quinta-feira, 30 de maio de 2024

A DIMENSÃO OCULTA DA VIDA

 


                     THEODIANO BASTOS

 O outono da vida é o tempo para as reflexões ponderadas da maturidade e compartilhar emoções.

Dizem os gregos que o destino conduz aquele que o consente e arrasta o que lhe resiste. A vida, segundo Kahlil Gibran, nos toma e nos atira de um lado para outro; o Destino nos leva de deu em deu. E nós, colhidos por essas duas forças, ouvimos vozes terríveis e só vemos aquilo que se fixa como uma dificuldade ou obstáculo em nosso caminho. “Fui encontrado por aqueles que não me procuraram. Revelei-me àqueles que não perguntaram por mim”, Bíblia.

Este texto está no blog: theodianobastos.blogspot.com

Ao escrever este ensaio tenho em mãos os livros: “Jung, Sincronicidade e Destino Humano” de Ira Progoff (ed. Cultrix) e o “Segredo da Flor de Ouro” de C.G. Jung e Richard Wilhelm (ed. Vozes). A Teoria das Coincidências Significativas de C.G. Jung; — nada é por acaso, resolvi comentar os dois livros ao mesmo tempo, estabelecendo contato de um autor com o outro, porquanto ambos trabalham numa área altamente meritória, de ajudar os que sofrem e a se viver melhor. Leio bem devagar e quase sempre ao som de música clássica, desta feita ouvindo o Ofício de Trevas do Padre José Maria Xavier, magnífica obra da música barroca mineira com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Coral Palácio das Artes.  

 O conceito central nessa definição está expresso na seguinte frase: “A Sincronicidade considera a coincidência (ou co-ocorrências) de eventos no tempo e no espaço como significando algo mais do que mero acaso”. É este é o princípio subjacente ao uso que se faz do I Ching. Ele se vale de dois eventos independentes que ocorrem ao mesmo tempo e deles extrai enorme significado, ainda que não seja nenhuma relação de causa e efeito entre os eventos, esclarece Jung.  

                         “Cada vez que um acontecimento numinoso faz vibrar fortemente a alma, há perigo de que se rompa o fio em que estamos suspensos. Então o ser humano pode cair. O perigo do numinoso é que ele impele aos extremos e então uma verdade modesta é tomada pela VERDADE e um erro mínimo por uma aberração fatal”, adverte o médico psicanalista Jung. Há milênios o sábio Heráclito descobriu a Enantiodromia, a mais fantástica das leis da psicologia: a função reguladora dos contrários, o correr em direção contrária e que um dia tudo reverte a seu contrário. A Enantiodromia é o estar dilacerado dos pares contrários, um estado de estraçalhamento interior, do qual só se escapa a essa punição divina, à crueldade da lei dessa importante descoberta da psicologia, quem for capaz de diferenciar do inconsciente o seu lado sombrio, colocando-o a sua frente para que tenha condições de dominá-la e mantê-la sob controle, fazendo prevalecer seu lado sadio e construtivo.Tem de tomar consciência da luta interior entre o bem e o mal, entre a luz (Yang) e a sombra (Yin). Estabelecer o relacionamento com o estranho em nós. A Enantiodromia, o correr em sentido contrário. A sabedoria popular a conhece como a “Lei do Retorno”, de causa e efeito. 

                                  “Quando, durante o silêncio, o espírito é tomado ininterruptamente pela sensação de uma grande euforia, como se estivesse embriagado ou a sair de um banho em todo o corpo; então a flor de ouro já está em botão. Quando, depois, todas as aberturas estão tranqüilas e a lua de prata se acha no meio do céu e se tem a impressão de que a grande terra é um mundo de luz e de claridade, isto é um sinal de que o corpo do coração se abre para a lucidez. Este é o sinal de que a flor de ouro desabrocha”. Mas Dante adverte: “Na metade da vida me achei numa selva densa. Tomei o caminho errado”  

E Edna Millay em O RENASCIMENTO 

“AH, DO SOLO EU BROTEI! / E SAUDEI A TERRA COM TAL GRITO/ QUE NINGUÉM CONHECE, EXCETO QUEM/ ESTAVA MORTO E RESSUSCITA”.  

  (*) Theodiano Bastos é escritor, autor dos livros: “BRASIL: O Lulopetismo no Poder”, “O Triunfo das Ideias”, “A Procura do Destino” “Liderança, Chefia e Comando”, ‘PEGADAS DA CAMINHADA e o “Enigma de Jotapê”.

