quarta-feira, 31 de julho de 2024

FRONTEIRA OSCILANTE, LOUCURA E SANIDADE, AMOR E ÓDIO

 

                                                          Salvador Dali

Por THEODIANO BASTOS

Foi na década de 60 que li OS SERTÕES de Euclides da Cunha, citou Henry Maudsley, um psiquiatra inglês. Ele foi pioneiro da psiquiatria, com importantes contribuições para a noção de responsabilidade penal e conceito de Sociopatia, aliás defendia exatamente a noção de irresponsabilidade, insensibilidade ou imbecilidade moral, sem nenhuma outra alteração das faculdades mentais observadas em alguns infratores o conduziu à noção de "determinação genética" denominada por ele como tirania de organização analisar a personalidade de Antônio Conselheiro na Guerra de Canudos (1896 a 1897).

Todo brasileiro deveria ler BANDEIRANTES E PIONEIROS de Vianna Moog e OS SERTÕES de Euclides da Cunha.

É muito tênue a fronteira entre a loucura e a sanidade e às vezes se chora de felicidade, o policiar que raciocina igual ao criminoso, “não sei o que temo mais; se o ódio de um homem ou a paixão de uma mulher”.

A linha entre loucura e genialidade é mais tênue do que se imaginava

VIDAS ERRANTES ENTRE A LOUCURA E A CRIMINALIDADE

"Só os loucos sabem" é mais do que frase de Facebook

Matemático, esquizofrênico e paranoico, John Forbes Nash é um gênio. Reconhecido mundialmente por ganhar o Nobel de matemática, o estudioso também acredita que aliens o recrutaram para salvar o mundo. E sobre isso, Forbes disse: “As minhas ideias sobrenaturais vieram da mesma maneira que as matemáticas. Por isso, decidi levar as duas igualmente a sério”.

E Nash está longe de ser o único gênio “louco” da história. Vincent Van Gogh, Virginia Woolf e Ernest Hemingway são apenas alguns exemplos de pessoas geniais que sofriam de doenças psicológicas. Exatamente por isso, muitos pensaram durante anos que a criatividade estava estritamente relacionada à psicopatologia.

Porém, psicólogos vêm afirmando que essa constatação pode ser um engano. Para eles, há dois fatos que reforçam o contraponto: há inúmeros gênios “normais” na história da humanidade; e manicômios não costumam produzir grandes finalidades criativas.

Então a ligação existe ou não? Estudos empíricos afirmam que sim, a genialidade possui uma forte relação com a loucura. O mais importante processo entre elas é a desinibição cognitiva: a tendência de prestar atenção a coisas que normalmente seriam ignoradas ou filtradas por parecerem irrelevantes.

Esse tipo de percepção foi o que motivou Alexander Fleming a descobrir a penicilina e muitos outros exemplos. O mesmo serve para o campo artístico, que normalmente valoriza as “coisas mundanas” e dá protagonismo à rotina, muito retratada na literatura, no cinema, na música, etc.

Contudo, a desinibição cognitiva é associada às patologias psicológicas. Por exemplo, esquizofrênicos acabam se bombardeando com informações que talvez pudessem ser “filtradas”. E segundo uma pesquisadora de Harvard, essa é uma diferença essencial entre os gênios e os “loucos”: agregar à sua máxima inteligência o conceito de desinibição.

“Inteligência excepcional pode ser útil, mas sem a cognição ela não consegue ser original e surpreendente”, conta Shelly Carson. Para ela, pessoas com QI elevado nem sempre são capazes de produções geniais.

As pessoas criativas, no entanto, caminham entre o normal e anormal, encontrando impulsos e ideias capazes de gerar conteúdos diferenciados. Como o matemático John Forbes Nash disse: “A racionalidade do pensamento impõe um limite na relação das pessoas com seus cosmos”.

SAIBA MAIS EM: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/10/linha-entre-loucura-e-genialidade-e-mais-tenue-do-que-se-imaginava.html

segunda-feira, 29 de julho de 2024

MADURO, FRAUDE GROSSEIRA NAS ELEIÇÕES DA VENEZUELA

 

Por THEODIANO BASTOS

Eleições na Venezuela: nove países pedem reunião de emergência da OEA

Conselho Nacional Eleitoral informou nesta segunda (29) que Nicolás Maduro venceu as eleições presidenciais com 51,2% dos votos com 80% das urnas apuradas. Países que contestaram resultado pedem liberação dos resultados completos das urnas e respeito da vontade popular.

