quarta-feira, 7 de agosto de 2024

SOBRE A VIDA E A ETERNIDADE


Por RUBENS PONTES

Escrito em 2014, quando Rubens da Silva Pontes tinha 91 anos, está com quase 102 anos em 2024.

Penso, nessa ensolarada e amena manhã de Manguinhos, neste litoral capixaba, no meu amigo Mário Veras, que aniversaria dia 10.

O fato me faz remontar a heroicos tempos passados de nossa atividade profissional em Belo Horizonte, em campos afins, e, no campo do lazer, de inesquecível viagem empreendida à Rússia, com passagem por Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Polônia, Ucrânia e, no retorno, Estados Unidos

Pois foi em Berlim que comemoramos, num dos bares da capital alemã, num dia 10 de agosto, a passagem do aniversário que agora se repetirá em Salvador, cercado pelo carinho da família e dos amigos.

Mário Veras é uma dessas raras pessoas que ficam idosas sem ficar velhos. Acho.

que contribuiu para isso seu estilo de encarar a vida e a solidária presença de Ana Lúcia, uma mulher que aprendemos admirar pelo seu espírito de companheirismo, pelo seu talento e por sua indestrutível beleza.

Mas, não foi por acaso que Mário Veras nasceu num dia 10, número composto por dois outros números mágicos, o UM e o ZERO. O primeiro simboliza liderança, vitória, força, virilidade, o principio da unidade, o indivisível. O ZERO, sem ser propriamente um número, é um conceito matemático que designa a inexistência de algo; por sua forma circular, lembra o oroboro, (Ele representa o conceito da eternidade, através da figura de uma serpente (ou dragão) que morde a própria cauda. Com base na semiótica, a representação circular do ouroboros simboliza a constante evolução e movimento da vida, além de outros significados como a ressurreição, a criação, a destruição e a renovação. uma serpente mordendo a própria cauda representando, com isso, ao mesmo tempo, o vazio e a eternidade.)

Vale lembrar que Deus criou o Mundo com 10 pronunciamentos; que existem 10 mandamentos e que na Cabala significa o serifat, ou os ramos da Árvore da Vida. O mais importante dia do Calendário judaico é o Yam Kippur, o décimo dia do Ano Novo.

E na numerologia cabalística, o 10 é um número positivo que estimula a independência e a abertura de novas oportunidades na vida.

Porém, mais importante do que tudo isso é a valorização da amizade, sentimento sempre presente na vida de Mário Veras. E é em nome disso que faço esse registro com um abraço, ex-totto-corde, antecipando-me aos numerosos amigos que irão felicita-lo daqui a 4 dias.  

FONTE: https://www.facebook.com/share/p/MnP2jCoTw9WkAcnB/?mibextid=xfxF2i

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário