sábado, 31 de agosto de 2024

FRONTEIRIÇOS, A FRAGIL FRONTEIR DA RAZÃO

 


Por THEODIANO BASTOS

Portadores do transtorno de personalidade conhecido como borderline são excessivamente impulsivos, intolerantes e não suportam o abandono

“Olhos claros, entre o azul e o verde, cabelos castanhos e pele branca, Marina, de 29 anos, é portadora do transtorno borderline desde a adolescência. No depoimento abaixo, descreve como se sente quando passa por uma crise

“Quando entro numa crise, o que mais me incomoda é a sensação de não existir. É como se não houvesse motivos pra eu viver.

Um vazio, uma angústia. Nada ao meu redor parece ter cor. Tudo é cinza. Sinto as coisas em câmera lenta. No entanto, meus pensamentos ficam exageradamente rápidos. 

Sinto uma grande ansiedade, uma incômoda agitação interna. Minha mente fica tão acelerada que, depois do fim da crise, sobra uma grande confusão mental.

Algumas vezes, chego a esquecer das situações que passei. Em outras, não consigo identificar se aquilo aconteceu ou se foi um sonho. Mesmo a noção de tempo parece confusa. 

É como se estivesse em queda livre, num buraco escuro, frio, úmido, sem fim, com muitas imagens passando pelos meus olhos e vozes e sons, vários, zumbindo nos meus ouvidos sem parar.

Procuro evitar aquela avalanche de informação, agarrar-me em alguma coisa. Mas não consigo encontrar nada para me amparar.

Fico verbalmente agressiva, irritada com qualquer um ou qualquer coisa, impaciente. Sinto-me atacada, invadida a todo momento e, então, ataco de volta.

Existe uma variação muito grande de humor. Pelo menos comigo, em toda crise, o pensamento de suicídio é recorrente. E a sensação de falta de esperança também. As duas piores coisas ao sair de uma crise... Sinto-me atacada, invadida a todo momento e, então, ataco de volta. 

 Pelo menos comigo, em toda crise, o pensamento de suicídio é recorrente. E a sensação de falta de esperança também. As duas piores coisas ao sair de uma crise são a vergonha e o medo da recaída”.

Embora o termo borderline (a palavra significa “fronteiriço”) tenha sido cunhado em 1938 pelo psicanalista americano Adolph Stern – ele concluiu que os pacientes portadores de tal transtorno psiquiátrico estavam no limite entre a neurose e a psicose -, foi só na década de 1980 que o diagnóstico da doença se tornou mais preciso. Até então, muitos médicos acreditavam, equivocadamente, que a personalidadede uma pessoa era imutável.

Ao estudar imagens do cérebro e fazer testes em animais, o psiquiatra americano Robert Cloninger provou que a personalidade é a união entre o temperamento e o caráter. “O temperamento é herdado”, explica o psiquiatra Erlei Sassi, coordenador do Ambulatório dos Transtornos de Personalidade e do Impulso do Hospital das Clínicas.

“Filho de Pittbull tem tudo para ser um pittbulzinho. Já o caráter é relacionado ao aprendizado, é formado pelo ambiente em que a pessoa vive”.  

De acordo com Sassi, que estuda o transtorno borderline há 15 anos, o conflito entre o temperamento e o caráter pode gerar uma personalidade problemática.

e o caráter pode gerar uma personalidade problemática. É o caso, por exemplo, de uma criança extremamente perfeccionista que cresce em uma família desorganizada. O convívio levaria a uma frustração constante.

A personalidade começa a ser formada entre o fim da adolescência e o começo da idade adulta. “É nesse momento que os primeiros sintomas de um borderline costumam aparecer”, conta Sassi... Ele tentou o suicídio quatro vezes...

SAIBA MAIS EM: https://veja.abril.com.br/saude/a-fragil-fronteira-da-razao

 

YANOMAMI: 27.152 EM ÁREA MAIOR QUE PORTUGAL E SOMA DO RIO E ES E NÃO PRODUZEM NEM A COMIDA QUE COMEM

 

Por THEODIANO BASTOS

De acordo com o Censo 2022, a Terra Indígena Yanomami, localizada nos estados do Amazonas e Roraima, tem 27.152 habitantes, o que representa 4,36% da população indígena em terras indígenas no Brasil.                                                               Seu território cobre, aproximadamente, 192.000 km², maior que o de Portugal e muito maior que o da Suiça: 41.285 km²

A Terra Indígena Yanomami (TIY) tem uma área de 9.664.975 hectares, o que corresponde a quase 100 mil quilômetros quadrados. É a maior terra indígena do Brasil, abrangendo os estados de Amazonas e Roraima. A TIY é maior que o tamanho de Portugal e equivale à soma das áreas dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. 