Coordenador e introdutor das antologias publicadas pela UFES/CEPA: “Resgate da Família: alternativa para enfrentar sua dissolução, a violência e as drogas”, “Corrupção, Impunidade  e Violência: O que fazer?”, “Globalização é Neocolonialismo? Põe a Ciência e a Tecnologia a Serviço do Social e da Vida” e “Um Novo Mundo é Possível? Para Aonde Vamos”.  Idealizador e executor, em parceria com a UFES/CEPA, do JOCICA – Jovem Cientista Capixaba I,II,II e IV.  idealizador e presidente do Círculo de Estudo, Pensamento e Ação, CEPA / ES  ongcepaes.blogspot.com.br

 

KARMA E DESTINO HUMANO

 

Por THEODIANO BASTOS

O que significa pagar um karma?

Isso significa que cada pessoa receberá o resultado das suas ações. É um caso de causa e consequência. Muitas religiões e filosofias da Índia não incluem os conceitos de culpa, castigo, remissão e redenção.

 “Karma ou Carma significa em sânscrito uma ação, obra ou feito, e seu efeito ou consequências. Nas religiões indianas, o termo refere-se mais especificamente a um princípio de causa e efeito, muitas vezes chamado descritivamente de princípio do carma, em que a intenção e as ações de um indivíduo (causa) influenciam o futuro desse indivíduo (efeito), em retribuição moral: boa intenção e boas ações contribuem para um bom carma e renascimentos mais felizes, enquanto as más intenções e más ações contribuem para um mau carma e maus renascimentos.”  

Fato é que muito dessa culpabilidade foi implementada por conceitos religiosos. Adotamos crenças acerca desse conceito que, constituídas, se adequam à realidade daquilo que acreditamos. Por sermos seres criadores, o que temos é exatamente o que criamos. 

Temos que assumir a responsabilidade de quem somos e daquilo que queremos; não nascemos para sofrer, nem para pagar por erros cometidos, para penitência, remissão, muito menos dos erros de vidas anteriores. Devemos assumir a responsabilidade de quem somos e por nossos atos. 

Não se esqueça: você não é pecador e não tem que sofrer e padecer na vida para conquistar os reinos do céu.

O que precisamos é mudar como vemos o conceito de karma, que nada mais é do que causa e efeito, pois karma é ação e toda ação tem um resultado.

Somos nós que criamos toda e qualquer situação. Karma não é destino; você planta uma semente que irá germinar, crescer e você irá colher o que plantou. Simples assim.

Ou seja, compreenda quem é você e entenda suas falhas. Aprenda com os seus erros. Tudo que experienciamos faz parte do nosso processo de evolução, não há nada de bom ou ruim nessa lei, apenas são ações e os resultados daquilo pelo que somos responsáveis.

COMO EQUILIBRAR O KARMA

Trabalhe seu autoconhecimento, se coloque em sintonia com o Universo, faça algo de bom pela humanidade, entre em harmonia;

Esteja consciente de quem você é e das suas atitudes;

Uma ajuda que você oferecer, um bom trabalho que você prestar, aquilo em que você coloca amor tende a te colocar nessa harmonia com a vida;

Trabalhe os sentimentos positivos;

Pare de reclamar, pois, ao reclamar você clama duas vezes por aquilo que te desagrada;

Compreenda as suas crenças;

Faça algo de bom e de bem para a humanidade;

Ria, 

Brique com a vida;

Seja grato.

FONTE: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/o-que-e-karma-saiba-como-lidar-com-ele-para-ser-mais-feliz,a1fb84d0e417233fc9cadf1174de526app051trp.html?utm_source=clipboard

terça-feira, 28 de maio de 2024

TEODIANO BASTOS FILHO, ELEITO MEMBRO PERMANENTE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFES

 

Prof. Teodiano Freire Bastos Filho foi eleito o novo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFES a partir de junho deste ano.

E como Membro do Comitê Permanente de Internacionalização (Secretaria de Relações Internacionais) da UFES, ele viajará nesta semana para o Equador para oficializar Convênios de Cooperação Acadêmico-Científica com a Universidad Espírito Santo (de Guaiaquil) e Universidad Católica de Cuenca.

Na cidade de Cuenca ele também irá participar do evento “World Robot Olympiad (WRO) REGIONAL 2024 – «Aliados de la Tierra», https://www.ucacue.edu.ec/wro-regional-2024/”, onde ministrará palestras sobre Exoesqueletos Robóticos para Reabilitação de Pessoas com AVC e Uso da Robótica para a Sustentabilidade do Planeta, tal como o uso de robôs para coletar resíduos aquáticos para descontaminação ambiental.

https://www.ucacue.edu.ec/wro-regional-2024/ E https://www.escavador.com/sobre/9407930/teodiano-freire-bastos-filho - https://teodianobastoslab.net/ 

sábado, 25 de maio de 2024

SER JOVEM

 

General Mac Arthur

SER JOVEM


A juventude não é um período da vida, é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sabre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto.
Não é por termos vivido certo número de anos que envelhecemos , envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal.
Os anos enrugam o rosto, renunciar ao ideal enruga a alma.
As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.
Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, qual criança insaciável: E depois? – Aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
És tão
jovem quanto a tua fé; tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e em tua esperança; tão velho quanto o teu desânimo.
Serás
jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e grande; receptivo às mensagens da Natureza, do homem ao infinito.
E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído, pelo deboche, que Deus, então, se apiede de tua alma de velho.

