domingo, 26 de maio de 2019

PROJETO CAÇA – TALENTOS








                                     

Vitória – ES Tel. Contato (27) 98831-8544
 
Ongcepaes.blogspot.com.br e--mail: theodiano@gmail.com   

                            
                                PROJETO CAÇA – TALENTOS


QUEM SÃO, QUANTOS SÃO E AONDE ESTÃO OS SUPERDOTADOS?

Exclusivamente para alunos do ensino fundamental e médio
                                  
               O projeto Caça-Talentos é inédito no Brasil, porquanto pretende mapear o Espírito Santo com o objetivo de identificar: Quem São?  Quantos são? e Aonde estão? Crianças e adolescentes, entre 7 e 16 anos, estudantes do ensino fundamental e médio do Estado, com altas habilidades/superdotados. O projeto Caça-Talentos foi.apresentado pelo  CEPA – Círculo de Estudo, Pensamento e Ação à UFES  - Universidade Federal do Espírito Santo e a SEDU –Secretaria de Educação do Espírito Santo.

            O projeto também pretende despertar entre os jovens o espírito cientifico, facilitando a expressão de sua imaginação criadora; criar condições para detectar talentos e formar empreendedores; criar condições para a inserção social dos jovens talentos, com prioridade para escolas públicas, facilitando o desenvolvimento da auto estima, a formação de sua própria identidade; criar condições de acompanhamento de desenvolvimento pessoal e formação básica dos estudantes inseridos nos programas do projeto Caça Talentos; objetivo do CEPA parte de uma razão ideológica; a da “revolução na educação” e da “revolução pela educação”, lutar contra a cultura da “cidadania silenciosa” e despertar lideranças entre jovens
                    Tem, também, por objetivos a mobilização da sociedade civil organizada para o desenvolvimento da cidadania, da solidariedade e da cultura do voluntariado, principalmente entre os aposentados que se disponham a oferecer consultoria, assessoria e intercâmbio de experiência nos programas de empreendedorismo, promovendo a cultura da paz, da ética, da cidadania, da preservação do meio ambiente e dos direitos humanos entre os jovens.

 por outro lado,  o espaço geogr
OBJETIVOS

  • Detectar talentos individuais nas áreas de ciência, tecnologia e literatura entre estudantes dos ensinos fundamental e médio do Estado;
  • Despertar entre os jovens o espírito cientifico, facilitando a expressão de sua imaginação criadora ;
  • Criar condições para detectar talentos e formar empreendedores;
  • Criar condições para a inserção social dos jovens talentos com prioridade para  escolas públicas, facilitando o desenvolvimento da auto estima, a formação de sua própria identidade;
  • Criar condições de acompanhamento de desenvolvimento pessoal e formação básica dos estudantes inseridos nos programas do projeto Caça Talentos ;
JUSTIFICATIVA

Responsabilidade Social tornou-se palavra de ordem nos tempos da nova economia e globalização. Consumidores voltam cada vez mais seus olhos para os investimentos realizados pelas empresas nas áreas social e cultural, valorizando o seu compromisso com o desenvolvimento da sociedade.

Considerando o sistema sócio econômico atual, torna-se cada vez mais necessário o investimento em jovens talentos para que desenvolvam projetos com custos reduzidos, com melhor qualidade e integrados ao meio ambiente.

Sob o aspecto psicopedagógico, e utilizando os estudosnte do conhecimentoagoga,psicanalista , preservaç sobre os movimentos do ser humano diante do conhecimento, o CEPA - Circulo de Estudos, Pensamento e Ação tem como proposta abrir o caminho para que esses movimentos sejam disponíveis aos jovens estudantes, permitindo-lhes sair do conhecimento indiferenciado, ou seja, do conhecimento caótico, sem direção, para o conhecimento integrado, organizado, passando pelos movimentos de diferenciação e separação.

O CEPA- Circulo de Estudos, Pensamento e Ação, coerente com sua proposta ideológica, assume a responsabilidade de desenvolvimento da dimensão social e cultural no processo de aprendizagem, criando condições  para que esses jovens tenham o direito e a liberdade de se expressar, de acordo com a área de seu talento. Somente havendo interação entre o ambiente que promova desafios emocionais e intelectuais é possível haver o desabrochar e o desenvolvimento do superdotado.
Assim, as empresas e instituições parceiras poderão acompanhar os jovens talentos cujo potencial e características sejam compatíveis com seus objetivos de crescimento, quantitativo e qualitativo, como possíveis futuros parceiros profissionais.