A localização dos Yanomami é entre o extremo norte do Brasil e o sul da Venezuela, na região do interflúvio Orinoco-Amazonas. A TIY é limitada pela fronteira com a Venezuela a noroeste e faz divisa com os territórios indígenas Balaio e Cué-cué/Marabitanas a oeste. 

Os Yanomami vivem em aldeias formadas por casas retangulares ou em casas coletivas chamadas xapono (shabono) ou yano. 

Localização. A Terra Indígena Yanomami tem uma área de 9.664.975 hectares (23.882.670 acres) nos estados do Amazonas e Roraima, no Brasil. O território é limitado pela fronteira com a Venezuela a noroeste. A oeste faz divisa com os territórios indígenas Balaio e Cué-cué/Marabitanas.

FICA A PERGUNTA: Se produzem alimentos, porque aparecem tão desnutridos nas reportagens nas TVs? Fome yanomami: por que reverter quadros de desnutrição é tão difícil

Associação Médicos da Floresta:

Quadros graves de desnutrição e óbitos marcam a crise humanitária encontrada nas comunidades indígenas que fazem parte da Reserva Yanomami.

Embora os yanomami tenham vasto conhecimento botânico e historicamente se sustentem pela coleta de alimentos no solo, além de pesca e caça, sua sobrevivência vem sendo continuamente ameaçada pela contaminação das águas e do solo pela prática do garimpo ilegal e a fuga da caça pela presença dos garimpeiros, problemas que se espalham pela área de mais de nove milhões de hectares localizada nas florestas e montanhas do norte do Brasil e sul da Venezuela.

Para reverter desnutrição, só 'dar comida' não basta

A situação é descrita por Marco Túlio, vice-presidente da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade), como a pior que já viu em seus 20 anos de carreira. "É algo que eu e meus colegas vimos em fotos nos livros durante a faculdade de medicina, mas como algo que não acontecia mais no Brasil, somente em países longínquos e muito vulneráveis." 

Tem a palavra a ministra Sônia Guajajara                              

SAIBA MAIS EM: https://www.google.com/search?q=POPULA%C3%87%C3%83O+YANOMAMI+NO+BRASIL&oq=POPULA%C3%87%C3%83O+YANOMAMI+NO+BRASIL&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyCQgAEEUYORiABDIHCAEQABiABDIICAIQABgWGB4yCggDEAAYgAQYogQyCggEEAAYgAQYogQyCggFEAAYgAQYogTSAQkxMzEzNWowajeoAgCwAgA&sourceid=chrome&ie=UTF-8 - https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/maior-terra-indigena-do-brasil-yanomami-contabiliza-27152-pessoas E https://www.bbc.com/portuguese/brasil-64388465

 






quinta-feira, 29 de agosto de 2024

PRÊMIO INTERNACIONAL, NEUROCIENTISTA TEODIANO É HOMENAGEADO PELA UFES


 

NEUROCIENTISTA TEODIANO E OUTROS DA UFES, VENCEM O LATIN AMERICAN RESEACH AWARDS

Em 2017, projetos de professores e alunos da Ufes ganham prêmio de incentivo do Google

Eles venceram o Latin American Research Awards (Lara). Os professores ganharão U$ 700 dólares por mês cada, e os alunos U$ 1,2 mil cada.

Por Kaique Dias, CBN Vitória 30/08/2017

Professores e alunos da Ufes ganham prêmio internacional por criação de equipamentos

Dois projetos de professores e alunos do departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ganharam o Latin American Research Awards (Lara), prêmio de incentivo à pesquisa do Google.

Os pesquisadores elaboraram uma cadeira de rodas com adaptações para pessoas com dificuldades de locomoção motora severa e um sistema para ajudar no diagnóstico de crianças com autismo, que ainda seguem sendo testados.

O primeiro projeto é representado pelo professor Teodiano Freire Bastos Filho. Uma cadeira de rodas simples foi adaptada com computador e circuitos que ajudam pessoas com habilidades motoras prejudicadas nas pernas e braços acionarem eletrodomésticos dentro de casa, além de movimentarem a cadeira. Tudo isso com o movimento dos olhos.

