ‘um ofício que deu certo’; escritor morreu em Porto Alegre, onde morava

Criador de personagens inesquecíveis, como o Analista de Bagé (o psicanalista “mais ortodoxo do que rótulo de Maizena”), o psicanalista que segue a linha “freudiano barbaridade” e trata seus pacientes com métodos nada ortodoxos, como joelhadas nos homens e carícias nas mulheres. 

 

A Velhinha de Taubaté (“a única brasileira que ainda acreditava na política”) e o detetive trapalhão Ed Mort, o escritor gaúcho também conquistou enorme sucesso como autor de quadrinhos: na tirinha As Cobras, que começou a ser publicada em 1975 no jornal Zero Hora, de Porto Alegre.

Verissimo sutilmente criticava a ditadura militar por meio dos répteis, que discutiam política e economia enquanto filosofavam sobre qualquer assunto, do surgimento da vida na Terra ao comportamento dos banhistas nas praias. Fruto de seu amor pelos quadrinhos e “falta de habilidade para desenhar outros animais”, As Cobras foram desenhadas por Verissimo por mais de 30 anos. Só deixaram de ser produzidas em 1997, quando ele, após completar 60 anos, decidiu que “não ficava bem um sexagenário desenhando cobrinhas”. Diversas antologias publicadas ao longo dos anos, contudo, ...

Além da escrita, Verissimo era conhecido por suas paixões pessoais, que vão do jazz à gastronomia, viagens e futebol.

A mistura entre vida e obra é marcada por um estilo que une lirismo, emoção e autoironia, atributos destacados por amigos e críticos que veem em sua escrita uma forma de traduzir o cotidiano brasileiro com leveza e profundidade.

“[Verissimo] Pratica aquilo que Manuel Bandeira chamou ‘puxa-puxa’. Ou seja, é capaz de arrancar um bom texto de qualquer miudeza”, definiu a Veja, em reportagem de capa sobre Verissimo.

Um dos maiores prazeres de Luis Fernando Verissimo, nascido em 26 de setembro de 1936, era “soprar saxofone”. Quando tomava posse do instrumento, Verissimo, um calado incorrigível, podia apenas ouvir — além de nutrir sua paixão pelo jazz, iniciada na adolescência passada nos Estados Unidos junto com a família, entre as décadas de 1940-1950. Naquela época, seu pai, o também escritor Erico Verissimo (1905-1975), foi convidado a dar aulas na Universidade da Califórnia em Berkeley.

SAIBA MAIS EM: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2025/08/30/morre-luis-fernando-verissimo-mestre-da-cronica-e-do-humor-aos-88-anos.ghtml E https://veja.abril.com.br/cultura/morre-luis-fernando-verissimo-aos-88-anos/


quarta-feira, 27 de agosto de 2025

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AFETARÁ TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS

                                        Por THEODIANO BASTOS 

Novo temor do chefe de IA da Microsoft é que as IAs finjam ter consciência para manipular humanos

O que mantém o CEO de IA da Microsoft, Mustafa Suleyman, acordado à noite é a preocupação com os sistemas de IA que parecem muito vivos

Como as salas de aula serão transformadas pela Inteligência Artificial

Aprendizado em grupo, experimentação e projetos interdisciplinares estão entre as tendências apontadas por Paulo Silveira, confundador do Grupo Alun

A essa altura do campeonato você provavelmente já sabe que a inteligência artificial é uma tecnologia de propósito geral, assim como a prensa de Gutenberg, a eletricidade e a internet. E, do mesmo modo que suas antecessoras, tem potencial de reformular profundamente o mundo em que vivemos — o que, é claro, inclui a educação.

Para além dos embates sobre estudantes que terceirizam a lição de casa para a IA, o que se pode esperar do encontro entre essas ferramentas e a sala de aula por onde (quase) todos passamos? Em busca de respostas, conversei com Paulo Silveira, com quem encontrei no IT Forum Praia do Forte, evento realizado pelo IT Forum, frente de negócios do Itaqui.

Silveira é chief vision officer do Grupo Alun, formado pela Alura, uma das maiores escolas online de educação tech do Brasil, além da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) e da platafor de educação PM3. Aqui ele fala sobre a inserção da IA na rotina dos brasileiros.

VEJA: Como imagina a sala de aula em 2030?