PÚBLICO - ALVO

Pela Estimativa da OMS – Organização Mundial de Saúde, portanto,  3,5 a 5%% dessas crianças e adolescentes seria constituída de altas habilidades/superdotados: 39.964 (5% sobre 799.285) total de alunos do ensino fundamental e médio do Espírito Santo, de escolas públicas e particulares, entre 7 e 16 anos, com prioridade para alunos das escolas públicas, de acordo com dados fornecidos pela SEDU – Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, ou 62.184, considerando uma definição mais ampla de superdotação.

ABRANGÊNCIA

Alunos entre 7 e 16 anos matriculados em escolas públicas e privadas  de ensino fundamental e médio nos 78 municípios do Estado do Espírito Santo.
Em 2018, estavam matriculados no ensino fundamental 502.059 alunos; 394.741 no ensino médio; Ensino Fundamental – alunos com superdotação  15.051 (3% de 502.059)
Ensino Médio, educação especial e profissional nível técnico, alunos com superdotação: – 11.842 (3% de 394.741).

Segundo o último Censo Escolar do MEC em 2017, no ensino médio tinha 7,9 milhões de matriculados, dos quais 7,9% têm atividades em tempo integral. Já no ensino fundamental tinha 48,6 milhões de matriculados, ou seja um total de 56,5 milhões, dos quais 169 mil teriam superdotação (3%) e o BRASILNÃO PODE DESPERDIÇAR ESSES TALENTOS.

METODOLOGIA

A identificação de jovens talentos será por observação direta dos profissionais
de educação de escolas de ensino fundamental e médio, público e privado, capacitados.. Abordará assuntos relativos a terminologia, características, mitos, identificação do papel da família e da escola, modalidades de atendimento, dentre outros.

MODELOS TEÓRICOS DE SUPERDOTAÇÃO

A Profa. Dra. Zenita C. Guenther, em suas obras: “Capacidade e Talento” (editora Centro Pedagógico e Universitário) e “Desenvolver Capacidades e Talentos” (Editora Vozes)  , entre outras  diz: “ Critérios para avaliar sinais de talentosConsidera-se portador de sinais de talento e capacidade intelectual geral a criança cujo nome foi anotados em pelo menos seis dos seguintes itens: 1 - Melhores nas atividades extracurriculares e extraclasse; 2 – Mais curiosos, interessados e perguntadores;  3 – De melhor memória, aprendem e fixam com facilidades; 4 – Mais persistentes, compromissados, chegam ao fim do que fazem; 5 – Mais independentes, iniciam  o trabalho e fazem sozinhos; 6 – Entediados e desinteressados, sem serem atrasados; 7 – Mais ativos, perspicazes, observadores; 8 – Mais capazes de pensar e tirar conclusões; 9 – Mais levados, engraçados, “arteiros”; 10 – Que o professor considera mais inteligente: 11 – Que produzem respostas inesperadas e pertinentes.

MITOS SOBRE SUPERDOTADOS

Já a Profa. Dra. Ellen Winner em sua obra Crianças Superdotadas – mitos e realidades (Editora Artmed), eis os nove mitos sobre superdotação:

Mito 1: superdotação global.
O rótulo superdotado é mais frequentemente reservado para crianças com habilidades acadêmicas — ou seja, crianças com aptidões em linguagem (oral e escrita) e matemátioca, as duas área valorizadas na escola.

Mito 2: Talentosas, mas não superdotadas.
As crianças artística ou atleticamente superdotadas não são diferentes das crianças academicamente superdotadas.  

Mito 3: QI excepcional.  
A Dra. Hellen Winner diz que” Embora as crianças com alta habilidade em arte ou música seja chamadas de talentosas, não-superditadas, nós ainda supomos que estas cxrianças não poderiam fazer o que fazem sem ter um QI alto”.

Mitos 4 e 5: Biologia versus ambiente.
 “De onde vem a superdotação? O mito senso comum é de que a superdotação é inteiramente inata. Este mito folclórico ignora a poderosa influência sobre o desenvolvimento de aptidões”.

Mito 6:  O pai condutor.
Algumas pessoas afirmam que as crianças superdotadas são “fabricadas” por pais superzelosos concentrados no estrelato dos filhos. Os pais são advertidos a não empurrrar seus filhos, a deixa-los ter infância “normais”.  

Mito 7: Esbanjando saúde psicológica.
As crianças superdotadas freqüentemente enfrentam ridicularização, escárnio sobre ser “crentes”. A maioria das crianças capta facilmente os solitários, não atléticos estranhos, ou os exibicionistas com interesses estranhos, fora de contato com os dos seus pares.

Mito 8: Todas as crianças são superdotadas?
 Muitos diretores e professores afirmam que todas as crianças são superdotadas. Às vezes, isso significa que todas as crianças têm algumas áreas nas quais elas têm pontos fortes; outras vezes, significa que todas as crianças têm um potrencial igual para aprender.