“Ela pode ligar lâmpada, ventilador, ar condicionado, TV. Pode aumentar o volume ou mudar canais da TV, além de fazer ligações pelo celular. Tudo isso com o movimento dos olhos, que são capturados por um dispositivo na cadeira de rodas, que é muito preciso”, explica.

FONTE: https://biotecnologia.ufes.br/pt-br/felicita%C3%A7%C3%B5es-ao-prof-teodiano E https://g1.globo.com/espirito-santo/educacao/noticia/projetos-de-professores-e-alunos-da-ufes-ganham-premio-de-incentivo-do-google.ghtml





NEURO REABILITAÇÃO COM CORRENTE CONTÍNUA, CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA EM SÃO PAULO

 


A Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica realiza em Ribeirão Preto/SP o XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB 2024). onde o Neurocientista Teodiano Bastos Filho dá o Curso de Neuro-Reabilitação prática de neuro-reabilitação utilizando os equipamentos de estimulação transcraniana de corrente contínua, realizado no Theatro Pedro II

O evento marcará um avanço significativo na área da saúde. O CBEB 2024 representa um compromisso com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a promoção da saúde. Será uma oportunidade única para explorar as mais recentes descobertas e avanços na engenharia biomédica, contribuir para um futuro mais saudável e estabelecer conexões valiosas com líderes e visionários da área.

E ao mesmo tempo o Prof. Teodiano dá aulas na UFES e participa de defesa de tese de doutorado de sua aluna, como se vê a seguir. 

E na aula prática eu faço a primeira demonstração e depois os alunos fazem os experimentos em grupos de 2

SAIBA MAIS EM: 

https://www.wipo.int/export/sites/www/pct/pt/docs/faqs_about_the_pct.pdf E https://www.google.com/search?q=quanto+tempo+leva+para+registrar+patente+internacional+nos+eua%3F&oq=quanto+tempo+leva+para+registrar+patente+internacional+nos+eua%3F&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOdIBCTQ4NTM0ajBqOagCDrACAQ&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

O DIA MAIS IMPORTANTE DE MINHA VIDA

 


"O DIA MAIS IMPORTANTE DE MINHA VIDA foi aquele em que, recordando todos os meus erros, achei que já chegara a hora de procurar uma nova maneira de ser útil ao próximo, de dar novo rumo às minhas relações humanas. 

Que era que eu tinha feito senão satisfazer os meus desejos, o meu egoísmo? Podia ser considerada uma criatura boa apenas porque não matava, porque não roubava, porque não agredia? A bondade não deve ser uma virtude passiva. 

No dia em que eu achei Deus, encontrei a paz para mim e ao mesmo tempo percebi que de certa maneira não haveria paz para mim. Descobri que a paz interior só se conquista com o sacrifício da paz exterior. Era preciso fazer alguma coisa pelos outros. 

O Mundo está cheio de sofrimento, de gritos de socorro. Que tinha eu feito até então para diminuir esse sofrimento, para atender a esses apelos? Eu via em meu redor pessoas aflitas que, para se salvarem, esperavam apenas a mão que as apoiasse, nada mais que isso. 

E Deus dera-me duas mãos. 

Pensei tudo isso numa noite de insônia. 

Quando o dia nasceu, senti que tinha nascido de novo com ele."

— Trecho do livro “Olhai os Lírios do Campo”, de Érico Veríssimo

 

domingo, 18 de agosto de 2024

O PERISCÓPIO 529.232 VISUALIZAÇÕES ATÉ 18.8.24

 

ACESSOS NA ÚLTIMA SEMANA:

EUA, 2.950 mil

Singaoura, 765

Israel, 48

Brasil, 41

Rússia, 5

França, 4

Equador, 3

Reino Unido, 3

sábado, 17 de agosto de 2024

O QUE SEPARA A GENIALIDADE DA LOUCURA


 Por THEODIANO BASTOS

CRIATIVIDADE, GENIALIDADE E LOUCURA                             A PSICOLOGIA DO LOUCO

A linha entre loucura e genialidade é mais tênue do que se imaginava

"Só os loucos sabem" é mais do que frase de Facebook

Matemático, esquizofrênico e paranoico, John Forbes Nash é um gênio. Reconhecido mundialmente por ganhar o Nobel de matemática, o estudioso também acredita que aliens o recrutaram para salvar o mundo. E sobre isso, Forbes disse: “As minhas ideias sobrenaturais vieram da mesma maneira que as matemáticas. Por isso, decidi levar as duas igualmente a sério”.