General Mac Arthur.

 

sábado, 18 de maio de 2024

CRISTIANISMO, JUDAÍSMO, ISLAMISMO E A TERRA SANTA

 

 


                           Por THEODIANO BASTOS 

 Por que a Bíblia e o nome de Cristo foram usados pelos católicos para promoverem a Inquisição e as Cruzadas? Por que Israel usa a Torá e o Talmude, Jeová e Javé para fazerem o que fazem com os palestinos? E que os muçulmanos usem o Alcorão e o nome de Alá para matarem inocentes nos atentados? 

O Cristianismo, judaísmo e islamismo têm a mesma origem e têm mais pontos em comum do que o leitor imagina; as três religiões têm muitos profetas e um só Deus. Adão, Noé, Abraão, Jacó, José e Moisés estão nas três religiões, e Maomé, é o profeta do Islã. Jesus é muito reverenciado nas suras do Alcorão, onde é citado como “Jesus, o filho de Maria”, “o Messias”, “a palavra de Deus”, “um espírito de Deus”, “o Mensageiro de Deus”, “um espírito de Deus”, “ilustre nesse mundo e no próximo”, etc. e só Maomé é mais reverenciado no Alcorão. Por isso a Terra Santa é sagrada para as três religiões. Abraão, por exemplo, é figura central, patriarca e pai do judaísmo, cristianismo e islamismo.

SUNITAS E XIITAS: com a morte de Maomé, duas versões surgiram e o islamismo dividiu-se em Sunitas: para os que acreditavam que Maomé ao morrer indicou Abu Bacre, pai de Ayiushah, que era a esposa mais querida para seu sucessor, e Xiitas, para os acreditaram que Maomé ao morrer indicou seu primo Ali, pai de Fátima, uma de suas esposas (Maomé tinha 10 esposas) e seus netos Hasan e Hussein como seus sucessores, e isso é a origem de toda essa violência e o terror que avassala até nossos dias.

Tanto os Evangelhos dos cristãos, como o Alcorão dos islâmicos (Islã quer dizer submissão) e a Torá dos judeus pregam a paz e não se justifica matar em nome de Deus. Quando visitei a Terra Santa cada visitante tinha de pagar m/m US 200,00 de taxa de segurança...

Quando visitei a Terra Santa cada visitante tinha de pagar m/m US 200,00 de taxa de segurança...  

Ali Kamel, é um brasileiro de origem árabe, filho de pai e avô mater­no muçulmanos nascidos na Síria, (a avô materna é baiana, devota de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) e a mãe também é católica e devota de Cosme e Damião porque Ali Kamel (que é diretor da Rede Globo) é gêmeo, e se casou com uma judia de família praticante. O autor do livro “SOBRE O ISLÔ (Editora Nova Fronteira), que recomendo, tem no seio da própria família as três religiões monoteístas e trata neste livro da afinidade entre muçulmanos judeus e cristãos e as origens do terrorismo. O Pentateuco (a Torá dos Judeus e parte do Antigo Testemunho dos cristãos) e do Novo Testamento foram extraídas da Bíblia de Jerusalém.

Por que três tradições que têm uma origem comum, são tão próxi­mas, se vêem tão distantes? Por isso, minha esposa e o autor deste livro, num grupo de 35 pessoas e pela New Age Turismo, fomos conhecer a Terra Santa, e com os próprios olhos, sentir a vibração de ver todos esses lugares sagrados, como:

Em JERUSALEM: o Horto de Getsemani, a Basílica da Agonia, e o Muro das Lamentações. Em Ein Karem para conhecer o lugar de nasci­mento de São João Batista, o Museu do Holocausto e a Cidade velha de Jerusalém, a Esplanada do Templo, as 14 estações da Via Dolorosa, a Igreja da Flagelação, a Capela da Condenação, o Calvário e o Santo Sepulcro, o bairro Judaico e o Cardo Romano, o Museu da Cidadela e a Torre de Davi, a Cidade Nova: a Kneset (Parlamento), a Residência Presidencial, o Teatro Municipal. Visita ao Museu de Israel onde se encontra o Santuário do Livro e a Maquete de Jerusalém da época de Jesus e Massada, conhecer as principais mesquitas, sinagogas e templos cristãos, inclusive o de Canaan e, com tristeza, ver o muro construído por Israel para se separar dos palestinos.