Dá vergonha ver o que Nicolás Maduro e tenebrosa companhia fizeram na Venezuela — e mais vergonha ainda dos que comemoram sua “vitória”, produto da “maior fraude eleitoral da história da América Latina...

A farsa monumental montada por Maduro é tapa na cara do mundo

Parecia até que o regime corrupto respeitaria a vontade popular, mas tudo foi armado para enganar os venezuelanos e rir na cara de todos, diz Vilma Gryzinski em VEJA

Venezuela: governo Lula diz que dados de cada mesa de votação são necessários para credibilidade do resultado

Itamaraty veta participação de embaixadora em reunião com Maduro

Chefe da ONU pede total transparência nas eleições da Venezuela

Críticas e contestações

  • União Europeia também comentou sobre as eleições venezuelanas. ...
  • Estados Unidos afirmaram estar preocupados com o resultado.
  • Espanha exigiu que atas sejam divulgadas. ...
  • Itália expressou ''perplexidade'' com eleição. ...
  • China e Rússia parabenizaram Maduro por sua reeleição.

SAIBA MAIS EM: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/chefe-da-onu-pede-total-transparencia-nas-eleicoes-da-venezuela/ - https://www.bbc.com/portuguese/articles/c2lkw0d3ly1o E https://veja.abril.com.br/coluna/mundialista/a-farsa-monumental-montada-por-maduro-e-tapa-na-cara-do-mundo - https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/07/29/eleicoes-na-venezuela-nove-paises-pedem-reuniao-de-emergencia-da-oea.ghtml

domingo, 28 de julho de 2024

TEODIANO BASTOS FILHO, NOVO PEDIDO DE PATENTE INTERNACIONAL



 Por THEODIANO BASTOS 

Theodiano Bastos Filho, renomado cientista internacional, desafia os limites de ordem psicológica, O ALCANCE DE CONTROLE e LIMITE DE ATENÇÃO para prosseguis na missão de vida risco.

Com rara maestria, ele consegue administrar essas limitações, sem correr em parafuso

Acompanha a fabricação dos equipamentos que vai trazer para o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo – CREFES na neuroConn GmbH, em Ilmenau,  uma cidade universitária da Alemanha e no Leibniz Research Centre que fica em Dortmund também na Alemanha, onde dá aulas presenciais e a distância participa de banca de doutorado na França, em Natal no Rio Grande do Norte e dá aulas na UFES.  

Com Pós Doutorado em Física Aplicada, atua nas escolas de medica e hospitais aos seus estudos para mitigar o sofrimento humano de quem ficou cego, paraplégico, e com as sequelas de quem teve AVC.  Com dois projetos de pesquisa em Neurociências para Madri (para uma estadia na Universidade Carlos III de Madri, Espanha) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Berlim (Alemanha).

O cientista TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO, da UFES, não usa método invasivo mas uma toca com eletrodos para mitigar sequelas do AVC.

Este invento tem pedido de patente no Brasil e na Indonésia patrocina pela pela LABTECH INTERNACIONAL, em Batan, Indonésia, uma ZPE Zona de Processamento de Exportação ao lado de Singapura, que é uma multinacional formada por americanos, ingleses e australianos, mas para mitigar as sequelas do AVC em até seis meses e agora vai dar continuidade para mitigar sequelas já crônicas.                                                                            A LABTEC Internacional tem como objetivo criar o futuro da tecnologia educacional e tornar a tecnologia visível por meio da Engenharia do Conhecimento e na produção de equipamentos hospitalares e tem como parceiros a Microsoft, Intel, Worldclidac, MSC, CompTia, Inveta, Genyes.

Agora o Instituto Leibniz de Pesquisa do Trabalho da Universidade Técnica de Dortmund (IfADo), uma instituição de pesquisa não universitária com sede em Dortmund, vai custear a patente internacional e para isse tem de ir em Nova Iorque

SAIBA MAIS EM: https://www.escavador.com/sobre/9407930/teodiano-freire-bastos-filho E  https://aai.ufba.br/en/technische-universitat-ilmenau-intercambio

 

sábado, 27 de julho de 2024

ALCOOLIMO NÃO DESINTEGROU AS FAMÍLIAS NA VILA DOS GIORDANO, UM CONDOMÍNIO FAMILIAR

 

 

Por THEODIANO BASTOS

Antes foi o Departamento de Sociologia e agora são os departamentos de Psicologia e Medina da UFBA – Universidade Federal da Bahia a estudarem a Vila dos Giordano em no bairro da Ribeira.

As pesquisas focam em Jussara (pseudônimo que oculta a verdadeira pessoa), uma senhora de 73 anos muito bem conservada, três filhos e sete netos e que é síndica do condomínio há muitos anos.

Ao ficar viúva vieram morar na sua casa sete familiares.

Esse condomínio familiar fica às margens de um braço de Mar, com 7 mil metros quadrados, 10 casas, 35 moradores, um morreu na pandemia, e existe desde há 24 anos, tendo como como síndica Jussara Giordano, uma conservada viúva de 73 anos, três filhos e 5 netos.

Nesse condomínio quatro irmãs ficaram viúvas cedo, porque os maridos morreram de cirrose hepática.

Chamou atenção dos pesquisadores da UFBA a resiliências dessas mulheres, principalmente de Jussara, uma pessoa alegre, apesar de todo sofrimento.  

Alcoolismo na Familia: Uma analise sobre o impacto social na vida de crianças e adolescentes

 

As implicações do alcoolismo na vida social e familiar do indivíduo, conceituando a doença Alcoolismo, são bem conhecidas.

Relatando segundo os achados na literatura, onde o alcoolista se torna mais vulnerável, em quais cenários a doença o prejudica, bem como as consequências de ser um bebedor compulsivo na sociedade e no seio familiar. Para a pesquisa bibliográfica, buscou-se através de artigos publicados no meio eletrônico, entre os mais atuais que se referem ao tema Alcoolismo, utilizando basicamente as palavras-chave. Escolhidos cerca de vinte artigos recentes e mais citados. Ao final deste trabalho concluiu-se que, socialmente inúmeras situações decorrem do alcoolismo, como violência, direção perigosa de veículos automotores, absenteísmo no trabalho, dificuldades financeiras. Todas essas situações afetam diretamente a vida familiar causando ainda traumas e desafetos nas crianças, adolescentes, além do aumento de separações conjugais. Sem aceitação pela sociedade, sem uma família estruturada e sem trabalho, a dependência vai se tornando uma bola de neve e ficando cada vez pior. O apoio familiar, mesmo que seja difícil aceitar, ainda é o ponto que se deve priorizar no tratamento eficaz.

Basicamente, os efeitos do alcoolismo na vida do indivíduo são comuns, onde estão as dificuldades de relacionamentos entre pais e filhos e até conjugal o que leva a separação e rompimentos. Decorrem diversas questões, como financeiras, absenteísmo no trabalho e falta de emprego, aumento dos gastos domésticos, pelo valor do produto em si priorizando suas compras em torno da bebida alcoólica. Socialmente, além dos citados, embriaguez ao volante, direção perigosa, multas e apreensões, violências domésticas, no trânsito e pessoais levam o alcoolista a não conseguir dar conta de sua vida social e familiar.

No entanto, por maior sofrimento que esta doença traga às famílias, observa-se que o hábito de beber geralmente se inicia no seio familiar e é na própria família onde deve estar o ponto forte para o tratamento, seja ele qual for o escolhido. O apoio familiar é a parte mais difícil e a mais necessária.

SAIBA MAIS EM: https://clinicajorgejaber.com.br/novo/2018/12/as-implicacoes-do-alcoolismo-na-vida-social-e-familiar-do-individuo-dependente-2/ E https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/alcoolismo-na-familia-uma-analise-sobre-impacto-social.htm

sábado, 20 de julho de 2024

OS DELÍRIOS DE Dr. JOSUÉ ALMEIDA, ESQUIZOFRENIA, UMA DOENÇA MISTERIOSA

 


Por THEODIANO BASTOS

Walter Trincamembro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Introdução

Tenho afirmado em outros trabalhos (Trinca, 2007a e 2007b) que o ser interior é constituído como uma realidade primária, que expressa de modo unitário o que a pessoa realmente é, correspondendo a um núcleo básico e a uma matriz fundamental de existência, cuja natureza é essencialmente não-sensorial. A mobilidade psíquica origina-se desse ser, o qual não se confunde com o self. Este é uma forma de suporte e da organização globalizante, cujos precipitados são variáveis e móveis, formando um campo de forças em conflito, em que se dão os embates das diferentes tendências psíquicas. O ser interior exerce influência sobre o self. Dependendo do nível da influência exercida, estarão implicadas diferentes modalidades de elementos no self, uma vez que este será preenchido de sensorialidade ou de fragilidade no lugar da influência faltante. Se a influência for insuficiente ou precária, tornar-se-á um self que irá obscurecer e ocultar o que a pessoa realmente é, em vez de a revelar. Esse assunto concerne essencialmente à esquizofrenia, na qual o ser interior se afasta grandemente do self, que é atingido em cheio e entra em colapso por conta da alta pressão e da forte carga de destrutividade.

O que a psicanálise fala sobre esquizofrenia?

A esquizofrenia se constitui, basicamente, como um efeito dos processos avançados de destrutividade, seja da pessoa em relação a si própria, seja em relação ao mundo externo 

esquizofrenia é mais frequente do que a doença de Alzheimer e a esclerose múltipla. Vários distúrbios, incluindo distúrbios da tireoide, tumores cerebrais, ...

Introdução à esquizofrenia

Esquizofrenia pode ser confundida com bipolaridade, autismo e depressão. O problema é que os sintomas psicóticos, uma das principais características da esquizofrenia, também estão presentes em outras doenças.

Jussara é já está com 73 anos, viúva, três filhos e cinco netos, mas ainda conserva a beleza das mulheres italianas, mora com sete membros da família num casarão ao lado da igreja de do Carmo, e no fundo tem a bela vista da Baia de Todos os Santos (e quase todos os pecados), em cuja escadaria foi filmado o famoso O PAGADOR DE PROMESSAS.

Ela recebeu o pedido de um amigo para ver se descobria o paradeiro de Dr. Josué. E de forma inusitada conseguiu, veja como.

Alô, Josué, como vai?

Ele atende e ficou encantado com a foto da linda Jussara,  uma linda mulher de origem italiana e ao invés de desconfiar como uma pessoa estranha descobriu sem contato e sem observar que seu Zaap tinha o código 71 de Salvador e não o 14 da cidade onde estava em São Paulo. 

[12:34, 26/06/2024] Jussara: Josué: Bom dia! Como vai você?

Estou morando em Bauru SP. Quer vir passar uns dias comigo? Fique em paz

Já estava doido e mais doido ficou com a foto de Jussara. 

Pedi o endereço dele. Rsrsrsrs

[12:34, 26/06/2024] Jussara: Olha só essa mensagem.  Recebi agora.

Josué: Boa tarde querida. Estou morando em Bauru SP, até dia 24-7-24 no Hotel Eldorado e depois dessa data vou morar em casa de aluguel. Fique em paz.

E pediu para a gerente do hotel juntar as duas camas de solteiro para se transformar uma cama de casal. A gerente estranhou e lhe disse: Esse hotel tem 40 anos e pelo regulamento prostituta não passa pela portaria. Mesmo assim tentou à noite e a garota de programa foi barrada na portaria.

Então ele passou a frequentar vilas perigosas e acabou lhe roubando os documentos, cartão de crédito e seu celular.

Jussara: Oi Josué, Porque não volta para Vitória da Conquista? Sua família está lá. E ai vc está sozinho.

Obrigado, mas aqui é melhor pra mim. Porquê? Estou esperando a resposta

Como é um idoso com 85 anos, ele teria de informar ao hotel o nome de um parente para ser acionado em caso de necessidade e ele deu o nome e zaap do irmão e ela entrou em conatado pedindo  para tirá-lo do hotel porque corria perigo e estava prejudicando seu tragalho.Que era um hotel com mais de 40 anos.  

Enquanto a chinesa Esmé Wang, ao receber o diagnóstico de esquizofrenia, se transformou em escritora famosa, o Dr. Josué Fonseca escolheu o caminho da autodestruição, e a só pensar em sexo e menina nova.