Paulo Silveira: A grande mudança vai ser a consolidação de mesas de trabalho em grupo, no lugar da configuração clássica das carteiras uma ao lado da outra, todas voltadas para o professor. O trabalho do futuro – na verdade, do presente – é necessariamente um time de pessoas que às vezes não se entendem e pouco se conhecem. Que são diferentes. Saber trocar com o outro vai aumentar as oportunidades profissionais.

Há quem considere que a IA vai transformar a escola em uma experiência parecida com a de uma plataforma de streaming. acha dessa analogia?

Sou mais cético. Porque a gente também falou de mudanças radicais quando chegaram o computador pessoal e outras inovações. Grandes instituições como a escola e a universidade são, sim, afetadas, mas nunca tanto quanto se promete.

Como a IA pode mudar a escola, então?

A IA vai mostrar mais a necessidade de se trazer a experimentação, o laboratório e os projetos interdisciplinares. Porque o conteúdo direto a gente já tem na internet há tempo, já estava em xeque. Mas você vai precisar do aprendizado clássico, de matemática e de português, por exemplo, para ser capaz de conduzir essas ferramentas.  

SAIBA MAIS EM: https://www.estadao.com.br/link/cultura-digital/novo-temor-do-chefe-de-ia-da-microsoft-e-que-as-ias-finjam-ter-consciencia-para-manipular-humanos/ E https://veja.abril.com.br/coluna/planeta-ia/como-sera-a-sala-de-aula-pos-ia/

domingo, 24 de agosto de 2025

QUAL O LIMITE DO UNIVERSO?

 

                                       Por THEODIANO BASTOS

Lembro que quando criança, deitado de barriga para cima numa esteira da casa em Candeias-BA perguntava onde termina o céu? E minha tia Tidinha, (Matilde) disse vai ficar louco pensando numa coisa dessa.

E a pergunta persiste até hoje: QUAL O LIMITE DO UNIVERSO? AONDE TERMINA O CÉU?

Quanto mais poderoso o telescópio no Espaço, mais e mais corpos celestes é descoberto

Vejam que coisa fantástica: O corpo celeste mais distante da Terra conhecido até agora é a galáxia GN-z11. Essa galáxia está localizada a aproximadamente 13,4 bilhões de anos-luz de distância. Além disso, o Telescópio Espacial James Webb também identificou a galáxia JADES-GS-z13-0, que se formou 320 milhões de anos após o Big Bang e cuja luz é a mais distante já observada. No nosso sistema solar, o objeto mais distante é o planeta anão Farfarout (2018 AG37), localizado a cerca de 132 unidades astronômicas (UA) do Sol. 

Um grupo de cientistas desenvolveu o conceito de uma nave geracional capaz de transportar milhares de humanos até Alfa Centauri, em uma viagem estimada em mais de 400 anos

O projeto, batizado Chrysalis, foi o vencedor do Projeto Hyperion, competição internacional voltada para o desenvolvimento de espaçonaves interestelares de longo alcance.

A proposta envolve uma estrutura com mais de 58 quilômetros de extensão e massa aproximada de 2,4 bilhões de toneladas, projetada para ser construída no ponto de Lagrange 1, entre a Terra e a Lua. Essa região oferece estabilidade gravitacional e baixo consumo de combustível para manutenção de posição, sendo ideal para a montagem de grandes estruturas espaciais.

O formato cilíndrico foi escolhido por razões estruturais e operacionais. De acordo com os criadores, o design minimiza a seção frontal e melhora a blindagem contra detritos orbitais e micrometeoritos, além de reduzir tensões durante as fases de aceleração e desaceleração. A nave seria impulsionada a até 0,01% da velocidade da luz, utilizando propelente líquido armazenado em tanques distribuídos ao longo da estrutura.

+ Tudo o que sabemos sobre o objeto interestelar que transita pelo sistema solar

Para simular gravidade, a nave utilizaria módulos habitacionais com rotação lenta, aproveitando a força centrífuga. Segundo John Page, professor de engenharia da Universidade de Nova Gales do Sul, essa abordagem evita diferenças gravitacionais significativas entre a cabeça e os pés dos tripulantes, o que pode causar efeitos fisiológicos indesejados.

O projeto também considera aspectos psicológicos e sociais de uma missão multigeracional. A equipe propõe que os primeiros tripulantes passem até 80 anos isolados na Antártida antes do lançamento, como forma de adaptação à vida em ambiente confinado. A nave foi concebida como uma biosfera autossuficiente, em que humanos, sistemas de inteligência artificial e robôs convivem e compartilham processos.