Em BELÉM: Basílica da Natividade, a Gruta de São Jerônimo e a Igreja de Santa Catalina.

Na GALILÉIA: Vale do Jordão até Jericó. Visita panorâmica pela cidade e do Monte da Tentação. Continuação através do deserto até Jerusalém. Continuação pelo Vale do Jordão até Nazaré para visitar a Basílica da Anunciação, a carpintaria de São José e a Fonte da Virgem. Visita a Yar­denit, parada no Rio Jordão, lugar do batismo de Jesus. Continuação até Capernaum para visitar a antiga sinagoga e a casa de São Pedro. Saída até Tabgha, lugar do milagre da Multiplicação dos pães e dos peixes, e logo, ao Monte das Bem Aventuranças, lugar do Sermão da Montanha.

Em HAIFA: Santuário da Fé Bahai e os Jardins Persas. Visita panorâmica desde o alto do Monte Carmel e visita ao Mosteiro Carmelita. Saída até Cesárea para visita ao Teatro Romano, Cidade Cruzada e o Aqueduto.

Em TEL AVIV: Conhecer um kibutz e suas diferentes instalações, a Safed, São João de Acre e as fortificações medievais.

E em JAFFA: Bairro dos Artistas e o Mosteiro de São Pedro. Visita panorâmica dos principais pontos de interesse da cidade: Rua Dizengo­, o Palácio da Cultura, o Museu de Tel Aviv, a Praça Yitzhak Rabin, o Mercado Carmel, e o famoso Museu da Diáspora.

 

 

O QUE VI NA TERRA SANTA


                THEODIANO BASTOS

              Adoramos a viagem, minha esposa Maria do Carmo e eu consideramos a viagem como a mais importante e marcante de nossas vidas;  superou em muito todas nossas melhores expectativas. O grupo tinha 38 pessoas,todas maravilhosas, sendo três padres, dois deles do Rio Grande do Sul e um do Paraná, de diversas partes do Brasil.

O guia nasceu na Argentina, cidadão israelense, mas fala português.  Ficamos em excelentes hotéis:  

(Grand Beach Tel Aviv, perto de uma linda praia do Mediterrâneo), no Hagoshrim Kibbutz And Resort Hotel na Galiléia, que fica num bosque lindíssimo, com muitas, mas muitas flores  e no Grand Court em Jerusalém. Nesses hotéis tremulavam as bandeiras de Israel, Estados Unidos e União Européia.

Voamos num 777 da El Al, empresa área israelense, com excelente tratamento aos passageiros.

Ao lado das estradas, em pleno deserto, muita agricultura irrigada por gotejamento, um emaranhado de finos tubos levando água e fertilizante para verduras e frutas tropicais, como banana, manga, laranja etc. Israel é um grande exportador de flores. Pomares em pleno deserto. Israel retira 70% da água que utiliza do Mar da Galiléia, que na verdade é um lago de água doce e está a mais de 20m abaixo do nível do mar  alimenta o Rio Jordão que leva água para o Mar Morto, que por sua vez está a mais de 400m abaixo do nível e do mar e por isso existe uma comporta para evitar a vazão de maior volume de água.                    

                 ISRAELENSE E PALESTINOS

             Segundo um brasileiro que encontrei trabalhando no hotel em Tel Aviv, já cidadão israelense, disse quem quiser trabalhar e viver em paz encontra ambiente favorável e que o problema são os extremistas islâmicos e também judeus que até já assassinou um presidente de Israel porque estava fazendo as pazes com os palestinos. 

Muro das Lamentações: Ninguém lê os pedidos e quando as gretas ficam cheias, os pedidos são recolhidos, colocados em um saco e após cerimônia com preces a Javé, o saco é sepultado. Jerusalém tem 800 mil habitantes, m/m 60% são árabes / muçulmanos. Na parte murada (cidade velha) moram m/m 15 mil  pessoas, a maioria árabes.

Shabat (dia santificado) do por do sol da sexta ao por do sol do sábado. Nesse dia ao visitarmos o Templo do Cenáculo onde está o túmulo de Davi, quase uma centena de jovens trajando bermuda e camiseta que identificava de uma tropa de elite, segundo o guia, com todos portando metralhadoras de última geração e que estavam em treinamento e iam assistir a uma palestra.                      

   CRISTIANISMO, JUDAÍSMO E ISLAMISMO

                    A Terra Santa é sagrada para as três religiões e que têm Abraão como patriarca e fundador dessas religiões. O Cristianismo, judaísmo e islamismo têm a mesma origem e têm mais pontos em comum do que o leitor imagina; as três religiões têm muitos profetas e um só Deus. Adão, Noé, Abraão Jacó, José e Moisés estão nas três religiões e Maomé, o profeta do Islã.  O Templo da Rocha em Jerusalém, que tem a cúpula dourado, os mulçumanos proibiram desde 2001 a visita dos turistas e é reservado somente para celebrações religiosas.

                       Tanto nas sinagogas como nas mesquitas, as mulheres ficam separadas dos homens e até no Muro das Lamentações é assim. Em Safed, cidade da Cabala e do misticismo judaico, tivemos a sorte de ver uma procissão em direção a uma sinagoga para a iniciação religiosa de dois garotos de 13 anos (as meninas são aos 12 anos),  tendo acima de suas cabeças uma espécie de manto suspensos por quatro pessoas da família, com uma vara em cada ponta do manto. Um trio tocava uma música muito alegre, com um tocando violão e cantando, um tocando clarinete e outro com um tambor cerimonial. Um dos garotos irradiava no semblante a uma felicidade que não consigo esquecer.

                       Trata-se de uma região de grande valor estratégico, pois é ponto de passagem para três continentes: Europa, Ásia e África e para as maiores reservas de petróleo do mundo. Jaffa, que tem 4.000 anos, por exemplo, foi invadida e destrída 14 vezes... O conquistador que demorou menos ficou na área por mais de 100 anos. Napoleão invadiu a cidade para conquistar o Egito, mas logo se retirou porque a tropa ficou doente. 

                      Consta nas Professias de Nostradamus, (1.503/1.566) que a batalha do Armagedom, (um vale ao lado do Monte Carmel em Israel, perto do Iraque), marcará o final dos tempos e o  “Livro das Revelações” das Bíblia, tem um texto fantástico e confuso de São João, dizendo que surgirão as figuras sinistras de Gog e Magog e os quatro cavaleiros do Apocalipse: morte, fome, peste e guerra.             

                      CLIMA DE TENSÃO

                      A ONU, Estados Unidos, União Européia e Rússia trabalham para encontrar a paz na região, que só será possível com a criação do Estado da palestina independente, a demarcação das fronteiras e aceitação do Estado de Israel e a internacionalização de Jerusalém, acredito.

                     Dia 7/6/10 na visita a Cidade Velha de Jerusalém (entre os muros) vimos muitos, mas muitos soldados do Exército de Defesa de Israel armados até o dentes e muitos, mas muitos policiais e um dirigível não-tripulado parando sobre a área, se deslocava vagarosamente de um lado para o outro filmando toda a movimentação.

Israel foi criado em 1948, tem apenas 62 anos de existência, 7,5 milhões de habitantes, 80% são israelenses, mas já ganharam oito prêmios Nobel, densamente povoado e cercado por inimigos de todos os lados. Tem 3.324km2 (apenas 80km de largura). O Hebráico, até a criação de Israel em 1948, era uma língua  que só era usado nas cerimônias religiosas e passou a ser a língua oficial. A  moeda é o Shekel e pelas cotações em 01/06/10, um dólar equivalia  3,78 Shekels e um real, 2 Shekels. 

                       Israel, tem Jerusalém como Capital, (surpreendentemente uma cidade muito arborizada, mas muito quente e seca),  onde mantém o poder executivo, judiciário e legislativo, mas todos os paises que têm relações com Israel só tem consulados em Jerusalém  e as embaixadas em Tel Aviv, uma cidade bonita, muito arborizada, ao lado do mar Mediterrâneo. Desafiando os que lutam pela paz na região: ONU, União Européia, Estados Unidos e Rússia, Israel  está construindo 1.600 residências no setor palestino da cidade, acirrando ainda mais os ânimos.  

BELÉM NA CIJORDÂNIA      

Na visita a Belém para ver o local de nascimento de Jesus Cristo, vimos com tristeza a cidade cercada por muros, muita pobreza e crianças pedindo esmolas. Um contraste gritante com o que se vê em Israel. A igreja tem três cruzes e em seu interior tem outras igrejas: a Ortodoxa Grega, a mais bonita, a Católica e a da Armênia, isso no local de nascimento de Cristo...  

A face triste e suja de um menino palestino malvestido na praça em frente a Igreja  da Natividade em Belém pedindo esmola. Não costumo dar esmola a crianças e fiquei sem saber o que fazer com a situação. Mas essa cena não me sai da lembrança, isso me marcou na visita ao território da Palestina, onde a pobreza do gueto cercado por muros de mais de oito metros de altura é marcante.  