E Nash está longe de ser o único gênio “louco” da história. Vincent Van Gogh, Virginia Woolf e Ernest Hemingway são apenas alguns exemplos de pessoas geniais que sofriam de doenças psicológicas. Exatamente por isso, muitos pensaram durante anos que a criatividade estava estritamente relacionada à psicopatologia.

Porém, psicólogos vêm afirmando que essa constatação pode ser um engano. Para eles, há dois fatos que reforçam o contraponto: há inúmeros gênios “normais” na história da humanidade; e manicômios não costumam produzir grandes finalidades criativas.

Então a ligação existe ou não? Estudos empíricos afirmam que sim, a genialidade possui uma forte relação com a loucura. O mais importante processo entre elas é a desinibição cognitiva: a tendência de prestar atenção a coisas que normalmente seriam ignoradas ou filtradas por parecerem irrelevantes.

Esse tipo de percepção foi o que motivou Alexander Fleming a descobrir a penicilina e muitos outros exemplos. O mesmo serve para o campo artístico, que normalmente valoriza as “coisas mundanas” e dá protagonismo à rotina, muito retratada na literatura, no cinema, na música, etc.

Contudo, a desinibição cognitiva é associada às patologias psicológicas. Por exemplo, esquizofrênicos acabam se bombardeando com informações que talvez pudessem ser “filtradas”. E segundo uma pesquisadora de Harvard, essa é uma diferença essencial entre os gênios e os “loucos”: agregar à sua máxima inteligência o conceito de desinibição.

“Inteligência excepcional pode ser útil, mas sem a cognição ela não consegue ser original e surpreendente”, conta Shelly Carson. Para ela, pessoas com QI elevado nem sempre são capazes de produções geniais.

As pessoas criativas, no entanto, caminham entre o normal e anormal, encontrando impulsos e ideias capazes de gerar conteúdos diferenciados. Como o matemático John Forbes Nash disse: “A racionalidade do pensamento impõe um limite na relação das pessoas com seus cosmos”.

O neurocientista Eslen Delanogare explora a conexão intrigante entre genialidade e loucura. Ele mergulha profundamente na complexa relação entre o funcionamento cerebral, a expressão genética e a criatividade.

SAIBA MAIS EM: https://www.youtube.com/watch?v=0TRrE7Pv6w0 -https://www.youtube.com/watch?v=YNnDBdSKyWg E https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/10/linha-entre-loucura-e-genialidade-e-mais-tenue-do-que-se-imaginava.html

 

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

O NEUROCIENTISTA TEODIANO BASTOS FILHO TEM DOIS PEDIDOS DE PATENTES INTERNACIONAL EM TECNOLOGIA MÉDICA

 

O cientista Teodiano Freire Bastos Filho apresentou com sucesso seu invento em NEUROREABILITAÇÃO na FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA MÉDICA em Dartmund Alemanha O Instituto Leibniz de Pesquisa do Trabalho da Universidade Técnica de Dortmund (IfADo), uma instituição de pesquisa não universitária com sede em Dortmund, vai custear a patente internacional do intento em Nova Iorque

Antes a Universidad de Monterrey da Cidade do México e a Universidad Politécnica Salesiana de Quito, no Equador patrocinaram o pedido de  patente internacional do software do invento de NEUROREABILITAÇÃO para mitigar as sequelas do AVC

O tempo entre o depósito e concessão do pedido de patente nos EUA é muito mais rápido do que no Brasil. Este período nos EUA é de, em média, 24 meses segundo USPTO (órgão americano responsável pelo registro de patentes), e de 30 a 80 meses após o requerimento de exame no Brasil.

Tratado de Cooperação em matéria de Patentes (PCT), o que é?

O PCT é um tratado internacional com mais de 155 Estados contratantes.

1 O PCT permite solicitar a proteção de uma invenção através de patente simultaneamente num grande número de países, depositando um único pedido de patente “internacional” em vez de depositar vários pedidos separados de patentes nacionais ou regionais.

O processo conforme o PCT inclui: O depósito: O requerente deposita junto a um Organismo nacional ou regional administrador de patentes, ou junto da OMPI, um só pedido internacional que satisfaz as exigências formais do PCT, em uma só língua, e paga uma só série de taxas. A pesquisa internacional: Uma “Autoridade responsável pela pesquisa internacional (ISA)” (um dos principais Organismos administradores de patentes do mundo) identifica os documentos de patentes publicados e a documentação técnica (“estado da técnica”) que podem ter uma influência sobre a patenteabilidade da sua invenção e estabelece uma opinião escrita sobre a possibilidade de patentear a sua invenção. A publicação internacional: Assim que possível depois da expiração do prazo de 18 meses a contar da data mais antiga de depósito, o conteúdo de seu pedido internacional é divulgado mundialmente

SAIBA MAIS EM: https://www.wipo.int/export/sites/www/pct/pt/docs/faqs_about_the_pct.pdf E https://www.google.com/search?q=quanto+tempo+leva+para+registrar+patente+internacional+nos+eua%3F&oq=quanto+tempo+leva+para+registrar+patente+internacional+nos+eua%3F&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOdIBCTQ4NTM0ajBqOagCDrACAQ&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8

sábado, 10 de agosto de 2024

TEODIANO BASTOS FILHO INVENTO NA FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA MÉDICA

 


TEODIANO BASTOS FILHO INVENTO NA FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA MÉDICA

O cientista Teodiano Freire Bastos Filho apresenta com sucesso seu invento em NEUROREABILITAÇÃO na FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA MÉDICA em Dartmund Alemanha O Instituto Leibniz de Pesquisa do Trabalho da Universidade Técnica de Dortmund (IfADo), uma instituição de pesquisa não universitária com sede em Dortmund, vai custear a patente internacional do intento em Nova Iorque

DOIS PEDIDOS DE PATENTES INTERNACIONAL

O Instituto Leibniz de Pesquisa do Trabalho da Universidade Técnica de Dortmund (IfADo), uma instituição de pesquisa não universitária com sede em Dortmund, vai custear a patente internacional do intento em Nova Iorque, mas antes a Universidad de Monterrey da Cidade do México e a Universidad Politécnica Salesiana de Quito, no Equador patrocinaram o pedido de  patente internacional software do invento de NEUROREABILITAÇÃO para mitigar as sequelas do AVC

Com Pós Doutorado em Física Aplicada, o cientista Teodiano atua nas escolas de medica e hospitais os seus estudos para mitigar o sofrimento humano de quem ficou cego, paraplégico, e com as sequelas de quem teve AVC.  

TEODIANO BASTOS FILHO, da UFES, não usa método invasivo, mas uma toca com eletrodos para mitigar sequelas do AVC.

Este invento tem pedido de patente no Brasil e na Indonésia patrocina pela pela LABTECH INTERNACIONAL, em Batan, Indonésia, uma ZPE Zona de Processamento de Exportação ao lado de Singapura, que é uma multinacional formada por americanos, ingleses e australianos, mas para mitigar as sequelas do AVC em até seis meses e agora vai dar continuidade para mitigar sequelas já crônicas.                                                                           

A LABTEC Internacional tem como objetivo criar o futuro da tecnologia educacional e tornar a tecnologia visível por meio da Engenharia do Conhecimento e na produção de equipamentos hospitalares e tem como parceiros a Microsoft, Intel, Worldclidac, MSC, CompTia, Inveta, Genyes.

SAIBA MAIS EM: https://www.escavador.com/sobre/9407930/teodiano-freire-bastos-filho E  https://aai.ufba.br/en/technische-universitat-ilmenau-intercambio

 

 


sexta-feira, 9 de agosto de 2024

CONHECENDO NOSSOS DEMÔNIOS INTERIORES


Por THEODIANO BASTOS

“O Reino de Deus está dentro de vós”, disse Jesus a seus discípulos

“se no seu centro, o paraíso não puderes encontrar, não existe chance alguma, de um dia nele entrar”.                  A salvação é individual.

Demônios interiores são aquelas emoções, pensamentos recorrentes e crenças que até podem ter nos servido em algum momento, mas que agora dificultam nosso crescimento pessoal e evolução. Essa é a introdução a uma série de vídeos sobre a importância de conhecer e trazer esses demônios para o nosso lado, ao invés de fingir que a culpa é sempre dos outros e que não temos responsabilidade com o que nos acontece., diz DANIEL HOLZHACKER Psicoterapeuta

OS 7 INIMIGOS INTERNOS

1. MEDO

medo é aquela sensação que toma conta de nós quando nos deparamos com alguma situação que identificamos como ameaçadora.

Por isso, o medo é um mecanismo de defesa do nosso cérebro, servindo como um instinto de preservação em relação àquilo que nos ameaça.

Entretanto, assim como cada um de nós é único, nossos medos também podem ser diferentes e estar associados a diferentes razões. Por isso, o autoconhecimento é importante para ajudar a identificar a origem dos nossos medos e trabalhar mudanças de atitudes mentais para superá-los.

“Somos o resultado de nossas ações repetidas. A excelência, portanto, não é uma atitude, mas um hábito” – Aristóteles

2. NEGATIVISMO

Primeiramente, reflita sobre o seu comportamento diante de uma situação difícil.

Agora, avalie se você costuma ser mais propositivo, buscando saídas para o problema, ou é tomado pelo sentimento de frustração, pelas reclamações e pelo desânimo? Pois é, o negativismo pode ser traduzido como a maneira que você enxerga as coisas.

“Ser negativista não resolve os problemas, mas pode abreviar os dias” – Augusto Curi

3. RAIVA

Anteriormente, já falamos por aqui sobre essa emoção tão controversa, da raiva.

Apesar de ser percebida de uma maneira negativa, assim como o medo, a raiva também desempenha um papel útil à nossa preservação, estando associada ao nosso instinto de defesa e de autopreservação.

“Se você quer transformar o mundo, mexa primeiro em seu interior” – Dalai Lama

4. CULPA

O sentimento de culpa é outro inimigo a ser combatido nas suas batalhas internas, afinal, ele está associado à nossa incapacidade de perdoar as nossas próprias falhas e de evoluir com o aprendizado que advém dos nossos erros.

Ou seja, que convive com a culpa permanece preso ao passado, privando-se, por conta disso, de viver novas experiências.

“Superação é ter a humildade de aprender com o passado, não se conformar com o presente e desafiar o futuro” – Hugo Bethlem

5. PREOCUPAÇÃO

Primeiramente, a preocupação é uma palavra sugestiva. Se nós considerarmos a sua primeira sílaba como um prefixo, temos “pré-ocupação”. Ou seja, ela traduz a atitude de se ocupar de algo previamente, antes do tempo.

Da mesma forma que os demais inimigos internos, é difícil controlar essa manifestação dentro de nós, afinal, ela está associada aos nossos receios e aflições.

“Eu sou um homem velho e conheci um grande número de preocupações, mas a maioria delas nunca aconteceu” – Mark Twain

6. INDECISÃO

Quem é assombrado por esse inimigo interno, normalmente assume seu nome para si mesmo, classificando-se como um “indeciso”.

A indecisão é reflexo de inseguranças e motivo de sofrimento em circunstâncias que exigem posicionamento ou tomada de decisão.

“A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagens e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele” – Dráuzio Varela

7. ANSIEDADE

Mais que um inimigo interno, a ansiedade é um inimigo coletivo e pandêmico. De acordo com a OMS, desde 2017 o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo, correspondendo a cerca de 10% da população do nosso país.

Os sintomas são diversos e estão relacionados aos demais inimigos internos citados anteriormente. Afinal, os transtornos de ansiedade podem surgir dos nossos medos, preocupações, culpa, estresse e demais condições que não sejam corretamente dimensionadas dentro de nós.

Assim, permanecer alerta, saber reconhecer as suas emoções e conduzi-las de uma maneira ordenada é uma solução eficiente e que pode ser acessada a partir do autoconhecimento.

SAIBA MAIS EM: https://www.holzpsicologia.com.br/single-post/2019/01/22/conhecendo-nossos-dem%C3%B4nios-interiores-introdu%C3%A7%C3%A3o - http://jdoconsultoria.com.br/conheca-seus-7-inimigos-internos/

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

SOBRE A VIDA E A ETERNIDADE


Por RUBENS PONTES

Escrito em 2014, quando Rubens da Silva Pontes tinha 91 anos, está com quase 102 anos em 2024.

Penso, nessa ensolarada e amena manhã de Manguinhos, neste litoral capixaba, no meu amigo Mário Veras, que aniversaria dia 10.

O fato me faz remontar a heroicos tempos passados de nossa atividade profissional em Belo Horizonte, em campos afins, e, no campo do lazer, de inesquecível viagem empreendida à Rússia, com passagem por Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Polônia, Ucrânia e, no retorno, Estados Unidos

Pois foi em Berlim que comemoramos, num dos bares da capital alemã, num dia 10 de agosto, a passagem do aniversário que agora se repetirá em Salvador, cercado pelo carinho da família e dos amigos.