Não se olha no espelho para ver que é um velho com 85 anos em decadência  física, com as mãos tremendo com Mal de Parkinson ao ponto de ter dificuldade de levar o alimento à boca mesmo com colher e sem dinheiro, pois só tinha como renda a aposentadoria do  INSS de apenas  R$ 2.600,00. Que mulher aceitaria fazer programa? Coisa de louco. 

Sem autoestima, com ódio e desprezo por si mesmo, abandonou a Luz e se entregou às Trevas e à autodestruição

Saiu de Bauru dia 19/7 para e retronou de onde sumiu em 16/8 para ficar com os seus. . 

Uma loucura completa, uma imensa provação para toda a família.  

SAIBA MAIS EM: https://www.google.com/search?q=esquizofrenia%2C+doen%C3%A7a+misteriosa&oq=esquizofrenia%2C+doen%C3%A7a+misteriosa&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigATIHCAIQIRigATIHCAMQIRigAdIBCTM1MjE0ajBqN6gCALACAA&sourceid=chrome&ie=UTF-8 E https://spbsb.org.br/web/wp-content/uploads/2016/10/06Walter.pdf

 

terça-feira, 16 de julho de 2024

SALVADOR, VILA DOS GIORDANO, CONDOMÍNIO FAMILIAR

 


                     

Por THEODIANO BASTOS

Yasmim Figueiredo, aluna do Departamento de Sociologia da UFBA – Universidade Federal da Bahia, chefiada pela Professora Yara, escolheu como tese de doutorado o estudo de uma vila no bairro da Ribeira em Salvador, onde fica a Vila dos Giordano.

Esse condomínio familiar fica às margens de um braço de Mar, com 7 mil metros quadrados, 10 casas, 35 moradores, um morreu na pandemia, e existe desde há 24 anos, tendo como como síndica Jussara Giordano, uma conservada viúva de 72 anos, três filhos e 5 netos.

De origem italiana, vieram de Santa Thereza no Espírito Santo.

O condomínio tem regulamento consensual, o que diferencia esse condomínio só com familiares, é ausência de conflitos sérios, mesmo durante a pandemia da Covid-19. Mas perdeu um irmão. No Brasil morrem 700.000 pessoas com a Convid-19

Durante os 2 anos de confinamento, muitos casais se separam, muitos amigos se distanciaram, muitos grupos de famílias acabaram e vila dos Giordano se manteve unida.

Tragédia na Vila: Jussara e três outras irmãs ficaram viúvas cedo, porque os maridos se tornaram alcoólatras e morrem de cirrose hepática, após longo tempo de sofrimento devastador.

No último Dia das Mães 76 mulheres estiveram juntas festejando. As seis irmãs, sobrinhas, netas e noras.

A vila não tem pavimentação na área interna, mas tem área para eventos e um deck com linda vista para a Lobato, Periperi, Praia Grande e Couto, onde passa o metrô de superfície.   

Vivem numa espécie de bolha, são discretos, e poucos contatos têm com os vizinhos.

 

segunda-feira, 15 de julho de 2024

TRUMP NASCEU DE NOVO

 


Foto de 2020

Por THEODIANO BASTOS

'Atentado contra Trump deixou EUA a um centímetro de possível guerra civil'

Embora não tivesse formação militar, THOMAS MATTHEW CROOKS, 20 ANOS, frequentava um clube de tiros.

Atirador comprou munição horas antes de atentado contra Trump

Thomas Matthew Crooks adquiriu 50 cartuchos em uma loja de armamento no dia do ataque.                                  

É descrito como um rapaz tímido, que era vítima de bullying e havia sido rejeitado no clube de tiro na escola por não ser bom atirador.

Mas entrevistas da CNN com mais de meia dúzia de ex-colegas de classe e vizinhos de Crooks o retrataram como quieto e indiferente, com colegas de classe se lembrando dele como um desajustado no ensino médio, vítima de bullying.

O caso está sendo investigado como um possível ato de terrorismo doméstico.

Crooks morava com os pais e trabalhava como auxiliar de cozinha num abrigo de idosos e deu uma rajada para atingir Trump usando um fuzil AR-15 comprado legalmente por seu pai.

Crooks era de Bethel Park, também Pensilvânia, a cerca de 70 km do local da tentativa de assassinato.