NAVIOS ABORDADOS EM ÁGUAS INTERNACIONAIS

             Quando chegamos em Tel Aviv dia 31/05/10,  a marinha de Israel ataca com helicópteros e os soldados descem por cordas na frota humanitária,  que tinha  o Mavi Marmara como nau capitânea e que levavam 10 mil toneladas de todo tipo de produtos, como  ajuda para os palestinos sitiados na Faixa de Gaza;  prendem 700 e matam nove, sendo oito turcos e um americano, morto com quatro tiros na cabeça. Em 09/06 deportam os 700 ativistas presos para a Turquia; navio irlandês segue para tentar furar o bloqueio e em 10/6 a marinha de Israel invade esse navio em águas internacionais, mas sem violência e 19 pessoas são presas.

                      O mais grave nesse perigoso episódio é que Israel acusa o Irã, que tem por meta aniquilar Israel, de estar por trás dessas ações para montar um porto em Gaza. Antes os israelenses ironizavam a recusa dos palestinos a aceitar a existência de Israel (o que viriam a fazer em 1993), e diziam que “os árabes não perdem oportunidade de perder oportunidade” e atualmente Israel tomou dos palestinos o papel de perdedor contumaz de oportunidade, diz o editorial de O Estado de São Paulo de 08/06/10.

                       Ao voltarmos à tarde da Galiléia  para Tel Aviv, o ônibus da excursão parou na estrada que passava paralela à fronteira com a Jordânia (Israel tem apenas 80km de largura) encontramos diversos parados e ao longe colunas de fumaça que subiam e por duas vezes novas  bombas explodiram. O trânsito foi liberado nos dois sentidos e mais adiante vimos uma ambulância e um veículo da segurança  se comunicando. Quando íamos visitar a Via Dolorosa, o ônibus parou e quando o grupo descia, ouviu-se estampido de tiro e o motorista e guia mandaram voltarmos depressa para dentro do ônibus.

                       Sinceramente não consegui vislumbrar um clima de paz tão cedo na região, pois entre árabes e israelenses, pois  os extremistas de ambos lados sabotam os entendimentos. Todos nós nos lembram a foto histórica na Casa Branca, com Bill Clinton, presidente dos Estados Unidos entre Yitzak Rabim, presidente de Israel  apertando a mão de Yasser Arafat, presidente da Autoridade Palestina. Yaatzak Rabim foi assassinado em 04/11/95 frente ao teatro nacional com dois tiros, cujo local vimos com um monumento de pedra negra e três bandeiras de Israel. O assassino era  um extremista judeu que se opunha a sua política de paz com os palestinos e que continua preso, condenado a prisão perpétua.

                    A confusão na Faixa de Gaza, uma pequena área onde moram espremidos 1.500 milhões de habitantes, de grande pobreza, com 45% desempregados, iniciou-se em 2007, com a vitória na região do grupo extremista Hamas, inimigos da Fatah que querem a paz com Israel em troca da criação da Palestina e por isso Egito e Israel fecharam as fronteiras.

       

 

segunda-feira, 13 de maio de 2024

JUSSARA, HISTÓRIA REAL DE VIDA E IRMÃ DULCE

 


Almoço comemorando 101 anos em dez/23

Por RUBENS DA SILVA PONTES 

 

 

 

Cedo este espaço para Rubens Pontes, morador de Capim Branco na Grande Belo Horizonte, aos 101 anos de idade, se manifeste sobre os textos publicados nos blogs: https://ongcepaes.blogspot.com/2024/04/janaina-historia-real-de-vida.html?m=1 E https://theodianobastos.blogspot.com/2024/05/janaina-historia-real-de-vida.html?m=1  

"Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para seres curados Citação bíblica  

Leio, sem surpresa, pela história de generosidade e sessão pessoal em benefício do próximo necessitado, o instigante roteiro de vida de Janaina, um exemplo marcante do desprendimento e da tenacidade de uma mulher sem berço que, como se fosse ela uma "Foenix" renascida, abrisse asas acolhedoras às pessoas de sua geração nos rincões da Bahia, que delas precisassem amparo. 

Sua fascinante história é praticamente esgotada na narrativa de Theodiano Bastos -  que acabo de ler e me faz recorrer a outra personalidade com uma visão e comportamento de Janaina, tal como foi intima e amplamente exposto pelo pesquisador, escritor, historiador, comunicador radicado no Balneário de Manguinhos, ES, mas sempre perto do Mundo.

Refiro-me a Dulce Lopes Pontes (sobrenome apenas coincidente...), também baiana, nascida na freguesia de Santo Antônio do Além do Carmo e batizada com o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes.  

Como Janaina, seu olhar compadecido via o mundo que conhecia com a mesma inquietação. 

Foi assim que, mesmo tendo entrado para a Congregação das Irmãs Conceição da Mãe de Deus e tendo recebido como primeira missão lecionar em um colégio, seu pensamento sempre esteve voltado para os pobres.  

Em 1935, começou a dar assistência à comunidade pobre de Alagados, conjunto de palafitas onde moravam numerosos trabalhadores.