Mário Veras é uma dessas raras pessoas que ficam idosas sem ficar velhos. Acho.

que contribuiu para isso seu estilo de encarar a vida e a solidária presença de Ana Lúcia, uma mulher que aprendemos admirar pelo seu espírito de companheirismo, pelo seu talento e por sua indestrutível beleza.

Mas, não foi por acaso que Mário Veras nasceu num dia 10, número composto por dois outros números mágicos, o UM e o ZERO. O primeiro simboliza liderança, vitória, força, virilidade, o principio da unidade, o indivisível. O ZERO, sem ser propriamente um número, é um conceito matemático que designa a inexistência de algo; por sua forma circular, lembra o oroboro, (Ele representa o conceito da eternidade, através da figura de uma serpente (ou dragão) que morde a própria cauda. Com base na semiótica, a representação circular do ouroboros simboliza a constante evolução e movimento da vida, além de outros significados como a ressurreição, a criação, a destruição e a renovação. uma serpente mordendo a própria cauda representando, com isso, ao mesmo tempo, o vazio e a eternidade.)

Vale lembrar que Deus criou o Mundo com 10 pronunciamentos; que existem 10 mandamentos e que na Cabala significa o serifat, ou os ramos da Árvore da Vida. O mais importante dia do Calendário judaico é o Yam Kippur, o décimo dia do Ano Novo.

E na numerologia cabalística, o 10 é um número positivo que estimula a independência e a abertura de novas oportunidades na vida.

Porém, mais importante do que tudo isso é a valorização da amizade, sentimento sempre presente na vida de Mário Veras. E é em nome disso que faço esse registro com um abraço, ex-totto-corde, antecipando-me aos numerosos amigos que irão felicita-lo daqui a 4 dias.  

FONTE: https://www.facebook.com/share/p/MnP2jCoTw9WkAcnB/?mibextid=xfxF2i

 

terça-feira, 6 de agosto de 2024

63 ANOS DE CASAMENTO, 4 FILHOS (dois casais) E QUATRO NETOS E TRÊS NETAS

 


23/8/24 Igreja de São Francisco no Jardim da Penha, Vitória/ES

MISSA 63 ANOS DE CASAMENTO FACEBOOK E ZAAP

Que lindos! Deve ter sido muito emocionante. Mais uma vez, meus parabéns e gratidão pela amizade.🙏🏼Bjs.❤️

Maria Helena Venturim: Que espetáculo!

Deus abençoe todos vocês!

Marta Bastos

35 amigos em comum

Madalena Freitas

19 amigos em comum

Sonia Freitas

14 amigos em comum

Vania Santos Lorencini

4 amigos em comum

Rusa Martins

47 amigos em comum

Míria Vassoller

5 amigos em comum

Maria Ignêz De Freitas Morais

16 amigos em comum

Elody Alves De Barros Iselody

14 amigos em comum

Maria Conceição Bastos

8 amigos em comum

Gleusa Ramos

105 amigos em comum

Posto Ipiranga de Mantenopolis

13 amigos em comum

Dilton Ruas Alves

7 amigos em comum

Aldo Lugão

9 amigos em comum

Andrea Novaes

63 amigos em comum

Pino Ortega

4 amigos em comum

Rogerio Ramos

13 amigos em comum

Daniel Porcel Bastos

6 amigos em comum

Denise Medeiros

8 amigos em comum

Lucimar Aguiar

1 amigo em comum

Zizinha Huguenin

5 amigos em comum

Maria Auxiliadora Dutra

7 amigos em comum

Alessandra Duarte

1 amigo em comum

Zivia Ferraz Fernandes

60 amigos em comum

Angela Britto

130 amigos em comum

Ossi Ferraz Teixeira

43 amigos em comum

Roberto Beling

15 amigos em comum

Helena Machado Brito

GIPHY

Jorgina Maria Da C. Silva

Parabéns meus queridos! Que Deus abençoe sempre essa união!

Maria Ignêz De Freitas Morais

Parabéns queridos amigos!  

Cida Japira

Parabéns que Deus continue os abençoando protegendo e iluminando sempre felicidades  

Elody Alves De Barros Iselody

Parabéns pelo seu cofimasaodas bem-casado de vocês Deus abençoe muito sua união bj lo

Mairze De Oliveira Braido

Recordar é viver. FELICIDADES

Helena Machado Brito 

GIPHY

Maria Auxiliadora Dutra

Parabéns pela feliz união! Deus continue os abençoando.