Segundo os organizadores da competição, a Chrysalis se destacou pela abordagem abrangente, incluindo soluções para blindagem contra radiação, sustentabilidade da vida a bordo e planejamento social multigeracional. Apesar de conceitual, o estudo oferece uma base técnica viável para futuras missões interestelares, caso a humanidade venha a explorar sistemas estelares fora do Sistema Solar. FONTE: https://revistaplaneta.com.br/cientistas-projetam-nave-interestelar-para-uma-jornada-de-400-anos-ate-alpha-centauri

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

FÁBIO, GOLEIRO DO FLUMINENSE RECORDISTA MUNDIAL COM 1.371 EM PARTIDAS OFICIAIS

FÁBIO, GOLEIRO DO FLUMINENSE, AOS 44 ANOS, RECORDISTA MUNDIAL EM PARTIDAS OFICIAIS: 1.371 ATÉ  18/8/25

976 partidas pelo Cruzeiro, 235 pelo próprio Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo União Bandeirante.


quarta-feira, 13 de agosto de 2025

FREUD E JUNG PRINCIPAIS DIVERGÊNCIAS

 

Por THEODIANO BASTOS

Tenho os dois DVDs, o de Freud é um filme sobre sua vida e o de Jung é uma raridade, pois é uma entrevista

Carl Jung foi aluno e posteriormente colaborador de Sigmund Freud. Jung inicialmente admirava Freud e chegou a ser considerado seu sucessor no movimento psicanalítico. No entanto, divergências teóricas levaram ao rompimento entre os dois, e Jung desenvolveu sua própria abordagem, a Psicologia Analítica. 

Sim, é verdade que Freud desmaiou na presença de Jung em duas ocasiões distintas. O primeiro desmaio ocorreu em 1909, em Bremen, antes da viagem de ambos para os Estados Unidos, e o segundo foi em 1912, em Munique, durante uma reunião fechada com outros psicanalistas. Esses desmaios são frequentemente mencionados no contexto da relação tensa entre Freud e Jung, que culminou na ruptura entre os dois. 

Freud, com cerca de 50 anos, via em Jung um herdeiro de seu trabalho, com potencial para expandir a psicanálise para além da Áustria. 

A briga entre Freud e Jung teve como principal motivo as divergências em suas teorias sobre a libido e o inconsciente. Enquanto Freud via a libido como puramente energia sexual e o inconsciente como algo essencialmente pessoal, Jung expandiu a noção de libido para uma energia psíquica mais ampla e concebeu um inconsciente coletivo, além do pessoal

As teorias de Freud e Jung, embora compartilhem raízes na psicanálise, divergem em pontos cruciais, especialmente no que diz respeito à natureza do inconsciente e ao foco do tratamento terapêutico. Freud via o inconsciente como um repositório de experiências reprimidas, principalmente ligadas à sexualidade e aos conflitos da infância, enquanto Jung introduziu a ideia de um inconsciente coletivo, contendo arquétipos universais e símbolos compartilhados por toda a humanidade. 

Principais diferenças:

  • Inconsciente:

Freud focava no inconsciente pessoal, derivado de experiências individuais, especialmente na infância. Jung, além do inconsciente pessoal, introduziu o conceito de inconsciente coletivo, uma camada mais profunda da psique, contendo padrões arquetípicos herdados e universais. 

  • Libido:

Freud via a libido como energia sexual, central para o desenvolvimento e a formação da personalidade. Jung, embora tenha reconhecido a importância da libido, a via como uma energia vital mais ampla, não restrita à sexualidade. 

  • Foco terapêutico:

Freud buscava tornar consciente o inconsciente reprimido, aliviando sintomas neuróticos. Jung, além da resolução de conflitos, enfatizava a individuação, um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal ao longo da vida. 

  • Arquétipos:

Jung utilizou o conceito de arquétipos, padrões universais presentes no inconsciente coletivo, como máscaras, a sombra, anima/animus, que influenciam a personalidade e o comportamento. Freud não utilizou esse conceito. 

  • Abordagem:

Freud tinha uma abordagem mais determinista e causal, ligada ao passado e às experiências infantis. Jung propôs uma abordagem mais dialética e simbólica, com foco na totalidade da psique e no futuro, na busca pela individuação. 

Em resumo: Freud via a psique como moldada principalmente por experiências individuais e conflitos inconscientes, com foco na resolução de traumas. Jung, além disso, via a psique como um sistema complexo, com um inconsciente coletivo que influencia a experiência humana, buscando a individuação e a totalidade da personalidade. 

Fonte: Casa do Saber