Deu início a um posto médico que  se tornaria em 1936  a "União Operaria São Francisco".

Dois anos depois, inaugurou o "Colégio Santo Antônio", escola pública para operários de Massaranduba, e seus filhos.  

Irmã Dulce foi afastada da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus durante 10 aos, por se recusar a seguir as rígidas normas impostas pelas freiras.

Só foi aceita novamente quando teve seu problema  de saúde seriamente agravado.  

Galinheiro-hospital  

Episódio marcante na criatividade e empenho em dar assistência aos pobres; -no Convento onde morava, irmã Dulce, sem maiores espaços, abrigou 70 doentes

no galinheiro.

Posteriormente, com o passar do tempo, o local foi se transformando em hospital, centro educacional, um albergue e um pavilhão para deficientes. 

Irmã Dulce canonizada em outubro de 2019  pelo Papa Francisco, tornando-se Santa Dulce dos Pobres. Foi a primeira santa brasileira.

 É assim que vejo ações praticadas em suas respectivas áreas de ação: uma mesma identidade de propósitos: Janaina e irmã Dulce.

Leitura recomendada:"Irmã Dulce: historia, curiosidades e oração para a primeira santa brasileira"

 

 

quarta-feira, 8 de maio de 2024

I CHING NA VIDA PESSOAL E NOS NEGÓCIOS

 

                                          Por  THEODIANO BASTOS

                       Desejo compartilhar com os leitores minha experiência, também compartilhada com amigos, nas consultas ao I CHIG, o Livro das Mutações, da editora Pensamento, famoso oráculo e livro de sabedorias da China, com resultados espantosos.

                      O I Ching busca a expressão do inconsciente, do que há de mais verdadeiro, puro e essencial em nós, ajudando a encontrar nosso caminho através das complexidades do destino e da escuridão de nossa própria natureza. 

 

O I Ching é um instrumento que nos ajuda a pesquisar o sentido mais profundo de nossa existência em situações confusas ou de perigo, em momentos de inquietação, identificando influências de forças e movimentos cósmicos agindo sobre nós. Pode proporcionar grande ajuda em momentos difíceis. Oferece grande utilidade prática para a psicologia prática.

                      É um desafio a tentativa de condensar tão importante obra, num pequeno espaço de jornal, pois há, inegavelmente, um choque psicológico ao penetrar numa cultura de mais de 4.000 anos, bem diferente da nossa. Mas graças a Carl Jung, o famoso discípulo de Freud e a Richard Wilhelm, autor do livro, esse caminho se tornou menos áspero com mais luzes iluminando o caminho.

                        O I Ching interpreta as perguntas utilizando o método em que “quem responde não é sinal quem pergunta”, isto é, tirando a resposta do inconsciente de quem pergunta. 

                             

                       Mas o que estarrece os estudiosos de nosso tempo, é como se explicar que probabilidade usada na teoria de Einstein e utilizar a linguagem binária dos computadores? É o grande mistério a ser desvendado.

                        Como o reverenciado clássico “Ching o Livro das Mutações”, são de grande utilidade prática para nossos dias, para esse mundo em profunda crise de valores, a esse momento de perplexidade, é termos à mão um manual para uma perfeita compreensão da natureza humana e do Universo, um instrumento para a cuidadosa análise de nós mesmos, de autoconhecimento e da auto-indagação, como forma de orientar-se e conhecer-se melhor, olhando para o interior de si mesmo, em busca do conhecimento das forças que impulsionam nossos pensamentos, sentimentos, ações e omissões.

                        Tomamos conhecimentos do lado sombrio de nossa personalidade, ajudando-nos a aceitá-lo integralmente e ensina como aplicar o poder regenerador do amor ao se sublimar os próprios defeitos. O lado da sombra, o segundo eu de todos nós, o inimigo dentro de nós mesmos tentando destruir-nos e nos levar para o abismo. Enfim, o que há de negativo na personalidade de todos nós.

                       

                        Existe também a versão de Guy Damian - Knight de “I Ching na administração de empresas” , ed. Record Nova Era, de grande valia para empresários e empreendedores nos momentos de grandes decisões.

                        “Nada acontece por acaso; tudo o que ocorre está ligado à sincronicidade da vida. Tudo acontece de acordo com a Grande Lei. O “acaso” é simplesmente um nome dado a uma lei que não reconhecida”, ensina o Oráculo chinês Yang e Yin (luz e trevas) são ativados em 64 hexagramas para desvendar caminhos e trazer luzes em momentos difíceis de nossa vida, quando se descobrirá que o inconsciente dos homens é feminino (Anima) e o da mulher é masculino (animus), isto é, o dos homens tem polaridade feminina e o das mulheres, masculino.