Rusa Martins

Parabéns só casal 

Madalena Freitas

Parabéns       

Denise Medeiros

Parabéns a esse casal de primos q amooooo !!!

RUBENS PONTES, Capim Branco, Grande BH, comenta com quase 102 anos: Tema implacavelmente crítico. A interrogação não tem uma só resposta, quase sempre - ou sempre - ligada a um sentimento de fé.

RUBENS PONTES, sobre 63 anos de casamento, comenta com quase 102 anos de idade: Casamentos de longa duração: cada vez mais raros.. Famílias solidificadas mais raras ainda...

THEODIANO: Obrigado. Vamos levando até que a morte nos separe

THEODIANO: Isso demanda muito tolerância, muita compreensão

Maria Helena Venturim, Vitória/ES Tudo verdade! Casamento duradouro é para os fortes!

sábado, 3 de agosto de 2024

CIÚME É PROVA DE AMOR: MITO Qual é o limite entre o ciúme normal e o doentio?

 

Por THEODIANO BASTOS

Qual é o limite entre o ciúme normal e o doentio?

O sentimento, na verdade, trata-se de uma manifestação de insegurança, possíveis traumas e carências do ciumento, além de poder ser sinal de fragilidade da relação. Moderado, pode ser considerado indício de zelo e um sinal de que o parceiro tem importância, mas não de prova de amor.

  • A insegurança é um sentimento negativo, que muitas vezes se associa com a ansiedade ou então com a hostilidade
  • Pode ser definida como a sensação que algo ruim vai acontecer, que iremos perder algo ou alguém ou que não somos capazes realizar uma tarefa
  • Melhorar a insegurança faz processo de autorreflexão, que exige tempo e paciência para entender qual a opinião subjetiva sobre si mesmo

Medo. Ciúmes. Desconfiança. Ideias persecutórias. Atitudes para tentar manter o controle. E agressividade quando sente que não consegue. Esses são apenas alguns dos sintomas que envolvem um sentimento de conotação negativa, que chega até ser paralisante: a insegurança.... –

Quando exacerbada, a insegurança é capaz de atrapalhar bastante as relações sociais, tanto no campo afetivo como profissional, pois se manifesta numa dependência emocional do outro, a partir de sentimentos de menos valia,...

Pode ser uma prova de amor, mas também sinal de baixa autoestima, insegurança. O ciúme pode ser algo apenas transitório, que se dilui à medida que os parceiros sentem-se mutuamente seguros. Algumas pessoas o encaram como prova de amor, zelo ou valorização do parceiro.

O que gera o ciúme excessivo?

O ciúme se caracteriza pelo medo de perder alguém amado, que você julga seu, para outra pessoa.

Em parte, o ciúme é algo normal quando se está ao lado de quem se gosta, pois há vários esforços e inseguranças no sentido de fazer com que o relacionamento seja garantido. Pode ser uma prova de amor, mas também sinal de baixa autoestima, insegurança.

O ciúme pode ser algo apenas transitório, que se dilui à medida que os parceiros sentem-se mutuamente seguros.

Algumas pessoas o encaram como prova de amor, zelo ou valorização do parceiro. Outros o consideram uma prova de insegurança e baixa autoestima.

Controlar o ciúme em uma relação é essencial para que ela seja saudável e dure por muito tempo. Afinal, quando exagerado, esse sentimento pode afastar os parceiros e, ainda, criar um relacionamento tóxico e abusivo.

Dessa forma, apesar de o ciúme ser um sentimento intrínseco à natureza humana, quando em excesso, ele pode ser muito prejudicial, podendo levar a situações extremas, como agressão e autodestruição.

Se você acha que é muito ciumento, continue lendo este artigo para compreender se o seu ciúme é ou não normal e, caso não seja, encontrar dicas para controlá-lo.

SAIBA MAIS EM: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/11/19/inseguranca-leva-a-ansiedade-ou-hostilidade-10-dicas-para-autoconfianca.htm  - https://www.psicologosberrini.com.br/blog/ciume/#:~:text=Pode%20ser%20uma%20prova%20de,zelo%20ou%20valoriza%C3%A7%C3%A3o%20do%20parceiro E https://www.psicologo.com.br/blog/como-controlar-ciume/