Com a tentativa de assassinato de Donald Trump em um comício na Pensilvânia no sábado (13/1), os EUA tiveram um novo episódio de violência em um ambiente político altamente polarizado. (como no Brasil...)

 

Trump sobreviveu, mas uma pessoa morreu e outros presentes no comício ficaram feridos. O atirador foi morto.

Dada a forte polarização americana, Perliger disse que "não surpreende que as pessoas recorram à violência".

Arie Perliger: A primeira coisa que me ocorreu é que estivemos basicamente a um centímetro de uma possível guerra civil. Eu acho que se de fato Donald Trump tivesse sofrido ferimentos fatais, o nível de violência que testemunhamos até agora não seria nada comparado com o que veríamos nos próximos meses. Isso teria desencadeado um novo nível de raiva, frustração, ressentimento, hostilidade que não vemos há muitos e muitos anos nos EUA.

A tentativa de assassinato, pelo menos nesse estágio inicial, pode validar um sentimento forte entre muitos apoiadores de Trump e muitas pessoas na extrema direita de que eles estão sendo deslegitimizados, de que estão na defensiva e que há esforços para basicamente impedi-los de competir no processo político e impedir Trump de retornar à Casa Branca.

 

O que vimos, para muitos na extrema direita, fecha perfeitamente com uma narrativa que eles já vinham construindo e disseminando nos últimos meses.

Schalit: Tentativas de assassinato não são apenas para se matar uma pessoa. Elas têm um objetivo maior, certo?...

SAIBA MAIS EM:

domingo, 7 de julho de 2024

CELULAR, USE COM MODERAÇÃO RISCOS DA RADIAÇÃO NO CÉREBRO

 



                              Por THEODIANO BASTOS

Estudo mostra que radiação de celulares pode ser prejudicial à saúde  

Mas toda essa radiação é segura para saúde? O tema divide opiniões. Enquanto muitos cientistas duvidam que a radiação de baixa intensidade provoque algum tipo de dano, outros discordam.

Um levantamento supercompleto, recém-publicado, de pesquisadores da Ucrânia e dos Estados Unidos concluiu: essas ondas eletromagnéticas podem não ser tão inofensivas como se pensava.


“Essa energia entra nos tecidos. Estamos falando de efeitos de radiação no organismo”, afirma o biólogo molecular Segiy Kyrylenko.

O estudo reforça o que já tinha sido divulgado em um relatório de 2011, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trinta e um cientistas, de 14 países, decidiram incluir a radiação dos celulares na mesma categoria da emissão de gases de automóveis e do café, o grupo 2B, dos agentes possivelmente cancerígenos.

Dormir com o celular ao lado pode parecer uma prática inofensiva. No entanto, ela tende a expor o usuário a algumas situações desfavoráveis, incluindo riscos. A exemplo disso, é possível citar as interferências negativas na qualidade do sono, que podem levar a um cansaço constante e demora para dormir.19 de jun. de 2023

De todo modo, a recomendação mais reforçada é a de deixar o telefone longe da cama durante a noite e, se possível, durante o dia também. Confira, nas linhas a seguir, quatro motivos pelos quais você deve seguir a indicação mencionada.


“Nós pegamos ovos de codorna e colocamos um celular comum por cima. Depois de três dias expostos à radiação do aparelho, o desenvolvimento dos ovos acelerou. Depois de cinco dias, no entanto, o desenvolvimento dos mesmos ovos desacelerou. Não estamos dizendo que isso pode causar danos. O que estamos falando é que essa radiação tem algum efeito no organismo, não é neutra”, relata Kyrylenko.
 https://veja.abril.com.br/saude/exposicao-a-radiacao-de-celular-pode-prejudicar-desenvolvimento-cerebral-de-bebes
Essa radiação neutra tem um outro nome: radiação não-ionizante. Isso quer dizer que ela não tem energia suficiente para quebrar moléculas, como a do DNA, e fazer estragos no nosso corpo.

Já um outro tipo de radiação sabidamente provoca danos: a radiação ionizante. Ela causa doenças, inclusive o câncer. É a radiação das bombas atômicas e dos raios-x, que são muito úteis, mas precisam ser aplicadas em doses baixas.