                              Mas só quem sabe o que procura pode encontrar o caminho, ensina a sabedoria oriental. No I Ching, seguramente se achará o alimento da alma que é o conhecimento, conforme ensinava o velho sábio Platão.

                        Este artigo está no livro “A PROCURA DO DESTINO” de autor deste texto e foi publicado no jornal “A Tribuna”, Vitória – ES de 25/01/01.

 

segunda-feira, 6 de maio de 2024

GETÚLIO, HISTORIA REAL DE VIDA

Foto na Catedral de Salvador, agosto de 23

Por THEODIANO BASTOS 

 Em 1971, com 32 anos, já casado e com um filho, tinha só o equivalente a sexta série atual e no mesmo ano fez o Supletivo de Primeiro Grau, do Segundo Grau e em, sem fazer cursinho, passou no vestibular de Medicina na UFBA, estudando apenas na biblioteca de Ferira de Santana, tendo feito opção única para medicina (podia optar por três cursos) e... passei! 

Se não me falha a memória, foram 06 disciplinas.  Tive três SS em anatomia (SS é 10 sem tirar uma vírgula) e também obtive notas excelentes nas outras disciplinas, inclusive na eletiva Canto Coral que foi realizado no Seminário de Música da UFBa, continua informando.   

Getúlio Antônio da Silva Bastos formou-se em Medicina em 1986 com, 47 anos, casado e com três filhos. Aos 80 anos, aposentado pelo INSS com pouco mais de R$ 2 mil, continua trabalhando como Médico de Família em Pé de Serra, perto de Feira de Santana.

Perdeu dois dos três filhos em acidente de moto, ambos com 17 anos, mas em datas diferentes.

Chamado às pressas quando o corpo de seu filho Ostiano chegou ao hospital.  Os colegas consternados, o viram costurando os pedaços do corpo do filho. Uma picape com dois cavalos, dirigido por um filho de fazendeiro rico, passou par cima da moto e dilacerou o corpo de meu sobrinho e não sofreu nenhuma penalidade. 

A esposa e toda família foi contra que ele comprasse uma moto para o outro filho e ele comprou dizendo que foi tudo uma fatalidade que não iria acontecer com o outro filho e aconteceu na mesma via, no Contorno de Feira de Santana. 

A esposa pediu a separação e desabafou: dizem que o raio não cai no mesmo lugar e na minha família caiu.  

No outro, também foi chamado pelo hospital, chegaram a abrir o tórax para massagear o coração, mas não conseguiram e ali se ajoelhou ao lado do corpo e aos 85 anos é diagnosticado com doença mental grave.  

A Faculdade de Medicina da Bahia foi a primeira do Brasil, onde nosso Pai, Ostiano Cerqueira Bastos ,também médico,  formado em 1935 e Theodora da Silva Bastos. Ficou órfão de mãe aos 9 anos (o autor tinha 11). Nossa mãe faleceu aos 39 anos deixando 7 filhos na orfandade e toda vida da família se desmoronou... 

Éramos 6 homens e três já morreram e uma mulher. Na saída do caixão da casa em Candeias, meu pai discursou e disso que jamais daria uma madrasta pra os filhos, e cumpriu. Foi pai e mãe e tirou uma irmã que estava no convento em Salvador,  havia 24 anos,  para lhe ajudar a criar os 7 filhos. Era Maria das Mercês. Mais uma Maria na minha vida... era tia Yayá

Durante o primeiro semestre redigi um manifesto contra a pena de morte contra um colega da UFBA que ganhou expressiva repercussão através do então senador Josafá Marinho que levou para ser discutido em plenário e também o referido manifesto foi capa de alguns jornais de Salvador e provavelmente do Jornal do Brasil, pois um repórter desse jornal me entrevistou em Salvador, lança manifesto em apoio a Theodomiro Romeiro dos Santos, condenado à morte pelo regime militar e por isso ficou mais de 5 anos sem poder voltar a estudar  

“Apresentei minha defesa em jornais de Salvador - Tribuna da Bahia deu bastante destaque (A Tarde também publicou) - e na Secretaria Geral de Cursos da UFBa, reiteradas vezes, até que - se não me falha a memória - em 1977 retornei à Universidade”

Fiz na época em Salvador um concurso da Petrobrás e fui bem classificado.  Acho que fiquei entre os dez primeiros.  Foram chamados além desses dez e meu nome não saiu,” disse. 

O autor entrou em conato com o coronel Jarbas Passarinho, pedindo clamando por justiça e reexame da situação desse irmão, falando de sua ingenuidade política, pois não criticava o regime no manifesto. Por ser espírita, para usava o argumento de que se não se pode criar a vida também não pode tirá-la e ele retornou ao curso de medicina em 1977.