Finalmente o Mito 9: As crianças superdotadas se tornam adultos eminentes.
Quando perguntei a uma diretoras de admissão de uma escola para superdotados o que o seu ewstabelecimento procurava nos candidatos, ela respondeu que era o QI e criatividade, diz a Dra. Ellen Winner, “Superdotação, usualmente, é visto como sinônimo não apenas de QI alto, mas também de criatividadse alta”. E continua:     
  
·         “As crianças podem ser superdotadas em uma área, mas na média, ou até mesmo com distúrbio de aprendizagem em outras”. Assim, as habilidades podem ser independentes umas das outras.
·         Ter um QI alto é irrelevante para superdotados em artes e música.
·         Os cérebros dos superdotados são atípicos.
·         As famílias desempenham  um papel muito mais importante no desenvolvimento de talentos excepcionais do que as escolas.
·         Como com uma inabilidade, a superdotação pode levar à infelicidade e isolamento social.

·         “Atributos de personalidade prevêem o que acontecerá com a criança superdotada na fase adulta mais confiavelmente do que o grau de superdotação”, e diz ainda:
“Certamente, serão encontrados nesse grupo quaisquer indivíduos que virão a resolver o vasto conjunto de problemas que ameaçam a sobrevivência humana”.

 1. Também chama atenção para a precocidade dos superdotadas. “Elas começam a dar os primeiros passos no domínio de alguma área em uma idade anterior à média”.
 2. Têm “uma insistência em fazer as coisas a seu modo. As crianças superdotadas não apenas aprendem mais rápido do que a média ou até mesmo do que crianças inteligentes, mas também aprendem de uma forma qualitativamente diferente.”
 3.  Têm “uma fúria por dominar” .  As crianças superdotadas são intrinsecamente motivadas a extrair sentido da área na qual demonstram precocidade. Elas exibem um interesse intenso e obsessivo, uma habilidade de focalizar agudamente e o que vim a chamar de uma fúria por dominar.

O QUE FAZER COM OS MAIS DOTADOS IDENTIFICADOS?

Para que os mais dotados se tornem em esteios da sociedade, ou desempenhem o papel que deles se espera, faz-se necessário dispensar-lhes cuidados especiais. O problema dos mais dotados é de tal importância que só esforços conjugados da sociedade e dos governos poderão resolvê-los eficientemente” - Helena Antipoff

OBSTÁCULOS A SUPERAR:

O academicismo emperra o andamento dos projetos na área. “eles (os professores de sala de aula e equipes técnicas de educação básica. São esses os educadores com quem as crianças contam)  não podem ficar todo tempo esperando os acadêmicos
destrincharem suas questões polêmicas, traduções, divergências e pontos de vista. “Eles precisam começar a agir, imediatamente, pois as crianças crescem depressa, e seu potencial não pode esperar”, alerta a  Zenita Guenther.

RISCO DE DESVIO DE CONDUTA

Especialistas alertam que talentos podem ser desviados para atividades anti-sociais.  Os bandidos estão chegando primeiro a esses jovens que se despontam, levando-os a utilizar essa alta capacidade, que poderia trazer o bem para a sociedade, para fazer o mal, onde os jovens com altas habilidades/superdotados  encontram no mundo do crime o desafio, a instrução e a valorização que não tiveram na escola. Os melhores resultados são encontrados quando a família é parte ativa na educação.

“Encontrem as crianças e jovens mais capazes e talentosos, e vamos ajuda-los a se erguer, nem que seja pelos cordões dos próprios sapatos”, diz Zenita Guenther.  Mas do plano à obra há obstáculos a superar. A passagem do primeiro para o segundo depende de um entrosamento complexo, especialmente dos serviços públicos, que são enredados em regulamentos detalhados e burocracia excessiva e encontrar intelectual voltado para a ação é difícil.

Referências:
Guenther, Zenita C. Desenvolver capacidades e talento: um conceito de inclusão – Petrópolis – RJ  Vozes, 2000
Guenther, Zenita C – Capacidade e Talento – Um programa para a Escola – São Paulo – EPU, 2006
Winner, Ellen – Crianças superdotadas: mitoe realidades – Porto Alegre – RS -  ARTMED Artes Médicas, 1998

IDEALIZADORES:
Theodiano Bastos, fundador e Presidente do CEPA – Círculo de Estudo, Pensamento e Ação

CONTATOS:
·www.ongcepaes.blogspot.com.br
·  E-mails: theodiano@gmail.com; ongcepa@gmail.com

APOIO LOGÍSTICO