Mas se a radiação não-ionizante não tem energia suficiente para romper moléculas e causar doenças, então como é que ela afeta os organismos vivos? Os cientistas têm uma forte suspeita.

O que boa parte dessas pesquisas está detectando lá nas células tem um nome complicado, mas é fácil de explicar: é o estresse oxidativo. Quando a gente respira, o oxigênio faz muito bem, é claro. Mas ele também produz substâncias que podem causar doenças, são os radicais livres. Só que dentro do nosso organismo, existem substâncias que combatem os radicais livres. Só que no estresse oxidativo há um desequilíbrio, fica sobrando radical livre no organismo e isso pode levar a muitas doenças. 
 

SAIBA MAIS EM: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/08/estudo-mostra-que-radiacao-de-celulares-pode-ser-prejudicial-saude.html - https://veja.abril.com.br/saude/exposicao-a-radiacao-de-celular-pode-prejudicar-desenvolvimento-cerebral-de-bebes E https://www.google.com/search?q=celular+riscos+da+radiacao+prrto.da+cabeca&oq=celular+riscos+da+radiacao+prrto.da+cabeca&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIJCAEQIRgKGKAB0gEJNTYzNjhqMGo0qAIOsAIB&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-

sábado, 6 de julho de 2024

ELEIÇÕES DE 24, R$ 54 BILHÕES DE RECURSOS PÚBLICOS


Por THEODIANO BASTOS

O Brasil é caso único de país que usa dinheiro público para financiar todas as eleições e todos os partidos, diz o extraordinário jornalista capixaba JOSÉ CASADO, em seu artigo na revista VEJA de 5/7/24 CONTA BILIONÁRIA.

Os partidos vão gastar nas eleições de outubro, R$ 54 bilhões (48 bilhões vias emendas parlamentares ao Orçamento e 6 bilhões em custeio direto das campanhas e da burocracia partidária)

“Madrugava quando o ronco de meia dúzia de jamantas estacionando acabou com o sossego dos moradores no setor de mansões de Planaltina, cidade-satélite de Brasília. O alarido da partida ao amanhecer chamou menos atenção do que a carga incomum retirada de um galpão que sediava um partido político.

Quatro carretas dividiram uma indústria gráfica completa — das máquinas recém-importada, ao estoque de matéria-prima de impressão (vinil autoadesivo), além de móveis, aparelhos de ar condicionado, computadores e sistema de energia solar. Outra carregou seis carros compactos da Volks, Chevrolet e Fiat. A última sumiu na estrada levando no lombo um helicóptero Robinson R66 (matrícula PP-CHF), de cinco assentos e turbina Rolls-Royce RR300, própria para voos a maiores altitudes. (matrícula PP-CHF), de cinco assentos e turbina Rolls-Royce RR300, própria para voos a maiores altitudes.

Na poeira das jamantas ficou o rastro de um crime contra os cofres públicos. Naquela sexta-feira 4 de março de dois anos atrás, dirigentes do Partido Republicano da Ordem Social (PROS, atual Solidariede, se apropriaram de bens adquiridos com o desvio de recursos dos fundos partidário e eleitoral, e embolsaram o dinheiro da venda das máquinas e dos insumos gráficos importados. Negociavam os carros e o helicóptero em Brasília quando foram interrompidos pelas sirenes da polícia.

Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, 49 anos, dono de três identidades e CPFs diferentes, está preso há dezoito dias em Brasília. É acusado de crimes como a apropriação de 36 milhões de reais, metade do volume de verbas públicas que sustentaram o partido nos últimos quatro anos. Ele nega tudo”...  

SAIBA MAIS EM: https://veja.abril.com.br/coluna/jose-casado/conta-bilionaria

quarta-feira, 3 de julho de 2024

ESQUIZOFRENIA, E SEUS EFEITOS DE DESTRUTIVIDADE

 

                                                                   Esmé Weijun Wang 

                                                           Por THEODIANO BASTOS

Considerada uma das vozes mais promissoras da literatura americana, a escritora recebeu o diagnóstico de esquizofrenia e relata as dores e os desafios diante de uma doença tachada como loucura.

A autora, de família taiwanesa: “Não sinto que o estigma tenha se reduzido” 

No livro Esquizofrenia reunidas “Gosto de saber que não estou sozinha”

Na obra, você conta que o amparo médico e a experiência espiritual foram importantes para domar sintomas como delírios. Então é possível conciliá-los? Esse é o caminho que tenho trilhado em minha vida.

Eu tomo medicamentos. Passo horas com um psiquiatra. Tenho um terapeuta. Mas também conto com um mentor espiritual, que me ensina sobre a magia das velas e outras práticas esotéricas. 

Enquanto Esmé Wang, ao receber o diagnóstico de esquizofrenia, a transformou em escritora famosa, o Dr. Josué Fonseca escolheu o caminho da autodestruição e só pensar em sexo como menina nova...

Jussara é já está com 73 anos, viúva, três filhos e cinco netos, mas ainda conserva a beleza das mulheres italianas, mora com sete membros da família num casarão ao lado da igreja de do Carmo, e no fundo tem a bela vista da Baia de Todos os Santos (e quase todos os pecados), em cuja escadaria foi filmado o famoso O PAGADOR DE PROMESSAS.

Ela recebeu o pedido de um amigo para ver se descobria o paradeiro de Dr. Josué. E de forma inusitada conseguiu, veja como.

Ele ficou encantado com a foto da linda Jussara, sem observar que seu Zaap tinha o código 71 de Salvador e não o 14 da cidade onde estava em São Paulo. Já estava doido e mais doido ficou com a foto de Jussara. 

[12:34, 26/06/2024] Jussara: Josué: Bom dia! Como vai você?

Estou morando em Santo André. Quer vir passar uns dias comigo? Fique em paz

Pedi o endereço dele. Rsrsrsrs

[12:34, 26/06/2024] Jussara: Olha só essa mensagem.  Recebi agora.

Josué: Boa tarde querida. Estou morando em Santo André-SP, até dia 24-7-24 no Hotel Eldorado e depois dessa data vou morar em casa de aluguel. Fique em paz.

Meu Deus, ele está com esquizofrenia, disse Jussara

E pediu para a gerente do hotel juntar as duas camas de solteiro para se transformar uma cama de casal. A gerente estranhou e lhe disse: Esse hotel tem 40 anos e pelo regulamento prostituta não passa pela portaria. Mesmo assim tentou à noite e a garota de programa foi barrada na portaria.

Então ele passou a frequentar vilas perigosas e acabou lhe roubando os documentos, cartão de crédito e seu celular.

Jussara: Oi Josué, Porque não volta para Vitória da Conquista? Sua família está lá. E ai vc está sozinho.

Obrigado, mas aqui é melhor pra mim. Porquê? Estou esperando a resposta

Como é um idoso com 86 anos, ele teria de informar o nome de uma parente para ser acionado em caso de necessidade e pediu para que fosse tirá-lo do hotel porque corria perigo 

Walter Trinca, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

 

Introdução Tenho afirmado em outros trabalhos (Trinca, 2007a e 2007b) que o ser interior é constituído como uma realidade primária, que expressa de modo unitário o que a pessoa realmente é, correspondendo a um núcleo básico e a uma matriz fundamental de existência, cuja natureza é essencialmente não-sensorial. A mobilidade psíquica origina-se desse ser, o qual não se confunde com o self. Este é uma forma de suporte e da organização globalizante, cujos precipitados são variáveis e móveis, formando um campo de forças em conflito, em que se dão os embates das diferentes tendências psíquicas. O ser interior exerce influência sobre o self. Dependendo do nível da influência exercida, estarão implicadas diferentes modalidades de elementos no self, uma vez que este será preenchido de sensorialidade ou de fragilidade no lugar da influência faltante. Se a influência for insuficiente ou precária, tornar-se-á um self que irá obscurecer e ocultar o que a pessoa realmente é, em vez de a revelar. Esse assunto concerne essencialmente à esquizofrenia, na qual o ser interior se afasta grandemente do self, que é atingido em cheio e entra em colapso por conta da alta pressão e da forte carga de destrutividade.

O que a psicanálise fala sobre esquizofrenia?

A esquizofrenia se constitui, basicamente, como um efeito dos processos avançados de destrutividade, seja da pessoa em relação a si própria, seja em relação ao mundo externo

Saiba mais em: https://veja.abril.com.br/cultura/autora-relata-decisao-de-escrever-sobre-diagnostico-de-esquizofrenia/